Com base na crítica acerca das tecnologias atuais e suas implicações no corpo e no gesto humano, abordaremos alguns assuntos referentes a performatividade sociotécnica, arte e tecnopolítica. A atividade prevê listar uma série de referências acerca do ambiente tecnológico pretensiosamente globalizante e a forma que se constitui o sujeito-data, com vistas a elaborar caminhos de reflexão sobre nossa constituição social, interatividade e produção no campo das artes tecnológicas, da arte mídia.. A oficina será realizada em dois encontros remotos através de videoconferência tendo como base as ferramentas práticas e conceituais que utilizamos no processo de composição de trabalhos artísticos no âmbito da plataforma APT.LAB.

Talita Florêncio é pesquisadora em dança com formação pela Unicamp e tem estudado as relações entre composição, improvisação, coreografias e arte sonora. É idealizadora e diretora da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB junto ao artista sonoro Thiago Salas. Entre suas mais recentes criações, estão: Corvina (2021), Aquário Hábitos (2020), INN (2020), Refugo (2019), Duplos (2016, – ), Osso (2016), Unicórnio (2016) e Cristais (2016). Atuou como interprete, bailarina e colaboradora em projetos de artistas como: Marta Soares, Marcelo Evelin, Juliana Moraes, Neto Machado, Jorge Alencar, Diego Agulló e Holly Cavrel. Tem recebido prêmios e financiamentos para realização de trabalhos artísticos de instituições como Fomento à Dança de São Paulo, CCSP Novos Coreógrafos, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Secretaria Municipal de Votuporanga. Desde 2016 atua na direção da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB. Desde 2016 atua como diretora artística do projeto Duplos, tendo realizado diversas mostras de performance, atividades pedagógicas e de compartilhamento, debates e reflexões acerca do encontro entre música e dança contemporânea com foco em processos de improvisação.

Thiago Salas possui graduação em Música pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e mestrado em Sonologia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA USP. Trabalha com arte sonora, tecnologias e transmidialidade em colaboração com artistas e pesquisadores de diversas linguagens como vídeo, performance, dança, música e literatura. Desde 2015 atua em projetos de pesquisa e criação artística na plataforma APT.LAB com foco na crítica sobre a implicação das tecnologias atuais na produção do gesto. Possui prémios e financiamentos de instituições como Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, Da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro, Do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, da Fundacion Das Artes da Argentina. Apresentou trabalhos em congressos, mostras e festivais em diversas cidades brasileiras e países como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal, Holanda, Bélgica, França. 

Pré-requisitos: Público: interessadas/os em geral em tecnologias e artes, novas mídia; estudantes e profissionais no campo das artes, dança e música

Inscrições: 12/6 a 2/7 | Seleção: Por ordem de Inscrição

Informações do evento

Datas e Horários:
4 de julho de 2023 até 6 de julho de 2023 18:00 às 21:00 - Terça-Feira 18:00 às 21:00 - Quinta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 40

Site: https://oficinasculturais.org.br/atividade/oficina-entre-aparatos-e-tecnologias-do-corpo/

Formato do Evento: Presencial

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001

Localização: