Crédito da foto: Gil Douglas

DANÇA

TRÁFEGO: dançar em f(r)estas para adiar o fim, espetáculo inédito da Num Corre Coletivo, propõe um jogo cênico com inspiração nas literaturas de Ailton Krenak e Nego Bispo 

Em tempos elevados de crises e desigualdades sociais, TRÁFEGO: dançar em f(r)estas para adiar o fim, trata de corpos que estão na margem da cidade para evocar encantamento e pertencimento. A montagem faz temporada à céu aberto em junho e julho, reunindo 3 bailarines em cena.

Com 4 anos de existência, Num Corre Coletivo propõe para a cena independente de São Paulo um espetáculo que brinca com as memórias dos bairros periféricos Taipas, Grajaú e Penha, evocando encantamento por meio da música e da dança. A temporada de estreia aconteceu dia 06 de junho, no Espaço Cultural Adebankê, região leste de São Paulo, e nesta semana segue para o Grajaú.

O início do projeto transcorreu na ETEC de Artes em 2021, onde os intérpretes, por meio de uma pesquisa entre arquitetura urbana e corpo, reelaboram maneiras de estar num espaço e ocupar o mundo. Essa pesquisa introduziu as práticas corporais e foi se desenvolvendo com laboratórios e palavras-chave para o processo de “colapso, confluência e encantamento”. Entre os estudos da dança e movimento, narrativas  ancestrais foram estímulos na concepção do espetáculo inspirado nas sabedorias de Ailton Krenak e Nego Bispo.       

O trio já produziu e exibiu filme documentário fomentando a vida e obra de referências periféricas, disponível no YouTube; promoveram oficinas de dança nos territórios noroeste e leste;  desenvolveram experiências em Tehey para crianças e jovens, e agora estreiam o espetáculo inspirado nas literaturas indígena e afro-brasileira.

A iniciativa integra o projeto TRÁFEGO: dançar em f(r)estas para adiar o fim do mundo, contemplado pela 21ª edição do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI.

Sinopse: 

O corpo é singular em cada espaço que ocupa na forma de mover e se expressar. Espiralando no tempo-espaço, uma dança surge a partir dos encontros e das crises com uma proposta: jogar com o risco. Desdobrando em ocupar lugares proibidos para fazer poesia, dançar o impossível, performar o improvável. Adiando nossas mortes.

Ficha Técnica: 

Concepção: Num Corre Coletivo

Direção: Eri Sá, Júpiter Campos e Odri Campos

Intérpretes-criadores: Eri Sá, Júpiter Campos e Odri Campos 

Provocadora teórica: Dana Fittipaldi

Provocação de movimento: Alma Luz Adélia

Trilha sonora: COM.UNS Produtora

Figurino: Casa Gopala

Fotografia: Gil Douglas

Teaser: Loren Kali

Design Gráfico: Rafael Cristiano

Assessoria de imprensa: Cultura Infinda

Produção de palco: Diego Rbor 

Realização: Num Corre Coletivo, Programa VAI – Secretaria Municipal de Cultura 

 

SERVIÇO:

TRÁFEGO: dançar em f(r)estas para adiar o fim

5, 11, 17 e 18 de julho

ZONA SUL

05/07 – 15h – CEU Vila Rubi (Contêiner 011)

11/07 – 17h – Centro Cultural Grajaú 

CENTRO

17 e 18/07 – 20h – Centro de Referência da Dança

Livre

Gratuito

 

Eri Sá, Júpiter Campos e Odri Campos são bailarines formades pela ETEC de Artes de São Paulo (2022), e Projeto Núcleo Luz (2023)

Júpiter | Bailarino e artista educador
Júpiter é pesquisador do movimento e artista educador. Viabiliza suas práticas corporais através de uma abordagem somática do movimento e integra suas vivências em dança, circo, performance e música.

Odri Campos | Bailarina e Artista Educadora
Odri Campos é uma artista multifacetada, atuando como bailarina, atriz, performer, arte-educadora, preparadora corporal e pesquisadora do corpo político dançante.

Eri Sá l Bailarino, artista educador e produtor cultural
Eri Sá é bailarino e começou a dançar por meio do forró. É pesquisador das artes do corpo e artista educador, mescla suas práticas entre dança contemporânea e danças indígena-afro.

Informações do evento

Datas e Horários:
11 de julho de 2025 até 18 de julho de 2025 17:00 às 17:40 - Sexta-Feira 20:00 às 21:40 - Quinta-Feira 20:00 às 21:40 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 60

Telefone para contato: (11) 95450-5649

Site: https://www.instagram.com/numcorrecoletivo/

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Cento Cultural Grajaú e Centro de Referência da Dança

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, s/n - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: