Não perca a última apresentação do programa “Tomie Ohtake Dançante”, dia 18 de março (sábado) às 19h.

“E se nossa imagem de corpo lembrasse rumor em vez de medida?” Coreografado pelo carioca Davi Pontes e interpretado pelo dançarino soteropolitano Sebastião Abreu, o ensaio encontrou nessa pergunta seu disparador. Ao aceitar o convite para realizar uma peça em diálogo com a obra de Tomie Ohtake, Pontes encontrou na sua geometria
“incansável e imprecisa” reminiscências das notações dos primórdios da coreografia.
Davi Pontes tinha em mente estudos em que o conceito e a palavra coreografia eram tidos como forma de compreensão bidimensional da dança. Por analogia, a pintura abstrata de Tomie pode ser considerada como combinações de elementos geométricos, o que não elimina a duração das pinceladas que dão corpo a cada trecho da superfície pintada.
No ensaio de Pontes, Sebastião se desloca pela casa-ateliê emulando poses encontradas em registros fotográficos de Tomie, combinadas a outras do repertório cotidiano do coreógrafo e do dançarino. Repetidas, as poses já são matéria-prima de estilos de dança como o pagode, proveniente de Salvador, e o vogue (voguing), originário do Harlem, Nova York, e foram absorvidas por Pontes como recurso de provocação que combina sensualidade e deboche.
FICHA TÉCNICA:
Coreógrafo: Davi Pontes
Bailarino e intérprete: Sebastião Abreu
Trilha sonora: Podeserdesligado
Figurino: iah bahia
Montagem e operação de luz: Gustavo Martins

Informações do evento

Datas e Horários:
18 de março de 2023 19:00 às 20:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 12 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Rua Coropés, 88 - São Paulo / SP - 05419-001

Localização: