No sânscrito (escrituras do conhecimento milenar védico da Índia) um conceito semelhante à Resiliência é Titiksha. Este conceito está relacionado com a tolerância de uma pessoa diante daquilo que lhe castiga ou abate. Titiksha pode indicar ainda uma resistência indulgente como reação contra aquilo que pretende aniquilar a natureza de um indivíduo. É neste sentido que o espetáculo tenta abordar o conceito de resiliência, partindo de um contexto histórico da humanidade onde vários povos foram, e ainda são, forçados a abandonarem suas origens (crenças, costumes, culturas…).
O espetáculo faz uma tentativa de personificar este conceito de Titiksha, vislumbrando uma espécie de guerreira mística em movimento, que é a força desse desejo de manter a essência de um ser vivo, seja este uma planta, animal, pessoa, povo, tradição…
O espetáculo experimenta universalizar esta personalidade, no sentido que ela consiga representar o conceito numa posição mais abrangente. Pois é a partir da leitura da resiliência de povos explorados, que a personagem vai tomando forma até poder representar a força e a poesia de todo e qualquer ser que confronta a fatídica necessidade de manter a sua essência diante de um mundo opressor.
A inspiração inicial do tema veio da história de Ajuricaba, um índio guerreiro da tribo dos Manaós, que lutou contra a dominação de colonizadores que escravizavam os índios da região, e que após muita resistência, foi capturado, e quando transportado para ser vendido como escravo, se joga no rio, acorrentado, preferindo a morte do que ser algo que jamais fora ou seria.
Ficha Técnica:
Direção e Produção : Valeska Vaishnavi e Erick Galdino
Coreografia e Interpretação: Valeska Vaishnavi
Trilha Sonora Original: Erick Galdino
Figurino : Erick Galdino e Valeska Vaishnavi
Criação de maquiagem: Estellita M’Lamou e Valeska Vaishnavi
Desenho de luz: Valeska Vaishnavi e Sérgio Galvão
Criação de cenário : Erick Galdino
Operação de luz: Gandha Leite
Produção executiva: Flávio Ferreira
Assistente de Produção Local São Paulo: Marita Prado
Assessoria de Imprensa: Maré Comunicação
Assessoria Contábil: R&C Assessoria Contábil
17 e 18 de março (sexta e sábado) às 21 horas, apresentações do espetáculo TITIKSHA.
Dia 18 de março das 11:00 as 13:00 oficina de Contato Improvisação. Todas as ações são gratuitas e acontecerão no Centro de Referência da Dança em São Paulo. No dia 18 a apresentação contará com intérprete de libras.
Após cada apresentação convidaremos o público para um bate papo , para quem puder ficar, que terá a duração de aproximadamente 20 minutos.
A ação faz parte do projeto “Titiksha na Estrada” contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022.
Informações do evento
Datas e Horários:
17 de março de 2023
até 18 de março de 2023
21:00 às 22:00 -
Sexta-Feira
11:00 às 13:00 -
Sábado
21:00 às 22:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 10 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.naliniciadedanca.com/
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro de Referência da Dança
Endereço: Galeria Formosa Baixos do Chá, Praça Ramos de Azevedo, s/n - São Paulo / SP