O palco do Teatro Anchieta do Sesc Consolação será ocupado pelo espetáculo “The Hot One Hundred Choreographers” (Os Cem Coreógrafos Mais Quentes), um solo de dança do bailarino e coreógrafo Cristian Duarte. Este espetáculo, premiado como a Melhor Criação em Dança pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2011, reúne referências de cem artistas e espetáculos que influenciaram a carreira do bailarino. Em curta temporada, a peça acontece de 8 a 10 de setembro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h

Inspirado pelo escocês Peter Davies e sua série de pinturas com textos, que exploram a própria arte como um tópico de discussão, Cristian Duarte traz para o palco uma “arqueologia cinética” da sua própria formação em dança. Em uma abordagem que desafia as noções tradicionais de performance, ele tece uma narrativa visual e física que reflete as influências, os desafios e as interseções de sua trajetória artística.

Esta peça não é uma representação de trechos coreográficos de outros artistas, trata-se de um recorte das tendências artísticas que me acompanham. Minha tentativa é a de desvelar como o corpo em movimento negocia com seu próprio repertório e memória. Uma arqueologia cinética da minha formação em dança. Além disso, o espetáculo é também um convite aberto ao público para me acompanhar neste “jogo”, ativando seus próprios repertórios e percepções. Estou mais interessado nas lacunas, distorções, transformações e impossibilidades da experiência que o trabalho propõe“, explica Duarte.

A abordagem do coreógrafo na peça é enriquecida pela influência das reflexões do escritor e filósofo Umberto Eco, que explora a evolução das listas e catálogos ao longo da história. Da mesma forma, a obra de Cristian Duarte transmite a metamorfose das listas, transformando-as de simples inventários em experiências perceptivas e evidencia como essa mudança foi expressa por meio da literatura e das artes visuais, conferindo outros entendimentos organizacionais e perceptivos às listas.

Hot 100 busca proporcionar uma experiência coreográfica. Uma troca entre lista e forma que não garante lugar fixo ou valoração por números do seu conteúdo. A peça recorta ao mesmo tempo que solicita uma série de et ceteras, ao transitar por um turbilhão de referências fragmentadas.

Além da proposta cênica, o projeto também apresenta um site que disponibiliza links dos cem coreógrafos-obras listados nesta criação, organizada em forma de uma mandala colorida, que permite escolher a sua metodologia em como visitar; com cores que mudam de lugar a cada clique. Vale destacar que o modo como a lista se apresenta no site, recebeu o mesmo tratamento conceitual da proposta coreográfica. O projeto combina arte, memória e interatividade.

A “hot lista” pode ser conferida no site: Link 


SOBRE CRISTIAN DUARTE

O coreógrafo e bailarino Cristian Duarte é um artista paulistano com mais de 25 anos de experiência. Sua formação inclui Estúdio e Cia Nova Dança, em São Paulo, e P.A.R.T.S (Performing Arts, Research and Training Studios), em Bruxelas. Ele é conhecido por criar contextos experimentais em dança, como APT?, DESABA e LOTE/Z0NA. Foi docente em instituições de ensino renomadas como a DDSKS (Copenhagen), DOCH/SKH – Stockholm University of the Arts (Estocolmo) e a UFBA – Universidade Federal da Bahia (Salvador/Br). Suas coreografias foram premiadas no Brasil e apresentadas globalmente. Foi um dos curadores das Ações Artísticas da Bienal Sesc de Dança 2019. Entre seus trabalhos, estão Despedançada (2021), Zoomzz (2021), Já Está (2020), Hack100 – Um pano de fundo (Audiovisual/2020), Let It All Out (2018), The Hot One Hundred Choreographers (2011), entre outros. 


SINOPSE

The Hot One Hundred Choreographers (Os Cem Coreógrafos Mais Quentes) movimenta uma lista autobiográfica de cem referências que mobilizaram a trajetória artística do bailarino e coreógrafo Cristian Duarte. O solo convida o público a navegar por um arquivo-index que revela um corpo negociando com seu próprio repertório e memória. Hot 100 é composto de referências que vão do clássico ao pop, de Isadora Duncan à Michael Jackson. De Lia Rodrigues ao expressionismo alemão de Mary Wigman. De Bob Fosse à Vera Mantero. De Pina Bausch à Lennie Dale com Dzi Croquettes. Além da proposta cênica, o projeto apresenta um website que disponibiliza links dos cem coreógrafos-obras listados nesta criação. 

Criado originalmente para o 15º Cultura Inglesa Festival – 2011, The Hot One Hundred Choreographers recebeu o prêmio de melhor criação em dança da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2011. 

Hot lista: Link 


CRÉDITOS

Coreografia e Dança: Cristian Duarte | Colaboração: Rodrigo Andreolli | Iluminação: André Boll | Edição da trilha: Tom Monteiro | Hot contribuições: Bruno Freire, Júlia Rocha e Tarina Quelho | Figurino: Cristian Duarte | Design e conceito do site: Cristian Duarte e Rodrigo Andreolli | Webdesign e programação: Roberto Winter | Fotografia: Carolina Mendonça | Apoios/Agradecimentos: Artist Faculty program at School of Dance – Herberger | Institute at Arizona State University/USA, Simon Dove, Universidade Anhembi Morumbi, Valéria Cano Bravi, PUC-SP – Artes do Corpo, Rosa Hércoles, Peter Davies e mais de cem coreógrafos. 

Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) 2011 – Criação em Dança, produzido originalmente para o 15º Cultura Inglesa Festival.

Informações do evento

Datas e Horários:
8 de setembro de 2023 até 10 de setembro de 2023 18:00 às 19:00 - Domingo 20:00 às 21:00 - Sexta-Feira 20:00 às 21:00 - Sábado

Valor: R$ 12,00 a R$ 40,00

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.sescsp.org.br/programacao/the-hot-one-hundred-choreographers-os-100-coreografos-mais-quentes/

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Consolação

Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 - São Paulo / SP - 01222-020

Localização: