Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança
Com: Teatro da Destruição (“Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”) e Tauã Teixeira / Companhia Imaginária (“Histórias da Mentira”).
10/8 (terça-feira), das 19h às 21h
Ao vivo com transmissão direta do Kasulo pelo Instagram do espaço: https://www.instagram.com/_kasulo/
Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
Gratuito
Realidade e ficção povoam a Terça Aberta dentro do projeto Kasulo em Diálogo
Parte do “Projeto Kasulo em Diálogo”, a Terça Aberta no Kasulo de agosto, que acontece no dia 10, às 19h, live transmitida ao vivo pelo Instagram diretamente do espaço – https://www.instagram.com/_kasulo/ , ainda sem a presença de público, traz dois trabalhos performáticos, concebidos para ambiente virtual em meio à pandemia de Covid 19, que mesclam realidade e ficção na construção de suas dramaturgias: “Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”, do Teatro da Destruição, grupo dirigido por Tadzio Veiga, e “Histórias da Mentira”, de Tauã Teixeira / Companhia Imaginária. Como sempre, na sequência, rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação/provocação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança), curadoras do projeto.
Em “Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”, jovens se propõem ao trabalho de realizar um ritual de sacrifício sem sacrificar uma vida. Num recorte apocalíptico, com destruição e teatralidade vulgar, os performers Giorgia Tolaini, Giovanna Paiva, Tadzio Veiga e Vinícius Andrade buscam produzir os efeitos de uma morte estetizada com a desfiguração de um objeto inanimado: um cachorro de brinquedo. Sob direção-provocação de Tadzio Veiga, o Teatro da Destruição é um núcleo de práticas e experimentações continuadas, que tem como recorte a destruição no sentido literal. Iniciado em 2019, desde então gerou performances, obras de arte, videoartes, composições musicais e formatos híbridos que compilem as linguagens citadas. Em 2021, participou da Mostra Em[curtas] da UFU e teve abertura de uma exposição virtual.
“Histórias da Mentira” é um livre ensaio de Tauã Teixeira sobre a sua própria história com a mentira – sua origem, sua cronologia, seu desenvolvimento, trajetória pessoal e, também, uma analogia dessa história biográfica com o que temos de registros históricos das grandes mentiras e farsas da humanidade. Para a peça, foi desenvolvido e programado um polígrafo – dispositivo popularmente conhecido como “detector de mentiras” – como forma de reafirmar o compromisso estabelecido com a verdade. Físico, escritor e performer, Tauã Teixeira trabalhou com diversos grupos e coletivos nacionais, como performer, dramaturgo/roteirista e curador independente. Em 2020, seu roteiro “Ya Soto” foi selecionado pelo edital Curta em Casa, promovido pelo Instituto Criar em parceria com a Spcine, que se encontra disponível na série 40m², da Globoplay. No mesmo ano, foi aprovado no ProAc Expresso com seu texto “Contato”. É assistente de direção da série “Preto a porter” (Studio Uol, 2021). Participou de diversos festivais, mostras e residências artísticas no Brasil e na Europa, como a mostra Brazílica (Liverpool), off dOCUMENTA (Kassel), Galerie Loyal (Kassel), FIT 2019 (São José do Rio Preto).
Kasulo em Diálogo
Localizado na Barra Funda, em São Paulo, o Kasulo – Espaço de Arte, desde 2008, além de fomentar culturalmente a região do seu entorno, tem atuado na produção e expansão da arte cênica na cidade de São Paulo, acolhendo artistas de diversas estéticas para trocas e formação de um público plural.
Para além de manter as atividades ali já consolidadas, o Projeto Kasulo em Diálogo” propõe desenvolver atividades no espaço sede das companhias Fragmento de Dança e Carne Agonizante, por meio também de oficinas e cessão de espaço a artistas e grupos independentes que queiram levar temporadas de espetáculos e ações de compartilhamento de processos artísticos.
Com as ações, o Kasulo Espaço de Arte dá seguimento a sua consolidação como espaço de formação, criação e pesquisa na área das artes cênicas, criando pontes entre capital e interior, viabilizando a troca de experiências estéticas e expandido o seu elo cultural com a capital paulistana, em diálogo com a população do bairro e seus arredores.
O projeto foi contemplado com o edital do Proac – Programa de Ação Cultural para manutenção e modernização de espaços culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ficha técnica dos trabalhos:
“Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo”, Teatro da Destruição
Performers: Giorgia Tolaini, Giovanna Paiva, Tadzio Veiga e Vinícius Andrade
Direção: Tadzio Veiga
Assistente de direção: Giovanna Paiva
Proposta de luz: Giorgia Tolaini
Som: Vinícius Andrade
Realização Teatro da Destruição
“Histórias da Mentira”, de Tauã Teixeira / Companhia Imaginária.
Concepção, dramaturgia e performance: Tauã Teixeira
Produção e cenário: Leonardo Bauab
Iluminação e vídeos: Soraia Costa
Trilha sonora: Raphael de Luca
Polígrafo: Gustavo Arão/Robô.art
Provocações cênicas: Janaina Leite e Maria Amélia Farah
Informações do evento
Datas e Horários:
10 de agosto de 2021
19:00 às 21:00 -
Terça-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.instagram.com/_kasulo/
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online