A multi-artista Hedra Rockenbach irá conversar com artistas das áreas da dança, teatro, performance e cinema sobre as transformações que ocorreram nos processos de criação desencadeadas pela pandemia de Covid 19. Com o apoio do Edital Aldir Blanc (2021), da Fundação Catarinense de Cultura, os encontros irão ocorrer nos dias 7, 8, 14 e 15 de março pela plataforma Zoom, e não há necessidade de inscrição prévia.

A pandemia alterou a vida de praticamente todas as pessoas do mundo e, para o setor cultural, essa transformação foi radical. Artistas da dança, do teatro, da performance e do cinema viram seus trabalhos interrompidos da noite para o dia: teatros e salas de cinema fechados, ensaios e gravações canceladas e novos projetos tendo que ser adaptados a uma realidade que perdura até hoje. Para retomar suas atividades, artistas migraram para o espaço virtual e tiveram que reaprender e inventar maneiras de seguir com suas profissões. Essa situação é a motivação e o tema de uma série de quatro encontros propostos pela multi-artista Hedra com seu projeto Táticas e metodologias de criação e montagem durante a Pandemia.

Hedra convidou quatro artistas de diferentes áreas com quem trabalhou durante a pandemia de Covid-19 para conversar sobre os novos meios de formalizar parcerias artísticas e estabelecer concretamente um vínculo virtual de criação. Dança, performance, teatro e audiovisual foram algumas das áreas pelas quais Hedra transitou nos últimos dois anos, e cada uma exigiu um tipo de processo diferente: “Foram várias e diferentes estratégias de trabalho; desde de ensaios por videoconferência, à utilização de softwares de interação de imagem e som em tempo real, como foi o caso do trabalho de dança Música nos ossos de Carolina Minozzi, onde tentamos adaptar o jeito de fazer ao vivo de antes da pandemia, para manter o mesmo tipo de temporalidade, o mesmo tipo de resposta. Esse processo foi norteador de um novo modo de fazer dança, que provavelmente irá perdurar mesmo depois do fim da pandemia”, diz a artista. Aliás, essa é uma das razões desse ciclo de conversas, pois as experiências nascidas em isolamento podem se tornar parte dos próximos processos de criação, como um novo lugar de troca que propõe outras concepções de presença e outros espaços de exibição.

Além de Carolina Minozzi (SP), Hedra irá conversar com a cineasta e artista visual Bruna Lessa (SP e SC), para tratar da performance Insuflação, obra que aborda com sensibilidade e precisão as mortes decorrentes da pandemia de Covid-19; com Denise da Luz e Max Reinert da Téspis Cia de Teatro de Itajaí sobre o processo de criação do espetáculo infantil Papelê; e com o diretor e editor Renato Turnes (SC), para discutir produção do curta O Amigo do Meu Tio.

As conversas serão acompanhadas de mostras de trechos dos trabalhos e, ao final de cada encontro, Hedra e seus convidados irão propor experiências ao vivo junto ao público ou sugerir práticas para serem realizadas pelas pessoas em suas casas. Tudo isso com muito afeto e bom humor, diz a artista, pois as trocas durante a pandemia também trouxeram a necessidade de se cultivar os encontros e o cuidado para a vida não se tornar mais árida do que está.

Ficha Técnica:
Artista-propositora: Hedra Rockenbach
Artistas convidadas(os): Bruna Lessa (SC e SP); Carolina Minozzi (SP); Denise da Luz e Max Reinert (Téspis cia de teatro – SC); Renato Turnes (SC).
Design Gráfico: Daniel Olivetto
Social Media: Manuela Gilardenghi
Produção Executiva: Paloma Bianchi

Informações do evento

Datas e Horários:
7 de março de 2022 até 15 de março de 2022 19:00 às 22:00 - Segunda-Feira 19:00 às 22:00 - Terça-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Site: https://linktr.ee/hedrarock

E-mail: hedrarock@gmail.com

Formato do Evento: Presencial

Local: Zoom

Endereço: Online