Com 22 bailarinos e um DJ em cena, o espetáculo tem direção de Mario Nascimento e reflete sobre os desamparados, abordando questões relacionadas aos indígenas, à população LGBTQIAP+, à comunidade negra e os ribeirinhos
Sucesso de público e de crítica, o espetáculo TA | Sobre Ser Grande, encenado pelo Corpo de Dança do Amazonas e dirigido por Mario Nascimento, volta a São Paulo para três únicas apresentações nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo), com ingressos entre 18 e 60 reais, já disponíveis para venda no site ou nas bilheterias das unidades. No dia 16 de novembro, Mário Nascimento ministra gratuitamente o workshop Dança Contemporânea, das 11h às 13h, para bailarinos e alunos de dança maiores de 16 anos (forma de participação no final do texto).
“O trabalho nasceu durante a pandemia de Covid-19 a partir de um desejo de proteção da Amazônia e dos povos originários, que vêm sofrendo muito com a devastação da floresta. Por isso, criei uma espécie de utopia em que uma tribo indígena, no futuro, age como guardiã daquele território”, comenta o diretor.
Para a etnia Tikuna, “TA” significa grandeza, remetendo à língua e ao ambiente onde vivem, em uma profunda ligação com os sons da natureza. Mario evoca essa amplitude amazônica por meio da dança. Com 22 bailarinos em cena, a coreografia representa a força e a vastidão do Amazonas.
No entanto, mais do que abordar questões ambientais, como a contaminação das águas da região com mercúrio e a exploração extrema das riquezas naturais e minerais, o espetáculo destaca os desamparados, as pessoas que são invisíveis. Estão incluídas em TA | Sobre Ser Grande reflexões sobre a população LGBTQIAP+, a comunidade negra e os ribeirinhos.
Inspirado também por Manaus, uma cidade vibrante rodeada pela Floresta Amazônica, Mario desenhou um espetáculo que mistura tradição e urbanidade. “Assim como qualquer cidade grande, essa capital sofre muito com a urbanização desenfreada. O interessante é a sua faceta cultural intensa, principalmente pela presença de um movimento folclórico – e quisemos explorar todas essas nuances. Os bailarinos foram fundamentais para isso”, afirma Nascimento.
Sobre a encenação
A trilha sonora, executada ao vivo, tem um papel importante no trabalho. “Ela sintetiza tudo o que mostramos no palco. O DJ Marcos Tubarão, um grande pesquisador e parceiro, apostou em uma fusão entre o ambiente urbano e o da floresta. Cantos indígenas se misturam aos sons da natureza, tão importantes para a comunicação dos Tikunas, e dos barcos, por exemplo”, conta Mario Nascimento.
Para o figurino, Ian Queiroz, um jovem artista de Manaus, também uniu tradição e urbanidade nas suas criações. “Ele se inspirou exatamente nas características das vestimentas originárias e nas vestimentas urbanas”, acrescenta o diretor.
Em relação à iluminação, João Fernandes Neto usou como referência as sombras, a escuridão e as luzes da floresta e de Manaus.
TA – Sobre Ser Grande estreou em 2021 no Festival de Dança de Joinville. Desde então, o CDA se apresentou em cidades como Fortaleza, Brasília, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e internacionalmente em eventos como o Ano do Brasil na França e nos Estados Unidos. Este ano, a montagem foi destaque no Festival de Curitiba.
Sobre o Corpo de Dança do Amazonas
Criado em 1998, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) foi o terceiro grupo constituído de forma profissional pela Secretaria de Cultura, com seleção pública para renovação e contratação de trabalho. É uma referência em dança contemporânea.
Seu repertório conta com mais de 60 obras criadas com a colaboração de artistas do Brasil e do exterior, entre elas, “Mandala” (de Luis Arrieta), “Another time to breath” (de Ronald Brown), “A Sagração da Primavera” (de Adriana Góes e André Duarte), “Cabanagem” (de Mario Nascimento), “Grito Verde” (de Ivonice Satie), “Romeu e Julieta” (de Olaf Schmidt), “Carmen Suíte” (de Adriana Goes), “Rito de Passagem” (de Rui Moreira), “Xamã” (de Joffre Santos), “Traços” (de Henrique Rodovalho), “Um deus doente” (de Sandro Borelli), “Casardá” (de Alex Soares), “Petrushka”(de Luiz Fernando Bongiovanni) e “Rios Voadores” (de Rosa Antuña).
Sinopse
“TA” significa Grande para os Tikunas – povo originário do Amazonas, que ocupa uma vasta área. Os sons do ambiente fazem parte do idioma que eles falam, sejam pardos, roncos, chiados e tantos quantos conseguem escutar. No meio que habitam, espaço, tempo e corpo são uma coisa só. A união de tudo que está fora e dentro, “TA”, derrama e espalha, navega, escala, sobrevoa. Nessa imensidão, não existe pausa e nem silêncio, pois a vida pulsa intermitentemente.
FICHA TÉCNICA
Com Corpo de Dança do Amazonas
Direção artística, concepção e coreografia: Mario Nascimento
Trilha sonora original: DJ Marcos Tubarão
Elenco: Adailton Santos, Adriana Goes, Cléia Santos, Frank Willian, Felipe Cassiano, Gabriela Lima, Helen Rojas, Huana Viana, Ian Queiroz, Júlio Galúcio, Larissa Cavalcante, Liene Neves, Luan Cristian, Marcos Felipe, Pammela, Fernandes, Rosi Rosa, Sumaia Farias, Talita Torres, Thaís Camillo, Valdo Malaq, Victor Venâncio, Wellington Alves
Design de figurino: Ian Queiroz
Design de luz: João Fernandes Neto
Produtor artístico: Wallace Heldon
Professor de balé e assistente de coreografia: Paulo Chamone
Assistente de coreografia: Helen Rojas
Professora de condicionamento físico: Liene Neves
Fisioterapeuta: Danilo Mattos
Estagiária de Fisioterapia: Livia Barbosa
Inspetor: Eduardo Klinsmann
Pianista: Celly Mendes
Coordenação técnica SP: Bruno Garcia
Produção executiva: SP: Pedro de Freitas e Nabi Pacheco / Périplo
Difusão e agenciamento: Parnaxx & Périplo
Informações do evento
Datas e Horários:
15 de novembro de 2024
até 17 de novembro de 2024
18:00 às 19:10 -
Domingo
18:00 às 19:10 -
Sexta-Feira
21:00 às 22:10 -
Sábado
Valor: R$ 18,00 a R$ 60,00
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: https://www.sescsp.org.br/programacao/ta-sobre-ser-grande/
Formato do Evento: Presencial
Local: Sesc Vila Mariana
Endereço: Rua Pelotas, 141, até 299/300 - São Paulo / SP - 04012-000
Localização: