SPCD na Estrada – Ep#10 Santa Bárbara d’Oeste (estreia)
Data: 27/10 (quarta-feira)
Horário: 18h
Onde: Vídeo nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD), Twitter (twitter.com/spciadedanca), Instagram (instagram.com/saopaulociadedanca), Facebook (facebook.com/spciadedanca) e LinkedIn (linkedin.com/company/sao-paulo-companhia-de-danca).
Santa Bárbara d’Oeste é próxima parada da São Paulo Companhia de Dança na websérie SPCD na Estrada
Com estreia em 27 de outubro, vídeo apresenta performance na antiga Usina Santa Bárbara
Diego de Paula e Thamiris Prata interpretam trecho de Pas de Deux de Carmen em versão de Márcia Haydée ǀ Foto: Rafaela Zavisch
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, lança o 10º episódio da websérie SPCD na Estrada, desta vez em homenagem à cidade paulista Santa Bárbara d’Oeste, localizada no noroeste do Estado. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da Companhia no dia 27 de outubro, às 18h.
O cenário dessa intervenção dançante é a antiga Usina Santa Bárbara, um dos principais espaços do Estado de São Paulo dedicados à produção de açúcar e álcool, que permaneceu em funcionamento até 1995. Com mais de cem anos, o prédio atualmente é patrimônio histórico da cidade e abriga diversos eventos culturais, sendo um de seus principais cartões postais.
Esse é o local onde Diego de Paula e Thamiris Prata dançam trecho de Pas de Deux de Carmen (2004), versão de Márcia Haydée para este duo clássico que integra o primeiro ato da obra original inspirada na ópera de Georges Bizet (1838-1875). Em cena, vemos o momento em que José abandona tudo para se entregar a Carmen, uma figura sensual e forte que joga com os sentimentos desse homem apaixonado. O episódio conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste.
Sobre SPCD na Estrada
A websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais de cidades paulistas que abrem seus teatros e espaços culturais para receber as turnês da São Paulo Companhia de Dança. A cada novo episódio, os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia.
Com direção de vídeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie conta com nove episódios já disponíveis nas redes sociais da Companhia destacando as cidades de São Paulo, Botucatu, Bauru, Araras, Piracicaba, Salto, Campos do Jordão, São Vicente e Jundiaí.
O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e a exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 145 cidades em mais de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
Informações do evento
Datas e Horários:
27 de outubro de 2021
18:00 às 19:00 -
Quarta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online