“SerTãoMar”, fruto do aprofundamento da pesquisa do grupo em torno da ancestralidade negra no Brasil, a partir da cosmogonia bantu.
“Porque cantam para as águas do mar estes filhos de Zambi, em lendas e canções encontradas no Congado Mineiro, se estão tão longe do litoral?” Para responder essa intrigante pergunta, o Núcleo Pé de Zamba visitou comunidades afrodescendentes – Quilombo de N. Sra. do Rosário de Justinópolis, em Ribeirão das Neves; Quilombo do Ausente, no Serro; Quartel do Indaiá, em Diamantina; Quilombo do Pega, em Virgem da Lapa -, além de entrevistar artistas, pesquisadores e representantes da cultura tradicional em Belo Horizonte, Araçuaí e Milho Verde.
A partir do conceito da Kalunga, linha das águas que divide o mundo em que vivemos (Nseke) e o mundo onde vivem nossos ancestrais (Mpemba), “SerTãoMar” assume o desafio de traduzir este abrangente universo por meio de cinco corpos pulsantes de deslumbramento com o vivido, para revelar algo muito maior que essas memórias de mar: as humanidades diversas que são faces de um Brasil profundo, negro e desconhecido, mas que está na essência de muito do que somos.
As apresentações integram projeto contemplado pelo programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Ficha técnica: Concepção e direção: Andrea Soares | Direção Musical: Leandro Medina | Intérpretes-criadores:
Informações do evento
Datas e Horários:
27 de setembro de 2019
até 28 de setembro de 2019
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
18:00 às 19:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Telefone para contato: (11) 3222-2662
Site: http://www.oficinasculturais.org.br/oswald-de-andrade
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Oficina Cultural Oswald De Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001
Localização: