O Seminário Dançar a Pluralidade convida artistas-educadores, docentes, pesquisadores e articuladores culturais para compartilhar reflexões e práticas sobre ensino-aprendizagem em dança, assim como a história e a memória de lutas por ações e políticas de formação, participação e acesso à cultura, direito fundamental de todos.

A programação, composta de mesas, workshops e vivência, foi elaborada por participantes da comunidade e do conselho do CRD, com o intuito de contribuir para a continuidade do projeto artístico-pedagógico do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, neste ano em que celebra dez anos de existência.

Para participar de workshops e vivência, as vagas são limitadas e é necessário se inscrever antes.

Para participar das mesas de debate, não precisa se inscrever, basta chegar.

Programação completa e formulário de inscrição estão disponíveis no link: https://bit.ly/m/dap.

AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ DIA 11/05

De 13/05 a 17/05

Centro de Referência da Dança
Galeria Formosa – Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro de São Paulo. Metrô Anhangabaú.


PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

13 a 17.05

Abertura: Vivência –  Batucarimbó, uma roda carimbozeira

Com Cecília Mani

13.05 / Seg / 14h a 16h / Livre / Grátis


Workshop de Dança-Teatro Indiana – Yogini: Mitologias do Corpo

Com Krishna Sharana

13 e 15.05 / Seg e Qua / 17h a 21h / 16+


Workshop – Dança Memo-Sensorial

Com Karina Kiss

14.05 / Ter / 10h a 13h / Grátis


Workshop – Pisando na Terra: a Dança e o Brincar com a Oca Escola Cultural

Com Vera Athayde e Lucilene Silva

14 até 17.05 / Ter Qua Qui e Sex / 14h a 18h / Grátis 


Mesa – Sobre Dançar e Ensinar

Convidadas: Peticia Carvalho e Patrícia Aockio / Mediação: Karina Zichelle

14.05 / Ter / 19h a 21h / Grátis


Mesa – Dança e Formação Cultural 

Convidados: Luiz Anastácio, Nina Giovelli e Drica Back Spin / Mediação: Will Lima

16.05 / Qui / 19h a 21h / Grátis


Mesa – Conselhos em Espaços Públicos de Cultura e Articulação Cultural 

Convidados: Osmar Araújo, Olívia de Lucas, Beatriz Rangel e Valéria Rodrigues / Mediação: Cecília Mani

17.05 / Sex / 18h a 21h / Grátis

Convidadas e convidados

Cecília Mani é de Belém do Pará, vivenciou danças brasileiras e desenvolve o projeto Mani Carimbó – Danças Amazônicas desde 2019. É membro do Conselho Participativo do Centro de Referência da Dança e do Fórum de Danças da Zona Sul e Sudoeste.

Krishna Sharana é dançarina, coreógrafa, professora, pesquisadora da cultura indiana desde 1996, reconhecida pelo governo indiano por sua contribuição em divulgar a dança-teatro deste país no Brasil, formada no estilo de dança Bharatanatyam. 

Karina Kiss é atriz, bailarina e pesquisadora em acessibilidade cultural, danças afro, nômades e contemporânea.

Patrícia Aockio é professora do curso Técnico em Dança na Etec de Artes São Paulo, formada em Dança pela Unicamp e em Educação Física.

Peticia Carvalho é mestra em Filosofia pela USP, licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Unesp, professora da Etec de Artes e da São Paulo Escola de Dança e bailarina da Cia Mover. 

Karina Zichelle é artista independente e educadora, trabalhou em projetos sociais e programas de formação como o PIÁ. Colabora com os coletivos Difusas e TudoNu, formada em História pela USP e Dança pela Etec de Artes. 

Vera Athayde é pernambucana, arquiteta, dançarina-pesquisadora, coreógrafa, encenadora, figurinista e doutora em Artes Cênicas pela USP. Coordena o Centro de Referência da Cultura Brasileira e o Centro de Figurino da Oca Escola Cultural.

Lucilene Silva pesquisa e documenta a Cultura Infantil e a Música da Infância no Brasil e na América Latina desde 1998. Representa em São Paulo a Casa das 5 Pedrinhas, idealizada pela pesquisadora Lydia Hortélio, é doutoranda em Música e coordenadora geral da Oca Escola Cultural.

Luiz Anastácio é diretor do Grupo Ewé, pesquisador em Dança no Brasil, Benin, Senegal e África do Sul, coordenador do curso Técnico em Dança da Etec de Artes e de cursos da São Paulo Escola de Dança.

Nina Giovelli é formada em Dança pela Unicamp, artista independente e educadora do Movimento Somático pelo Body Mind Movement; foi artista orientadora de dança nos programas Vocacional e Qualificação em Artes.

Drica Back Spin é artista-educadora, pedagoga, dançarina e coreógrafa; articulou o movimento hip-hop em Diadema, integrou-se à Back Spin Crew em 1994 e participou da equipe produtora da São Bento, berço do hip-hop brasileiro. 

Will Lima é homem negro, pós-graduado em Dança, pesquisador em arte-educação e educação étnico-racial para a negritude pela Lei 11.645/2008. Coordenou os programas PIÁ e Piapi e o Programa Artístico-Pedagógico do Centro de Referência da Dança.

Beatriz Rangel é artista-educadora de dança e pesquisadora, mestra em Artes Cênicas pela USP, conselheira do Centro de Referência da Dança e atua em movimentos culturais, com foco em democracia participativa, formação cultural e orçamento público.

Osmar Araújo é gestor cultural e mestrando em Gestão e Políticas Públicas na EACH-USP; trabalha em projetos comunitários e de formação de redes de cultura nas periferias e dedica-se a pensar participação popular nas políticas públicas de cultura.

Olívia De Lucas é musicista, co-fundadora do Espaço Colaborativo Ermaná e faz parte de coletivos culturais como Coco da Batata, Hub da Norte – C_Cast e Samba Negras em Marcha. É conselheira da Casa de Cultura do Butantã. 

Valéria Rodrigues é coreógrafa, pesquisadora e professora em danças étnicas, tango, flamenco e dança-teatro; idealizadora do projeto Movida Tanguera e da Companhia da Lua, faz parte do Fórum das Danças Patrimoniais e do Conselho da Casa de Cultura da Vila Guilherme.

Créditos / Ficha Técnica

Secretária Municipal de Cultura: Lígia Jalantonio

Coordenador dos Centros Culturais e Teatros: Bernardo Galegale

Coordenadora do CRD: Sulla Andreato

Produção CRD: Marcia Regina Leal (ADM), Beatriz Moreira e Vivian Dias

Programa Jovem Monitor Cultural: Babi Françoise, Jessy Oliete, Nihannah Naiade e Yala Silva

Programa Operação Trabalho (POT): Kauã Tavares

Técnica: Edu Cabral (Luz) e Vini  Reis (Som)

Seminário Dançar a Pluralidade

Coordenação: Beatriz Rangel e Karina Zichelle

Produção: Beatriz Rangel, Cecília Maní, Karina Zichelle, Karina Kiss e Renato F. Rodrigues 

Convidados

Drica BlackSpin, Krishna Sharana, Lucilene Silva, Luiz Anastácio, Nina Giovelli, Olívia De Lucas, Osmar Araújo, Patrícia Aockio, Peticia Carvalho, Valéria Rodrigues, Vera Cristina de Athayde, Will Lima, Beatriz Rangel, Cecília Mani, Karina Kiss, Karina Zichelle

APOIO: Conselho Público Participatico do CRD e Portal MUD

Informações do evento

Datas e Horários:
13 de maio de 2024 até 17 de maio de 2024

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 70

Site: https://bit.ly/m/dap

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo

Endereço: Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, sem número - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: