Crédito da foto: Thaina Robert @thainarobert

Sobre a Companhia

A Cia de Dança Diário nasce do solo fértil da periferia da Zona Leste de São Paulo, inspirada pelo lema “Embaixo do viaduto nascem flores” — frase das Pretas Bàs, mestras fundadoras do Espaço Cultural Adebankê, território de aquilombamento, arte e ancestralidade.

Filho desse lugar, Rodrigo Alcântara inicia sua formação artística e social nesse espaço, onde a dança se faz também ferramenta política e poética. Movido por suas inquietações, reúne artistas que compartilham da mesma urgência criativa e comunitária, dando origem à Cia Diário.

A companhia é composta por um coletivo diverso de artistas, técnicos e produtores(as) vindos de diferentes regiões da cidade e do país, entre eles: Sofia Serafim (co-diretora), Elis Serafim, Camila Silva, Adejatay Oliveira, Iolanda Costa, Victoria Fonseca e Rafael Cassimiro.

A Cia Diário reflete, em sua estrutura e criação, as potências das margens sociais e territoriais — atravessada por vivências da negritude, da comunidade LGBTQIAPN+ e da cultura periférica. Seu trabalho é uma encruzilhada de saberes, afetos e memórias, onde corpo, território e ancestralidade se entrelaçam para construir novas possibilidades de existir e dançar.

Brechas – Preenchendo o Vazio

Falar sobre Brechas é abrir uma fenda no tempo — voltar a 2018, quando a Cia de Dança Diário lançou sua primeira obra, D.U.C.A – Diário de Um Certo Artista. Desde então, seguimos corpo em desobediência, criando fissuras no mundo do trabalho, no imaginário da dança e nas estruturas que silenciam corpos das margens.

Em 2025, seguimos dançando essas rachaduras. As brechas, como lacunas e vazios, tornam-se espaços onde colocamos nossas histórias, experiências e formas de existir.

Brechas – Preenchendo o Vazio é dirigida por Sofia Serafim e Rodrigo Alcântara, e parte de palavras-âncora que atravessam o processo criativo: Sonho, Autocuidado, Intuição, Criminalidade, Socialização e Erro. Termos que conduzem o grupo a outras possibilidades de presença, criação e coexistência.

A obra aprofunda a pesquisa da Cia Diário sobre vivências diversas e marginalizadas na cidade de São Paulo, em diálogo com artistas e pesquisadores de dança e teatro que compartilham investigações a partir de identidades periféricas, negras e dissidentes.

Criar Brechas é insistir em construir — mesmo diante das ruínas — outros modos de existir, resistir e dançar.

Circulação – Outubro/2025

É com alegria que a Cia Diário convida o público para acompanhar o work in progress do espetáculo “Brechas: Preenchendo o Vazio”, que integra a circulação do projeto contemplado pelo 37º Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

“Criar brechas é abrir fendas no tempo.” Desde 2018, a Cia Diário dança as rachaduras do mundo — ocupando os vazios com nossas histórias, sonhos e modos de existir.

Agenda de apresentações – Outubro/2025

Centro de Referência da Dança de São Paulo (Região Central) – @crdancasp
• 16/10 – 20h
• 17/10 – 16h e 20h

CEU São Miguel Luís Melodia (Zona Leste) – @ceu_saomiguel
• 31/10 – 17h e 19h30

Ficha Técnica

🎭 Espetáculo: Brechas: Preenchendo o Vazio (work in progress)
🎬 Direção Geral: Rodrigo Alcântara
🎬 Direção Artística: Sofia Serafim
👨🏾‍💻 Produção Executiva: Camila Silva
💃 Intérpretes: Dallyla Amaz, Vick Fonseca, Adejatay, Sofia Serafim e Rodrigo Alcântara
👗 Figurino: Pina Cruz
💡 Iluminação e Operação: Rafael Cassimiro
🎧 Criação de Trilha e Operação: Gutto Souza
📲 Mídias Sociais: Plataforma Dica Cultural Plural

O projeto é realizado com o apoio da Cooperativa Paulista de Dança e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Informações do evento

Datas e Horários:
16 de outubro de 2025 até 31 de outubro de 2025 20:00 às 21:00 - Quinta-Feira 16:00 às 17:00 - Sexta-Feira 18:00 às 19:00 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 80

Telefone para contato: (11) 97024-0057

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Centre de Referência da Dança - CRD

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, S/N, Proximo ao Theatro Municipal de São Paulo-SP - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: