Refúgio”, criação do Núcleo Menos1 Invisível, que inspira-se nas discussões presentes no livro “Cosmopoéticas do Refúgio”, do filósofo e escritor francês “afropeu” Dènètem Touam Bona, para dançar a “marronagem” – arte da fuga e da camuflagem, que subverte e resiste aos mecanismos de controle contra quem ousa cruzar mares e fronteiras -, estreia no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – CRDSP, nos próximos dias 14 e 15 de setembro (quinta e sexta, às 19h). Entrada gratuita.

Com “Refúgio”, a companhia de dança dá continuidade à investigação sobre as questões de quem atravessa, se desloca e circula para sobreviver e seu devir para escapar de sistemas e infra-estruturas de captura e confinamento; sobretudo corpos “Marrons”, indóceis, que se camuflam, desviam e atacam, mas também celebram. “Fruto da reflexão de cada intérprete criador a partir de suas poéticas em torno do que seria o seu refúgio, criamos danças que evitam romantizações, assumindo a racialidade desta discussão”, afirma Cléia Plácido, diretora da companhia.

O trabalho se divide em cenas onde a camuflagem, as danças/lutas de sobrevivência e as espirais de acolhimento e celebração da convivência permeiam os momentos, reforçando um comprometimento com a plasticidade, a performatividade e a pluralidade de corpos.

 

A Cia.

Menos1 Invisível surge em 2013, com a proposta de investigar, de modo colaborativo, procedimentos artísticos que integram corpo, imagem e sonoridades a partir da composição e improvisação cênica. Incorpora em seu repertório “Passeio Dentro da Paisagem”, “Turning Dance”, Residência Artística no E.T.A., “Flutuante”, “Zona”, “Poemas Atlânticos” e, agora, “Refúgio” que faz parte do projeto homônimo, contemplado pelo 32º Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

 

Ficha Técnica

Direção: Cléia Plácido | Assistente de Direção: Edi Cardoso | Intérpretes criadores: Cléia Plácido, Felipe Cirilo, Marcela Silvério, Paulina Alves e Rafael Markhez | Criação de Luz: Hernandes Oliveira | Operação de Luz: Hernandes Oliveira e Juliana Morimoto | Criação de Trilha: Kara Modou | Operação de Som: Paulinho Bezerra | Figurino e Cenografia: Samara Costa | Assessoria de Imprensa: Elaine Calux | Produção: Dafne Nascimento e Kelson Barros

Informações do evento

Datas e Horários:
30 de setembro de 2023 18:00 às 19:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro de Culturas e Arte Batakerê

Endereço: Rua João Batista, 180 - São Paulo / SP - 03812-070

Localização: