O espetáculo foi estimulado pela obra “Cosmopoética do Refúgio” do filósofo afro-europeu Denétem Touam Bona  e nasce do desejo da Cia Menos 1 Invisível em continuar investigando  questões de quem atravessa, se desloca e circula para sobreviver. Inspira-se na corporalidade dos “Marrons”, e seu devir para escapar de sistemas e infra-estruturas de captura e confinamento, corpos indóceis  que se camuflam, desviam, e atacam mas também celebram.  O trabalho se divide em cenas espiraladas em que a camuflagem e o deslocamento enquanto estratégia de luta cria danças inspiradas na capoeira angola  e no contato improvisação que acolhem e celebram a continuidade e convivência. O trabalho  reforça uma linguagem comprometida com a plasticidade,  a performatividade e pluralidade de corpos.


Sobre a Cia

Núcleo Menos 1 Invisível existe há 10 anos e atualmente tem se voltado a realizar pesquisa de linguagem que se baseia numa poética decolonial e afrocentrada integrando corpo, imagem e sonoridades.  Questões da diáspora africana aliada aos direitos humanos, identidade e pertencimento inspirou seus últimos trabalhos.

Incorporam em seu repertório “Passeio Dentro da Paisagem”, “Turning Dance”, Residência Artística no E.T.A., “Flutuante”, “Zona” contemplado pelo 25º edital de fomento à dança,  “Poemas Atlânticos”  contemplado pelo 28º edital de fomento à dança, trabalho selecionado para a mostra Corpo Negro no SESC Copacabana e fez temporada no Centro Cultural São Paulo, Centro de Referência da Dança, Teatro Flávio Império e Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo e REFÚGIO espetáculo’ contemplado pelo 32º  Fomento à Dança na cidade de São Paulo realizou em 2023 apresentaçõs em diversos teatros em São Paulo, entre eles Oficina Cultural Oswald de Andrade, Teatro Flávio Império e Centro de Referência da Dança. Em 2024 foi convidado a partir do Abril para a Dança no  CCSP, SESC Santos  


Ficha técnica

Direção: Cléia Plácido

Orientação Dramaturgia: Paula Salles

Intérpretes criadores: Felipe Cirilo, Rafael Markhez, Keithy Alves, Cléia Plácido. 

Criação de Luz: Hernandes Oliveira

Criação de Som : Kara Moudou (Senegal)

Figurinos:  Samara Costa

Produção: Movicena Produções 

Informações do evento

Datas e Horários:
25 de outubro de 2024 até 26 de outubro de 2024 18:00 às 22:00 - Sexta-Feira 18:00 às 22:00 - Sábado

Valor: R$ 21,00 a R$ 70,00

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc 24 de Maio

Endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 109, lado ímpar - São Paulo / SP - 01041-001

Localização: