Uma das mais longevas companhias de dança contemporânea do DF, a Anti Status Quo estreia trabalho coreográfico inédito: QR CORPO. A temporada, de seis apresentações em dois finais de semanas seguidos, tem início dia 28 de abril no Espaço Casa, do Shopping Casa Park, e termina dia 7 de maio. Sempre às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h30. Montagem e temporada contam com o fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF e fazem parte do projeto de Manutenção Anti Status Quo nas Telas.
Em QR CORPO, o elenco da renomada companhia mergulha em um mundo de imagens fragmentadas, que parte de técnicas de construção e desconstrução imagéticas. Na performance coreográfica, cada um dos cinco bailarinos criadores desenvolve abordagens específicas a partir do próprio corpo. Criando viagens da percepção – mediada pela tecnologia que passam pelo humor, a estranheza, a transfiguração, a fragmentação, a abstração, o ritmo e a ilusão de movimento.
O espectador aprecia a obra através de próteses janelas, como extensões do seu próprio corpo, em interatividade com os outros corpos presentes e atua em uma coreografia social coletivamente. O trabalho levanta questões controversas sobre as relações entre corpo, imagem, percepção, comportamento, cultura e tecnologia.
Concebida pela coreógrafa e diretora Luciana Lara em colaboração com o elenco, QR CORPO parte da investigação sobre a relação do corpo com as telas de celulares e computadores. Pesquisa que o grupo desenvolve desde 2020, quando o enclausuramento doméstico forçado pela pandemia da Covid-19 radicalizou o uso das novas tecnologias de comunicação.
Cada bailarino criou, editou, sonorizou seu próprio solo, dentro da dramaturgia delineada pelo grupo, sob a direção de Luciana Lara. Para desenvolver a pesquisa, a companhia convidou o artista multimídia Marcio H Mota, que ministrou uma residência artística. “O trabalho de Mota se alinha ao nosso por interesses comuns, como o de investigar o formato da instalação, a incorporação do espectador por meio da sinestesia e a corporificação de imagens”, comenta Luciana.
Com 34 anos de trabalho ininterrupto, a Companhia tem em sua trajetória participações nos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil e no exterior. Suas obras mais recentes viajaram, a convite, para Portugal, Suíça, Sérvia, Eslovênia, México e Bolívia.
Reconhecida por criações impactantes que surpreendem o público por seus formatos diferentes aos que o espectador comum está acostumado a assistir, a Companhia já criou instalações coreográficas, intervenções urbanas, caminhadas pela cidade, performances em videoconferência entre outras criações. Muitas de difícil descrição ou categorização de tão peculiares e únicas.
O forte diálogo com outros campos artísticos, em especial as artes visuais e o teatro, atrai um público diverso, com amplo espectro de interesse estético e ávido por experimentar novas interações com a arte e o mundo. A A.S.Q. Cia de Dança continua investindo na pesquisa de linguagem artística inovadora e questionadora de padrões de representações de mundo. QR CORPO é uma experiência híbrida em dança, onde corpos mediados pela tecnologia se perguntam: “o que pode um corpo na tela?”.
No dia 03 de maio (quarta-feira), das 13h às 14h via Zoom, o grupo promove bate-papo sobre a criação do espetáculo, aberto ao público em geral e à comunidade surda, com intérprete de Libras. “A ideia é criar um diálogo e trocas entre público e artistas com compartilhamento de reflexões e impressões sobre o trabalho”, convida a diretora.
Luciana Lara é artista da dança, coreógrafa, pesquisadora, dramaturgista, professora de corpo e dança contemporânea, fundadora e diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança. Mestre em Artes pela Universidade de Brasília-DF (Unb). Formada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro – Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Especialização em Coreografia e Coreologia no Laban Centre em Londres- Inglaterra. Autora do livro Arqueologia de Um Processo Criativo – Um livro coreográfico.
Ficha técnica:
Direção e iluminação: Luciana Lara
Pesquisa, concepção e dramaturgia: Luciana Lara em colaboração com os bailarinos
Bailarinos criadores: Déborah Alessandra, Leandro Menezes, Leonardo Rodrigues, Luciana Lara e Rebeca Damian
Criação, câmera, edição e sonorização de coleção individual de vídeos: Bailarinos criadores.
Desenvolvimento web: Camilla Rodrigues Pereira
Artista convidado para Residência Artística: Marcio H Mota
Figurino e trilha sonora: O grupo
Design gráfico: Marconi Valadares
Coordenação de produção e produção executiva: Rebeca Damian/ Peixa Produções Artísticas
Coordenação administrativa: Quanta Produções
Assessoria de imprensa: Território Comunicação
Mídias sociais: Vitor Borysow
Assistente de comunicação e mobilização de público: Amanda Gomes
Intérprete de libras: Tatiana Elizabeth
Projeto Manutenção ASQ nas telas contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF
Informações do evento
Datas e Horários:
7 de maio de 2023
até 5 de maio de 2023
18:30 às 19:30 -
Domingo
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
20:00 às 21:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 14 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Espaço Casa
Endereço: SGCV, Entrada pela Livraria da Travessa - Brasília / DF - 71215-100
Localização: