Em fevereiro de 2023, o Sesc Campinas traz uma série de atividades voltadas à dança contemporânea. Além da Bienal Sesc de Dança, que deve acontecer no segundo semestre deste ano, inauguramos no primeiro semestre dois projetos: o “Dança em Pesquisa”, que se prestará a discutir a relação entre o aprendizado, a pesquisa conceitual e a criação artística de espetáculos da dança; e a série 2 do podcast “Histórias do Corpo”, idealizado e narrado pela coreógrafa Ivana Menna Barreto entrevistando nomes relevantes para a discussão em torno do corpo e movimento na contemporaneidade, que será veiculado pela plataforma Sesc Digital.
O primeiro episódio do podcast será lançado no dia 8 de fevereiro e terá como entrevistada a coreógrafa, bailarina e performer Marta Soares.
Como desdobramento da estreia do podcast realizado pelo Sesc SP, o Sesc Campinas realizará três atividades com a entrevistada Marta Soares. O espetáculo “Les Poupées”, a aula aberta “Partituras de Afinação” e as “Provocações Artísticas”.
PROVOCAÇÕES ARTÍSTICAS
A partir de chamada de trabalhos e seleção, a dançarina e coreógrafa Marta Soares troca e provoca com pessoas da dança da região que desenvolvem seus próprios trabalhos em diálogo com os temas propostos por ela. Os trabalhos ou projetos e pesquisas selecionados serão abordados com a participação dos proponentes a partir das provocações feitas pela artista convidada no Teatro do Sesc Campinas em sessões de 40 a 60 minutos de duração. As dinâmicas de provocação artística poderão ser acompanhadas pelo público interessado.
A atividade faz parte dos desdobramentos do lançamento do podcast “Histórias do Corpo”.
Se o seu trabalho de pesquisa ou criação artística se relaciona com alguns dos temas e assuntos listados abaixo, conforme definidos pela própria Marta Soares, e se você tiver interesse em participar, preencha o formulário do link abaixo seguindo as orientações descritas nele.
Serão aceitos apenas os formulários preenchidos até às 12h do dia 3/2/2023.
Os trabalhos enviados passarão por uma seleção e três trabalhos serão selecionados para participarem da provocação artística no dia 9/2/2023, entre 18h30 e 21h30, no Teatro do Sesc Campinas.
A seleção será feita pela própria artista Marta Soares com apoio da equipe do Sesc Campinas.
Seguem alguns temas prioritários para a atividade com Marta Soares:
Instalação Coreográfica
Instalação coreográfica é um tipo de obra que explora a relação da dançacom o espaço como elemento fundamental. São obras, em alguns casos multimídia, que buscam trabalhar a partir dos ambientes, criando novos cenários e provocando o público a interagir com as mesmas. Em geral são realizadas em espaços multiuso, expositivos como museus e galerias e, pode também ser realizada ao ar livre.
Imersão no ambiente
Imersão em dança ocorre quando os artistas criadores realizam mergulhos em algum ambiente, fora do estúdio, com o objetivo de ampliar seu repertório e sua percepção acerca do mesmo a partir, ou não, de um determinado tema/ estética. As obras resultantes dessas imersões podem ocorrer em espaços expositivos (museus, galerias), espaços multiuso, ou no próprio ambiente onde a imersões ocorreram.
Performance e Dança Performática
A arte performática é uma modalidade artística híbrida, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música, artes visuais, instalação entre outros com caráter efêmero, passageiro. A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte, como instrumento da ação artística.Não tem lugar “apropriado” para acontecer: pode ocorrer tanto em museus, galerias e instituições, quanto em ambiente urbano e/ou público. Já, a dança performática é uma modalidade que conjuga dança com elementos da arte performática descritos acima.
Performance e Dança Biográfica
Performance autobiográfica é uma modalidade artística na qual o performer experimenta com o “self” criando um elemento autobiográfico através da mesma. Ela esta inclusa em muitos tipos de performances solos ou em grupo como na comédia, na arte performática, no monólogo narrativo ou não etc. A dança biográfica é uma modalidade que conjuga dança com elementos autobiográficos.
Reconstrução, Reimaginação, Reatuação em Dança
A reconstrução de uma dança ocorre a partir de registros existentes da mesma como por exemplo: anotações, vídeos, fotografias ou através da transmissão direta de um corpo para outro.
A reimaginação de uma dança ocorre quando não há registros parciais ou totais da mesma. E, o reconstrutor buscará, para reconstruí-la, informações como um arquivista pesquisa o passado, ou seja, através de cartas, fotografias, entrevistas com quem assistiu ou dançou a dança, etc.
A reatuação ocorre quando um dançarino reconstrói uma dança em seu corpo a partir dos registros que possui da mesma. Como também, a partir das informações sobre coreografo que a desenvolveu e do espírito no qual ela foi criada buscando dessa maneira corporificá-lo.
Informações do evento
Datas e Horários:
9 de fevereiro de 2023
18:30 às 21:30 -
Quinta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: 18 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.sescsp.org.br/provocacoes-artisticas-em-danca/
Formato do Evento: Presencial
Local: Teatro do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 - Campinas / SP - 13070-741
Localização: