Play Buck é um evento de dança Krump. O termo “Play Buck” é oriundo da analogia da tradução “Play” (iniciar, começar) e do termo “Buck”, utilizado dentro da dança urbana Krump. A dança Krump foi desenvolvida na década de 90 no Sul de Los Angeles, EUA, e se internacionalizou nos anos 2000 através de documentários, filmes como Step Up – O Poder do Ritmo e participações em ballets mundialmente conhecidos, como o da Beyoncé. O estilo é marcado por sua intensa expressão, energia e comunicação.
Play Buck tem como objetivos principais: fomentar, resgatar e integrar a produção de conhecimento de forma empática e acolhedora. À medida que ocorre cada edição, esses verbos se desdobram em novos objetivos específicos, que refinam a identidade visual e o reconhecimento do projeto.
-
Fomentar: Ser um projeto de Krump para “não-krumpers”. Seu principal público-alvo são pessoas que não praticam essa dança, com o intuito de trazer novos participantes e fomentar a troca de conhecimento e aprendizados em Krump, tanto de quem já integra a cultura quanto de quem se interessa em estudar e aprender essa dança.
-
Resgatar: O movimento de dança Krump na cidade do Rio de Janeiro, através de atividades voltadas para a inclusão de novos adeptos da dança, tornando-se um referencial no que diz respeito ao estudo de Krump.
-
Integrar: A cada edição, o projeto se compromete a integrar seus participantes. Como desdobramento dessa integração, a 4ª edição tem como principal objetivo específico alcançar a comunidade surda.
Nessa 4ª edição, o projeto é dividido em duas principais atividades:
-
Programa de Formação de Krump e Libras: Para quem quer iniciar, estudar e conhecer mais sobre a dança Krump e a comunicação em LIBRAS, de forma mais imersiva e completa. Serão 8 encontros, com duração de 32 horas, distribuídos nos meses de março e abril, no Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro.
-
4ª Edição – Play Buck: Evento de Krump que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, com workshops, mesas de debate, rodas de dança e batalhas. Todo o evento é gratuito e será acompanhado integralmente por intérpretes de LIBRAS.
Através de 8 encontros durante os meses de março e abril/2025 desenvolvendo conhecimentos de krump e libras.
As aulas tem por objetivo, integrar as comunidades surdas e artísticas; tornar a comunidade artística mais empática, ao ter contato com a LIBRAS, possibilitando uma nova forma de comunicação; gerar uma gama de repertório de movimentos/vocabulário a partir da expressão corporal gerada pela comunicação em LIBRAS.
Todo o programa será acompanhado por interpretes de libras, a fim de promover o diálogo e inclusão da comunidade surda as ações propostas.
Cronograma:
19/03 – QUARTA – 19h às 21:30h – Aula de Krump.
21/03 – SEXTA – 18h às 21:30h – Aula de Krump.
26/03 – QUARTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
28/03 – SEXTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
02/04 – QUARTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
04/04 – SEXTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
09/04 – QUARTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
11/04 – SEXTA – 16h às 20:30h – Aula de Krump e LIBRAS.
Ficha Técnica:
Direção Geral: Pedro Oliveira.
Produção: Hugo Abrahão.
Comunicação: Ynara Noronha.
Professores de Krump: Bruno Duarte, Douglas B’havyor, Pedro Oliveira e Leonardo Sena.
Professores de Libras: Dylan Smith e Saul Rodrigues.
Informações do evento
Datas e Horários:
19 de março de 2025
até 11 de abril de 2025
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFs7A_8OIrKaH7HOFb_5XqPmxVuq_SvkZ6SQpSx8wUzHp6hw/viewform
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Travessa Acis Castilho, 115 - Rio de Janeiro / RJ - 20510-430
Localização: