O Itaú Cultural e a Associação Pró-Dança realizam a primeira edição da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP). A programação acontece presencialmente na sede do Itaú Cultural, com espetáculos e mesas de debates, além da exibição de videodanças no Piso Térreo do Itaú Cultural. Digitalmente, uma mostra de vídeos também acontece no site da Associação Pró-Dança www.prodanca.org.br.

PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA

Serão discutidos procedimentos, influências, desafios, abordagens entre outros tópicos enfrentados pelos artistas convidados durante os seus processos de criação.

Convidados: Renato Cruz, Lili de Grammont, Binho Pacheco e Rubens Oliveira

Mediação: Sayonara Pereira

Duração: 120 minutos

Capacidade: 70 lugares

Classificação Indicativa: livre

Programação com tradução em Libras em tempo real 


Rubens Oliveira, diretor bailarino e coreógrafo, há 20 anos desenvolve pesquisa, experimentações estéticas e tecnológicas para conectar artistas da dança ao mundo integrado da arte. Em 2018 foi premiado com o prêmio APCA na categoria melhor coreografia com o Subterrâneo da Cia Gumboot Dance Brasil, dirigiu o Show Nômade da artista moçambicana Lenna Bahule e atuou como coreógrafo e bailarino nos videoclipes: Aseptic (direção Rafael Kent, 2020), Saci (Baiana System, 2019 que concorreu ao Grammy Latino). Em 2021 participou do Festival Rec-Beat com a performance Ancestral.  Dançou no premiado clipe Lovezinho (Rachel Reis, dirigido por Lu Villaça). Em seu currículo a criação e concepção de mais de 15 espetáculos, levando sua arte para outras cidades do país e do mundo. Formado pelo Método de Reeducação do Movimento Ivaldo Bertazzo. Em sua carreira teve estudos aprofundados de formação com mestres e mestras como: Suzana Mafra (Balé e Dança contemporânea) Irineu Nogueira (Dança Afro) Sayo Pereira (Dança Moderna) Antônio Nobrega (Danças populares Brasileiras) , Marilia Araújo (Katak) Rafael I Castro (percussão) Sawani Mudgal (Dança Indiana) Derick M’ambo (Dança Sul Africana) entre outros. Além das experiências em residências em 7 países na Europa e África. Durante 5 anos atuou na criação do Núcleo de Dança Pélagos (projetos com jovens do Campo Limo e entorno), Projeto Chega de Saudades (com o foco de colocar no palco pessoas não profissionais). Há 5 anos Rubens criou a Com.uns (produtora criativa do movimento) fomentando, criando, produzindo e fortalecendo a linguagem da dança negra na cidade, e suas vertentes.


Renato Cruz é mestre e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNIRIO, graduado em Licenciatura Plena em Dança com Especialização em Artes Cênicas. Diretor e coreógrafo da Companhia Híbrida, existente desde 2007, tendo recebido diversos prêmios tais como Funarte, O Boticário na Dança, Iberescena, Fomento à Cultura Carioca, Fundo de Apoio à Dança, entre outros. Seus espetáculos constaram na lista de melhores espetáculos do Jornal O Globo de 2014 a 2019  tendo dançado suas peças por todo o Brasil e em mais 8 países em 16 viagens internacionais. Recebeu o PRÊMIO CESGRANRIO de Dança de Melhor Espetáculo para a obra “Ininterrupto”, e conta com duas indicações do mesmo prêmio para o espetáculo Contenção. Artista residente do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro desde 2008; artista residente dos Centros coreográficos LE CENTQUATRE, PARC DE LA VILLETTE; e do THÉÂTRE DE L’OPPRIMÉ, todos situados em Paris, França. Em 2024, fez estreia internacional de seu mais novo espetáculo, Dança Frágil,  no Théâtre de La Ville, Paris, pelo Festival Danse Élargie e recebeu mais dois prêmios: Fomento à Cultura Carioca e Sesc Pulsar.

Lili de Grammont, diretora da Cia de Dança de São José dos Campos SP, artista da dança e estudiosa das ciências humanas, formada em psicologia, pós graduada em direitos humanos e responsabilidade social, formada em psicanálise, aluna da renomada universidade de artes, The Juilliard School (New York).  Diretora e criadora residente no Núcleo Tentáculo em São Paulo, desde 2015, Lili carrega o interesse na dramaturgia que se estabelece no corpo do interprete e na cena. Suas investigações esbarram nas questões humanas, inspiradas em sua formação acadêmica e também em sua história de vida, a artista traz na arte em suas diversas formas, o ativismo em defesa de mulheres e meninas, uma vez que seu núcleo familiar foi desfeito por um feminicídio envolvendo seus pais. Em 2019, recebeu a indicação ao prêmio APCA, como melhor interprete com o trabalho Mulheres de Henrique Rodovalho e em 2023, recebeu indicação ao prêmio APCA, com melhor criação coreográfica pelo trabalho “Memória em Conta Gotas” para a São Paulo Cia de Dança. Interprete criadora por 10 anos do Balé da Cidade de São Paulo, integrou a Cia Siameses de Mauricio de Oliveira por 4 anos. Atuou na Distrito Cia de Dança sob direção de Patty Brown por 5 anos. Foi bailarina assistente do “Projeto Próximo” Passo de Ivaldo Bertazzo em 2018. Professora e provocadora em dança contemporânea, fez parte da equipe da escola de dança do Theatro Municipal de São Paulo de 2019 à 2022. É curadora e júri dos festivais brasileiros e ministra workshops pelo Brasil e exterior. Dentre seus diversos trabalhos coreográficos inaugurados em 2009, se destacam MEMÓRIA EM CONTA GOTAS para a São Paulo Cia de Dança, VICA para o Balé do teatro Guaira, Onírico para a Cia Jovem do Ballet Bolshoi Brasil, Poema Gestual para o Balé da Ilha-Espirito Santo, a ópera AINDA Theatro Municipal de São Paulo. Preparadora corporal, coordenadora de ação e coreógrafa de conteúdo voltado para áudio visual, publicidade e eventos, assina a coreografia e preparação corporal do longa metragem de Meu Sangue Ferve por Você – Sidney Magal.


Binho Pacheco, natural de Salvador- BA, iniciou a sua formação na Ebateca e estendeu seus estudos e profissionalização em balé clássico na Especial Academia de Ballet- SP e no Conservatório Brasileiro de Dança- RJ. Integrou o elenco da São Paulo Cia de Dança, dançando obras de coreógrafos renomados como George Balanchine, William Forsythe, Marco Goecke e Nacho Duato. Como coreógrafo destaca-se pelos diversos prêmios em concursos nacionais e internacionais, coreografou para Conservatório Nacional de Lisboa, São Paulo Cia de Dança, Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre outras escolas e cias e há 7 anos é coreógrafo residente da Cia Jovem do Teatro Basileu França sob direção de Simone Malta. Atualmente em São Paulo, desenvolve um trabalho de professor regular de dança clássica e treinamento personalizado para bailarinos, e também como freelancer atendendo convites para criação de coreografias de neoclássico e dança contemporânea e para remontagens de balé clássico de repertório por todo o Brasil.


Informações do evento

Datas e Horários:
29 de agosto de 2024 15:00 às 17:00 - Quinta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/confira-a-primeira-edicao-da-mostra-internacional-de-danca-de-sao-paulo--mid-sp

Formato do Evento: Presencial

Local: Itaú Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 149, até 609 - lado ímpar - São Paulo / SP - 01311-000

Localização: