Podcast Contos do Balé – Ep. #11 La Bayadère (estreia)
Quando: 06/08 (sexta-feira), às 11h
Onde: Perfis da São Paulo Companhia de Dança no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD), no Spotify (tinyurl.com/spcdcontosdobale) e demais tocadores de áudio online (Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros)
Clássico La Bayadère embala novo episódio de podcast da São Paulo Companhia de Dança
Com roteiro de Inês Bogéa, produção direcionada às crianças estreia em 06 de agosto
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, estreia o 11º episódio do podcast Contos do Balé, ação do selo #SPCDdigital, voltado à difusão da dança no meio virtual. O lançamento será no dia 06 de agosto, às 11h, no canal da SPCD no YouTube e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify, além dos principais tocadores de áudio online.
Direcionado ao público infantil, o novo episódio apresenta o balé La Bayadère, criado originalmente em 1877 por Marius Petipa (1818-1910). A história acompanha a conturbada relação entre a bailarina do templo Nikiya e o guerreiro Solor, que, para viverem esse amor, precisam enfrentar a obsessão de um possessivo sacerdote, os desmandos de um poderoso rajá e o ciúme de sua vingativa filha.
Com narração de quatro integrantes da São Paulo Companhia de Dança – a diretora Inês Bogéa, o superintendente de produção Luca Baldovino, o técnico de som Rodolfo Dias Paes (DiPa) e a bailarina Thamiris Prata –, o episódio tem roteiro assinado por Inês baseado em seu livro Outros Contos do Balé, publicado pela Editora Sesi-SP, com sonorização de DiPa e inserção de trechos da trilha de Ludwig Minkus (1826-1917) que ressaltam toda a emoção presente ao longo do enredo.
Produzido e distribuído desde 2020, Contos do Balé apresenta histórias de grandes clássicos do balé de repertório com uma linguagem própria para o público infantil. O podcast conta com dez episódios já lançados: O Lago dos Cisnes, O Corsário, La Sylphide, Pássaro de Fogo, A Flauta Mágica, Dom Quixote, A Bela Adormecida, Petrouchka, A Menina Mal Olhada e Giselle. Juntos, eles somam mais de 8 mil visualizações.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 145 cidades em mais de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
Informações do evento
Datas e Horários:
6 de agosto de 2021
11:00 às 12:00 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: http://www.spcd.com.br
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online