Artistas brasileiros e internacionais vão apresentar os resultados da residência em exposição, performances e outras atividades que investigam a relação entre o corpo e a cidade
Exposição ‘Capturing the Forest’, de Kristina Veasey e Alejandro Ahmed, chega ao Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, sábado (29). (Fotos: Divulgação)
Neste final de semana, o público carioca terá a oportunidade de conhecer a efervescência artística contemporânea com o CoLABoratório, primeira fase do Festival Panorama 2025. O Futuros – Arte Tecnologia, o MAM Rio e o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, além de espaços públicos da cidade, vão receber uma programação gratuita realizada a partir dos processos desenvolvidos durante a residência artística em que 21 artistas brasileiros e internacionais, vindos de países como França, Alemanha, Noruega e Bolívia estiveram juntos para investigar as relações entre o corpo e a cidade. O resultado será compartilhado com o público em performances, intervenções urbanas, conversas e instalações em espaços de grande circulação até o dia 6 de abril.
Na quinta-feira (21), às 19h, o CoLABoratório convida o público para a abertura de processos do artista maranhense Tieta Macau no Centro Coreográfico, com a performance “Brinquedo: onde nascem os sonhos”. Já na sexta-feira (28), as pesquisas desenvolvidas pelos artistas residentes durante as quatro semanas de trabalho vão ocupar o Terminal Gentileza, com uma ação surpresa. As iniciativas vão propor diferentes formas de relação entre o corpo e a cidade.
A exposição Capturing the Forest (Capturando a Floresta), de Kristina Veasey e Alejandro Ahmed chega ao Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, neste sábado (29), às 18h. A colaboração entre a artista do Reino Unido e o artista brasileiro, ambos pessoas com deficiências, se deu remotamente, entre 2023 e 2025. O trabalho reflete suas relações únicas com a natureza, em uma mescla de paisagens míticas, matérias-primas, elementos esculturais e coreográficos para recriar a essência da floresta, oferecendo uma rica jornada sensorial pelas florestas do Reino Unido e do Brasil. A abertura, no dia 29, contará com uma performance de Alejandro Ahmed e a exposição fica aberta ao público até 6 de abril. Capturing the Forest é apresentado por In Between Time e apoiado pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e pelo Festival Panorama Festival. A comissão do Unlimited International PartnerAward 2023 teve apoio do Arts Council England e do British Council.
No sábado (29) e no domingo (30), às 14h, o MAM Rio recebe performances e ações coletivas. Entre as atrações, a escuta coletiva da peça radiofônica de dança “Sem Título Para uma Radiocoreografia”, de Mauricio Lima; e apresentação do artista boliviano Juanqui Arévalo, além de um seminário com quatro conversas, que farão parte do videocast oficial do projeto, com episódios lançados em abril. Serão explorados temas relacionados ao corpo, criação, dança e cidades, com convidados participantes do CoLABoratório e outros do meio artístico.
“É um privilégio podermos proporcionar um espaço de liberdade criativa como o CoLABoratório. É raro acontecer um encontro deste tamanho, com 21 artistas brasileiros e estrangeiros, são muitas experiências de vida diferentes… Estamos vivendo um encontro muito potente durante essas quatro semanas”, afirma a curadora do CoLABoratório e diretora do Festival Panorama, Nayse López.
O CoLABoratório é uma plataforma de residências artísticas que, há duas décadas, promove a experimentação criativa e a formação em artes cênicas. Referência em espaço de criação em dança no Brasil, o projeto valoriza o trabalho coletivo, propondo novas perspectivas para a criação artística. Saiba mais em www.panoramafestival.com
O Panorama 2025 – CoLABoratório é um projeto contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem parceria do Sesc RJ, Goethe Institut, Institut Français, Van Cleef & Arpels e Samambaia.org.
SERVIÇO:
Dia 27 – 19h
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Abertura de processos de Tieta Macau
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20510-430
Dia 28
Ação coletiva no Terminal Gentileza
Dia 29
MAM Rio – ações coletivas e conversas entre artistas – 14h
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140
Futuros – Arte e Tecnologia – abertura da exposição Capturing the Forest (Capturando a Floresta), de Kristina Veasey e Alejandro Ahmed – 18h30
R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Dia 30 – 14h
MAM Rio – ações coletivas e conversas entre artistas
Abertura de processos de Juanqui Arévalo
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140
Informações do evento
Datas e Horários:
26 de março de 2025
16:30 às 18:30 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Local: Cais do Valongo
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Rio de Janeiro / RJ - 20021-140
Localização: