Crédito da foto: Rafaella Olivieri

Ribeirão Preto recebe espetáculo solo de dança em novembro

De 10 a 16 de novembro, Ribeirão Preto irá receber o espetáculo solo de dança “Originário” com apresentações exclusivas para escolas e aberta à comunidade em geral.

Originário é um solo de dança que transforma o movimento em rito, memória e ancestralidade. Na cena, o artista Luís Silva atravessa territórios físicos e emocionais em busca de reconexão com suas raízes afropindorâmicas, fazendo do corpo um espaço de encontro entre o sagrado e o cotidiano.

O espetáculo simboliza a jornada de integração na sociedade, a reconexão com as origens e o enraizamento das identidades. No palco, o intérprete Luís Silva conduz o espectador por uma experiência sensorial intensa, onde angústias, alegrias e rituais de vida se materializam em movimentos pulsantes.

Entre gestos, respirações e pulsos, a obra revela camadas de uma história coletiva marcada por resistência e pertencimento. A cenografia, composta por elementos naturais e símbolos espirituais, cria uma atmosfera de transição entre terra e céu, enquanto a trilha sonora funde ritmos ancestrais e urbanos, ampliando a força e a vibração da cena.

“A obra se constrói a partir de uma fusão entre linguagens afro-periféricas e referências indígenas, articuladas com elementos da cultura urbana contemporânea. Essa combinação cria uma estética singular, que atravessa dança e performance. Originário é uma experiência sensorial e poética que convida o público a mergulhar nas próprias origens, celebrando a pluralidade, a força dos corpos e a potência das memórias que nos constituem”, explica Luís.

Luís Silva é artista da dança, natural de Ribeirão Preto (SP) e descendente do povo Potiguara. Sua trajetória se inicia na cultura Hip Hop, onde se aprofundou em filosofias e conceitos que atravessam sua prática artística até hoje. É Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF e Bacharel em Dança pela UFRJ, professor da Faculdade Angel Vianna, diretor artístico, produtor audiovisual, dançarino e compositor musical.

Em 2019, criou a Coletivando Art, organização cultural dedicada à profissionalização de artistas periféricos, da qual nasce a Coletivando Cia de Dança, companhia que dirige artisticamente e que se dedica a pesquisar temáticas afrorreferenciadas e narrativas das periferias e subúrbios.

A Coletivando Cia de Dança desenvolve uma investigação coreográfica que integra criação e vivência. Sua metodologia, chamada Escuta, busca um processo de criação que nasce dos atravessamentos, das ausências e dos silêncios, construindo obras a partir de corpos reais, com histórias reais, em territórios reais.

Em Ribeirão Preto, as primeiras quatro apresentações acontecerão nos dias 10, 11, 13 e 14/11 com sessões nas escolas E.E. Otoniel Mota, EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo II e no Teatro do Campus da USP, respectivamente.

Já as sessões abertas a comunidades acontecerão nos dias 14/11 às 20 horas, 15/11 às 19 horas e 16/11 às 16 horas, no Teatro do Campus da USP (Balão Central do – Campus da USP Ribeirão Preto), com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-originario-em-ribeirao-preto/3156018).

Além das apresentações, a diretora de movimento e dançarina Mirian Miralles ministrará a “Oficina de Dança Afro-Cubana” no dia 12/11. A oficina, que acontecerá às 19h30 no Centro Cultural Palace, propõe uma experimentação das corporeidades das danças afrocubanas em diálogo com os conhecimentos e a memória corporal de cada participante, possibilitando encontros com o saber ancestral presente nas danças africanas da diáspora em Cuba e no Brasil.

A inscrição para a oficina é gratuita, pode ser realizada no Sympla e a classificação indicativa é 07 anos.

O projeto “Originário” é uma realização da CULTSP e Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica

Concepção, direção e interpretação: Luís Silva

Diretora de movimento e preparadora corporal: Mirian Miralles

Trilha sonora original: Alma da Livia, Cassiani Silva, Jackeline Sarah, Luís Silva e Mare Braga

Desenho de luz: Gil Santos, Luís Silva e Rafaella Olivieri

Figurino: Wan Wan

Cenografia: Vanessa Alves

Grafismo: Cassiani Silva

Videografia: We Criativa e Coletivando Art

Fotografia: Bigshine Productions, Ana Leopoldino e Rafaella Olivieri

Produção executiva e design gráfico: Rafaella Olivieri

Produção cultural: Quimera

Assistência de produção: Ell

Assistente de palco: Gracy Kelly

Coordenação projeto educacional: Jackeline Sarah

Gestão de redes sociais: We Criativa

Assessoria Financeira: Nathalya Pereira

Assessoria de imprensa: Fernanda Marx

Fomento: ProAC SP

Apoio: Centro Cultural Palace, Setor de Atividades Culturais e Prefeitura do Campus da USP-RP

Produção: Coletivando Cia de Dança e Coletivando Art

Realização: CULTSP e Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo

Informações do evento

Datas e Horários:
14 de novembro de 2025 até 16 de novembro de 2025 20:30 às 21:30 - Sexta-Feira 19:00 às 20:00 - Sábado 16:00 às 17:00 - Domingo

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Telefone para contato: (16) 99166-2120

Site: https://www.sympla.com.br/evento/originario/3156018 https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-danca-afro-cubana--projeto-originario/3176200

Formato do Evento: Presencial

Local: Teatro do Campus da USP

Endereço: Avenida Bandeirantes, s/n - Ribeirão Preto / SP - 14040-900

Localização: