Sabemos, há pelo menos cinco séculos, que a terra também é um corpo celeste. É céu tanto quanto tudo o que está entre a nossa atmosfera e o sol. Tem a mesma substância, a mesma matéria, a mesma forma de tudo aquilo que a circunda. Se o nosso planeta é céu, nós também somos céu, nós também temos uma natureza astral. Olhe ao redor: tudo aquilo que lhe circunda tem a mesma natureza do céu: os seus entes queridos, o seu gato, a mesa sobre a qual você escreve. Tudo é céu. Tudo é matéria movida pela mesma energia que faz do sol uma estrela. E se tudo é céu, tudo é futuro.*
A vida, por vezes, aparenta ter uma tendência ininterrupta de vir a ser – para os outros e para si mesma. Por esse ponto de vista, todo ser vivente poderia ser encarado, ao mesmo tempo, como origem de seu mundo e também como mundo de outros viventes. Em cada singularidade, parece haver um centro em expansão estruturante que está sempre se modificando, nunca fechado em si mesmo, mas em descontinuidade daquilo que é o outro. Pela presença do outro, que é também céu, podemos pensar em afetos que nos colocam em permanente estado de criação, impulsionando nossa percepção para o campo do sensível, algo que, pelo corpo, modela e esculpe o mundo circundante.
Esta obra parte de memórias corporais individuais, encontros sensíveis e desejos de transformação para a criação de memórias coletivas inventadas e acionadas pela fisicalidade. Dançamos o agora para materializar imagens daquilo que em nós é passado, apontando para o futuro de um mundo que começa do meio e nunca pára de começar.
*trecho do texto ‘Astrologia do Futuro, do filósofo italiano Emanuelle Coccia” (Publicado na Revista Flash Art n. 349, 2020)
Ficha técnica
Concepção, dramaturgia e direção: Marcus Moreno
Criação e dança: Rebeca Tadiello, Raony Iaconis, Mariana Molinos, Maria Fernanda Machado, Maria Basulto e Marcus Moreno
Luz e espaço cênico: Hernandes de Oliveira
Música: Joana Queiroz e Bru._.Jo
Montagem e operação de som: Renan Luís
Composição de figurino: Thaís Franco
Artistas Residentes I Processo Formativo: Natan Baes e Breno Luan
Provocação Cênica: Key Sawao
Aulas abertas para criar novos afetos: Igor Souza, Eduardo Fukushima e Babi Fontana
Fotos: Silvia Machado e Juliana Vinagre
Registro Audiovisual: Nome Filmes
Assessoria de Imprensa: Elaine Calux
Audiodescrição: Ver com Palavras
Design Gráfico e Mídias Digitais: Juliana Vinagre
Mediação de Público: Talita Bretas e Rubia Galera I Portal MUD
Produção: Júnior Cecon (Plural Produção) e Cristiane Klein (Dionísio Produção)
Gestão e Administração: Cooperativa Paulista de Dança
Apoio: Galeria Olido, Casa do Povo e Arquivo Histórico Municipal
Agradecimentos: Maurício Florez, Luis Ferron, Rafael Carrion, Rodrigo Alcântara, Thaís Reis, Tales Vidal, equipe do Fomento à Dança, Sulla Andreato e equipe do CRD, Anayan Moretto, O Andar, Juliano Barone, Teatro Itália Bandeirantes, Caio Lescher, Olga Torres, Benjamin Seroussi e equipe da Casa do Povo, Guilherme Galuppo Borba, Fabiana Pinotti, equipe do AHM, Luciana Ramin, Ivoneti Monteiro e equipe da Galeria Olido, Carolina Noveletto, Alexandre Ignácio, Jimena Garcia-Blaya y La Infinita, Flávia Santos, Diretoria e Conselho da CPD, Clarice Franco Moreno.
Este projeto foi contemplado pela 35ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Informações do evento
Datas e Horários:
3 de dezembro de 2024
até 6 de dezembro de 2024
19:30 às 20:15 -
Terça-Feira
19:30 às 20:15 -
Quarta-Feira
19:30 às 20:15 -
Quinta-Feira
19:30 às 20:15 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 60
Site: https://bit.ly/3Ct2ov1
Formato do Evento: Presencial
Local: Arquivo Histórico Municipal
Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 152 - São Paulo / SP - 01124-060
Localização: