A Feira Flamenca acontece entre 28 de abril e 01 de maio e conta com shows nacionais e internacionais, cursos, exposição, feira de artigos, roupas e gastronomia, além de um encontro com a renomada maestra espanhola, Mercedes de Córdoba. O ingresso solidário para a feira é 1 kg de alimento não perecível e as doações irão para a ação social To Go. Para participar das aulas e dos shows é preciso realizar a inscrição por meio do link https://docs.google.com/forms/
Originário da região de Andalucia, na Espanha, o flamenco foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2010. Para celebrar e promover a expressão da arte andaluza em terras brasileiras, o Estúdio & Tablao Conarte Flamenco, recém-contemplado no I Prêmio de Reconhecimento e Estímulo à Cultura de Vinhedo, recebe a Feira Flamenca no formato original pela primeira vez depois da pandemia.
Flamenco para todos e todas
Realizada desde 2009 pela Kabal Produções Artísticas fundada pelas experientes bailaoras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata e Deborah Nefussi, a Feira Flamenca tem como objetivo difundir e implementar o flamenco por meio de atividades voltadas para formação e para o entretenimento, para agradar tanto os amantes de flamenco quanto leigos que apreciam arte e música. “A ideia também é promover um espaço de confraternização entre os flamencos e flamencas espalhados pelo Brasil”, explica Ana Paula Campoy.
Aberta para todo o público, a feira de artigos e roupas típicas terá a participação de empresas do ramo do flamenco no Brasil que comercializam saias, figurinos, castanholas, flores, brincos, manton (chale), abanico (leque) entre outros, como A Fulana Flamenco, Bierzo Flamenco, Ole Flamenco, Flamenco Por Aí e Feitoria Calçados Flamencos. A parte gastronômica fica a cargo da Casa Paco Gastronomia, com bebidas e pratos típicos espanhóis tais como tapas espanholas e “raciones” de paellas, que são porções menores do prato.
A Feira Flamenca também tem como tradição promover o intercâmbio dos alunos e do público em geral com grandes artistas flamencos brasileiros, mas principalmente com maestros e maestras renomados da Espanha como o cantaor Trini de la Isla e o bailaor Alfonso Losa, artistas presentes em edições anteriores.
Nesta edição, além da ilustre participação de Mercedes de Córdoba vinda diretamente da Espanha para a feira, os shows contam com um baile formado pelas bailaoras brasileiras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, Deborah Nefussi, além de Juliana Prestes, uma das principais intérpretes de Flamenco na América Latina atualmente, e pelos virtuosos músicos Allan Harbas e Yuri Cayres (guitarristas), Fernando de Marília (cantaor) e Pedro de Souza (percussionista).
Brasil e Espanha encantam no Tablado
No dia 28 de abril, às 20h30, Mercedes de Córdoba faz o Tablado de Abertura. No dia 29 de abril, a partir das 10h, o público poderá conferir a exposição e a feira de artigos flamencos, além de aulas com Mercedes de Córdoba, Ana Paula Campoy, Deborah Nefussi e Juliana Prestes em cursos, oficinas e workshops. Às 20h acontece o show Tablado com Certamen da Feira Flamenca – que é reconhecidamente o único concurso de baile flamenco em todo o Brasil e que é um dos momentos mais emocionantes do evento.
A bailaora Ana Paula Campoy explica que nesse concurso os participantes, novatos e avançados, devem apresentar solos na linguagem de tablado, ou seja, com momentos de improvisação. “Eles fazem uma passagem rápida com os músicos, depois de terem se preparado sozinhos e a gente vê a linguagem, a espontaneidade da comunicação entre os artistas acontecer naquele momento. É super difícil, né? Mas é justamente uma das essências do flamenco!”. Mercedes de Córdoba e outros artistas presentes farão apontamentos técnicos sobre as apresentações e os participantes concorrerão a uma bolsa de estudos de flamenco.
No dia 30 de abril, a partir das 10h, além da feira e da exposição, ocorrem as oficinas com Mercedes de Córdoba, Carolina da Mata e Deborah Nefussi. Às 17h30 o público confere a “Charla”, uma entrevista aberta entre Mercedes de Córdoba e o público para trocar impressões sobre vida, carreira e a cena internacional e nacional de Flamenco. O dia encerra às 20h com a última apresentação musical da feira, o Show Tablado com as bailaoras e professoras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, Deborah Nefussi, Juliana Prestes, e os músicos Allan Harbas, Yuri Cayres, Fernando de Marília e Pedro de Souza.
Por fim, no dia 1 de maio, a programação inicia também às 10h com a exposição e a feira, e ao longo do dia ocorrem os cursos e oficinas com Mercedes de Córdoba, Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, e Juliana Prestes, que encerra o evento às 17h30.
Minibio de Mercedes de Córdoba
Mercedes Ruiz Muñoz ou Mercedes de Córdoba é uma bailaora nascida em 1980 em Córdoba, Espanha. Com apenas quatro anos começou a mostrar seus dotes de baile e com seis colaborou no filme “Montoyas y Tarantos”. Aos 17 anos se formou em Danza Española pelo Conservatorio Oficial de Arte Dramático y Danza de Córdoba, se classificando com distinção.
Estudou com grandes nomes do flamenco como Javier Latorre, Eva Yerbabuena, Javier Barón, Milagros Menjíbar, Manolete, Aída Gómez, Antonio Ruiz, entre outros. Com 12 anos foi requerida por Javier Latorre para um tour pela França, junto com Eva Yerbabuena. Com 17 passou a integrar a Compañía Andaluza de Danza dirigida por José Antonio, e atuou na inauguração do Teatro Real de Madrid.
Com a companhia de Eva Yerbabuena estreou em 1998 o espetáculo “Eva”, entre outras obras que percorreram o mundo. Além de bailaora, também passou a coreografar peças, assumir o cargo de assistente de direção e das audições da renomada companhia. Merece destaque também sua atuação como membro e solista das companhias de Javier Barón e Joaquín Grilo.
Mesmo com a intensa atuação em companhias, seguiu com sua trajetória como solista. Trabalhou em importantes festivais nacionais e internacionais como Mont de Marsan, Luxemburgo. Corral de Carbón, Festival del Cante Grande, Ciclos Flamencos de Cajasol, Festival de la Guitarra, entre outros.
Como diretora, assinou a obra “Sangre” dos irmãos Campallo, cujo a estreia foi na Bienal de Flamenco de Sevilla e no Festival de Jerez. Junto a Soraya Clavijo y Lucía La Piñona criou e estreou “6 Zapatos”. “Sin Más”, é um espetáculo próprio de Mercedes, apresentado em primeira mão no Festival Flamenco de Monterrey.
Mercedes segue atuando em tablaos renomados como Los Gallos, Casa Patas, Cordobes, entre outros. Também é reconhecida mundialmente como excelente maestra de baile, ministrando cursos em Hong Kong, Japão, Estados Unidos, México, Chile, Espanha, Marrocos, Holanda, França, Austrália, entre outros países. Dentre as premiações como bailaora destacam-se o 1º Prêmio Nacional por Alegrías de La Perla de Cádiz; o 2º Prêmio no Festival Internacional del Cante de las Minas e o 1º Premio del Concurso Nacional de Córdoba.
Informações do evento
Datas e Horários:
28 de abril de 2023
até 1 de maio de 2023
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: http://feiraflamenca.com.br/
Formato do Evento: Presencial
Local: Estudio & Tablao Conarte Flamenco
Endereço: Avenida Benedito Storani, 1218 - Vinhedo / SP - 13280-017
Localização: