Crédito da foto: Centro de Referência da Dança

Sustentabilidade e meio ambiente permeiam coreografia inspirada nos ciclos da natureza. Oikos traz, além de danças tribais, a imitação do movimento dos animais. Investigar as estações e a mudança nos ciclos da natureza, abordando os temas sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, é o objetivo do espetáculo de dança contemporânea “Oikos”, encenado pela Sopro Cia. De Dança.
A partir do significado da palavra ecologia, “estudo da casa”, e de que chamamos assim o planeta no qual vivemos, a coreografia evidencia a mudança de estações no ciclo da natureza e traz, além de danças tribais, a imitação do movimento dos animais como complemento cênico durante a apresentação.
O Trabalho é direcionado por pesquisas que exploram, em todas as apresentações, a relação do homem com o espaço em que vive. A obra começa por apresentar tudo com a colocação dos planos e dos seres que figura, seja em plano aberto ou fechado, ao longo da obra. O início mostra uma floresta, um espaço bastante habitado e dinâmico, com uma diversidade de seres, os vários detalhes e nosso olhar passa por tudo, o que nos provocaria grande contemplação de todo o espaço, luz e sombra, seja por pura admiração, seja por instinto de segurança, mantendo-se alerta em todos os movimentos; Animais e plantas, e seus ciclos. As insinuações de um ser específico não o tornava tão figurativo a ponto de perder nele referência a outro ser; idealiza movimentos com certa universalidade a ponto de poder servir para representar outros seres vivos, inclusive o ser humano, ou talvez a vida em um sentido geral, da interação com homem, o desenvolvimento desta interação, por bem ou por mal, até se intensificar ao ponto que isso começa a reduzir o meio ambiente até não restar quase nada, apenas um ser, na solidão, a compreensão do equilíbrio da natureza já prenuncia a solidão dos seres, ou da humanidade, caso o desenvolvimento desta última não se preocupe com a sustentabilidade.

 

Ficha Técnica
Direção: Roberto Amorim e Tatiana Portella
Coreógrafo: Roberto Amorim
Assistente de coreografia e Professora de Ballet: Tatiana Portella
Maitre de Dança Contemporânea JORAM: Roberto Amorim
Professores convidados: Wanderlei Oliveira, Tatiana Portella.
Operadores e técnicos de som e luz: Adeilton Conceição, Eduardo Ferreira
Valdir Zeller.
Desenho de luz: Roberto Amorim
Assistente de palco e apoio: Roberto Portella, Rafael Fernandes
Secretária: Leticia Rauliks.
Gestão e coordenadora de projetos: Bruno Clima
Social Média: Isabella Correia
Fotos: Dennys Flores
Vídeo: Alessandro Raganin
Bailarinos: Bruno Clima, Carolina Allegrini, Isabela Rabadan, Lívia Ribeiro, Micaela Obelar Lopez, Roberto Amorim, Stella Fachetti, Tatiana Portella e Vitor Marvulle.

Informações do evento

Datas e Horários:
6 de março de 2025 até 8 de março de 2025 19:00 às 20:00 - Quinta-Feira 19:00 às 20:00 - Sexta-Feira 19:00 às 20:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 60

Telefone para contato: (11) 98397-4151

Site: https://www.instagram.com/crdancasp/

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: CRD - Centro de Referência da Dança

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, s/n - São Paulo / SP - 01037000

Localização: