28 a 30 de maio, 15h às 17h
Site: https://linktr.ee/festivalmultipladanca
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdH8nz8OehxkxcFrrDAiEP3O6Ku6eAJ0p5rBZeZNtnRRP8rNA/viewform
Adinkra, símbolo gráfico do povo Akan, África Ocidental. Sankofa, representada por um pássaro firme no chão e a cabeça para trás, simboliza a necessidade de olhar o passado, acessar a história vivida e aprender. O pássaro vai à frente, voa, mas não esquece a história.
A dança como presente: acessar o passado pelo corpo, com o corpo é o maior presente que podemos nos dar. Corpo ancestral, dança primordial, que emerge na construção de uma relação com o tempo. Mover o tempo interno, construir novos presentes para nós mesmos. A oficina propõe experiências práticas de dança com o artista Orun Santana, autor de uma pesquisa em dança intitulada Ancestralidade do Presente que usa dos princípios de movimento da dança dos orixás e da técnica acogny de danças africanas como método investigativo do corpo. Sankofa – a dança como presente é uma proposta de mover ancestral ancorada no tempo, criando conexão do passado presente no corpo, construindo novos futuros. O acesso ao passado é o verdadeiro presente a nós mesmos. “Te convido a voar comigo nessa dança dos tempos…”
Orun Santana é artista, bailarino, capoeirista, professor, pesquisador em dança e cultura afro de Recife (PE), formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos Mestre Meia-noite e Vilma Carijós. Brincador da cultura popular, faz das vivências com as danças e brinquedos lugar de pesquisa corporal e investigações artísticas para a cena. Passou pelo Grupo Grial, Compassos Cia. de Danças e Cláudio Lacerda Dança Amorfa, atualmente é diretor artístico da Cia. de Dança Daruê Malungo e realiza o espetáculo solo intitulado Meia-noite. Com esse trabalho recebeu o prêmio de melhor bailarino no Festival de Janeiro (SP). A obra passou por palcos como o do Itaú Cultural (SP), Palco Giratório do Sesc (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e Aldeia Vale Dançar (PE). Em 2019, Meia Noite realizou uma média temporada no Teatro Arraial Ariano Suassuna (PE) e esteve nos festivais Aldeia Olho D’água dos Bredos pelo Sesc Arcoverde (PE), Festival de Teatro do Agreste – Feteag (PE), Festival de Arte Negra (MG). Neste mesmo ano, Orun Santana participou do 22° Festival Lusofonia (China) e da 11a Semana Cultural da China dos Países da Língua Portuguesa, acompanhando o DJ Dolores em turnê. Em 2020 participou da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, na Plataforma Brasil. Em 2020, durante a pandemia, criou o personagem Tio Orun, iniciando um trabalho pedagógico voltado para o público infantil; também criou a oficina Sankofa – a Dança como Presente.
Foto – Oficina Orun Santana Múltipla Dança_ por Anderson Stevens
Informações do evento
Datas e Horários:
28 de maio de 2021
até 30 de maio de 2021
15:00 às 17:00 -
Domingo
15:00 às 17:00 -
Segunda-Feira
15:00 às 17:00 -
Sexta-Feira
15:00 às 17:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: 16 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://linktr.ee/festivalmultipladanca
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online