Crédito da foto: Aurieli Adam

Aprenda a dançar o ballet do século 19 em oficina online e gratuita

Projeto é desenvolvido com recursos do Edital de Circuito Catarinense de Cultura

Não é a primeira vez que a oficina ‘Como era uma aula de Ballet no século 19?’ acontece em Chapecó/SC. Em julho do ano passado, a atividade foi realizada de forma presencial no município, mas pessoas de fora do Oeste Catarinense se interessaram em participar e não puderam por conta da distância. Agora, quem não pôde estar presente, tem a oportunidade de participar da edição inédita online.

Serão seis encontros de uma hora cada, transmitidos pela plataforma Google Meet. As aulas teóricas ocorrem nas sextas-feiras dos dias 27 de junho, 11 e 18 de julho, das 19h30 às 20h30; as práticas, aos sábados, nos dias 28 de junho, 12 e 19 de julho, das 9h às 10h. É preciso ter experiência em ballet apenas para as aulas práticas.

A oficina é voltada a bailarinos, profissionais da dança, e todos aqueles interessados em dança clássica e história cultural, com idade mínima de 16 anos. Serão disponibilizadas 30 vagas e a atividade contará com acessibilidade em Libras. Para se inscrever, é preciso acessar o link da bio do perfil no Instagram @projetooriri, até o dia 27 de junho.

A atividade tem o objetivo de explorar o contexto histórico do ballet no século 19, abordando sua estética e estilo de movimento. Na parte prática, serão realizados exercícios do período, recriados a partir das notas, livros e ensinamentos dos mestres de ballet da época, Carlo Blasis e L. Adice.

A ministrante Bruna Meoti, relembra o sucesso da oficina presencial da oficina e incentiva o público a participar da versão online: “Foi lindo ver quem participou da oficina presencial ano passado perceber as diferenças entre o ballet atual e o ballet do século 19. E nada mais justo do que atender os pedidos e fazermos uma versão online da oficina, pensando em quem mora longe da nossa mesorregião. Para mim, levar essa experiência ao máximo de pessoas é uma forma de contribuir com a dança, proporcionando uma oportunidade de desenvolvimento e de resgate histórico que transcende o tempo. Se você é bailarino(a) e/ou professor(a) de dança, ou simplesmente tem apreço por aprender sobre dança clássica, não perca a oportunidade de ter acesso gratuito a uma recriação fiel do ballet do século 19”, convida.

Durante muitos anos, Bruna Meoti foi uma bailarina clássica guiada pela paixão pela dança, especialmente pelo ballet. A origem de certas tradições nas aulas sempre a intrigaram e, ao questionar o porquê de determinadas tradições, recebia como resposta um simples ‘sempre foi assim’. Isso a levou a buscar respostas por conta própria. E foi nessa jornada de pesquisa que Bruna descobriu que certos costumes têm raízes profundas, carregadas de significado e história. “Muitas das práticas que parecem naturais hoje foram, na verdade, construídas ao longo do tempo, adaptadas conforme as necessidades, estilos e objetivos do ballet evoluíram. Percebi que não existe uma única maneira de realizar um movimento: diferentes metodologias oferecem alternativas, e conhecer a história de cada movimento enriquece sua execução. Foi essa percepção que me motivou a criar a oficina ‘Como era uma aula de Ballet no século 19?’, com a intenção de compartilhar esse aprendizado e auxiliar bailarinos e professores a aprimorar suas técnicas e abordagens pedagógicas, completa.

A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, através do Edital Circuito Catarinense de Cultura.

 

Ficou interessado(a)? Marque na agenda!

Oficina: Como era uma aula de Ballet no século 19?

Aulas teóricas: 27/06; 11/07 e 18/07 (sextas-feiras – noite)

Horário: 19h30 às 20h30

Aulas práticas: 28/06; 12/07 e 19/07 (sábados – manhã)

Horário: 9h às 10h

Autoria release:

Mirella Schuch

 

Informações do evento

Datas e Horários:
27 de junho de 2025 até 19 de julho de 2025 19:30 às 20:30 - Sexta-Feira 09:00 às 10:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 30

Telefone para contato: (49) 99106-8695

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Online

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAgAwESmTMHQcGJaeWuIJRVYwypbraNVax31wbyW87mZvEsQ/viewform

Local: Será pela plataforma do Google Meet