Fortalecendo o Povo Preto – Sabou Fagny (dança africana)

Data: Sábado, de 08 de maio

Horário: das 10h às 12h

Inscrições e informações: Instagram do grupo @asilicoletiva

Classificação: Livre

Atividade Gratuita


Oficina gratuita de dança africana estimula corpo e ritmo por meio de saberes ancestrais

Grupo Asili Coletiva promove aula especial da dançarina guineense Mariama Camara

São Paulo, maio de 2021. No próximo sábado (08), o grupo de dança Asili Coletiva realiza oficina gratuita de dança africana. A atividade intitulada ‘Sabou-Fagny’ (significando algo como gesto de bondade) será ministrada pela dançarina e percussionista guineense Mariama Camara. Segundo a artista, a oficina compreende estímulos pedagógicos e performáticos. No primeiro deles, apresenta-se a narrativa histórica, seguida do solfejo do ritmo e o detalhamento da técnica utilizada em cada passo. No âmbito performático, experimentam-se os movimentos corporais, cantos e toques de ritmos de modo que o resultado final seja uma sequência coreográfica. A oficina Sabou-Fagny é gratuita e ocorrerá de modo online, por meio do Youtube. Na sequência, ocorrerá um bate-papo com a artista orientadora.

A aula de dança africana compõe a série de atividades ‘Fortalecendo o Povo Preto’ que tem a curadoria de Breno Andreata, Rafaela Castro e Tatiane Martins. A coordenação artístico-pedagógica é de Felipe Cirilo. As ações visam ampliar a interlocução do grupo com comunidades marcadas por grande presença negra em cada uma das regiões da capital paulistana e, sobretudo, estimular a integração de diferentes pessoas, bairros e regiões.

Mariama Camara adianta que sua oficina abarcará técnicas de aquecimento e alongamento adquiridas em seus estudos nos balés de Guiné; estímulos para coordenação psicomotora associada à musica; consciência extra corporal por meio da audição dos ritmos, observação e imitação das partituras e frases coreográficas do corpo/ritmo da orientadora; e atividades ligadas à expressão corporal e prática de conjunto. A artista aponta que oficina atua ainda na elevação da elevação da autoestima por meio da dança africana, liberação do stress e melhora na qualidade de vida.

A oficina Sabou-Fagny integra o projeto Quilombo das Artes do grupo de dança Asili Coletiva, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Informações do evento

Datas e Horários:
8 de maio de 2021 até 6 de maio de 2021 10:00 às 12:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Site: https://www.instagram.com/asilicoletiva/

Formato do Evento: Presencial

Local: Online

Endereço: Online