Crédito da foto: Ariane Almeida

O Fluxo em Redes, projeto idealizado pela artista da dança Ayumi Hanada, está em circulação com seu mais novo espetáculo por 08 cidades do estado de São Paulo. Oferecendo duas apresentações e uma oficina de dança contemporânea, a programação gratuita chega à capital nos dias 13 e 14 de dezembro. Os ingressos podem ser reservados através do Sympla ou retirados presencialmente 1 hora antes de cada sessão. As apresentações ocorrem sexta e sábado, sempre às 20h, na Sala Renée Gumiel. A 2ª sessão contará com intérprete de Libras. 

“Duplos [versão 1]” é um olhar multifacetado sobre as relações entre duas pessoas, desde momentos íntimos, a conflitos e harmonias, sem impor uma narrativa linear. A intenção é que o público encontre sua própria identificação nas diversas formas de relacionamento apresentadas. É uma provocação para o espectador refletir sobre o valor das interações que muitas vezes passam despercebidas em nosso cotidiano, convidando-o a quebrar barreiras emocionais e a explorar, coletivamente, as diversas nuances das relações humanas.

“Sabe quando duas pessoas passam pela mesma situação, mas, quando vão contar para alguém, pequenos detalhes ou até grandes partes são completamente diferentes? Cada pessoa enxergou ou sentiu de um jeito, apesar de ser a mesma situação… Duplos é exatamente sobre isso: uma brincadeira de olhar por diferentes ângulos e diferentes pontos de vista o mesmo acontecimento, partindo de um mesmo lugar para chegar em outros diferentes”, conta Ayumi.

Estreada em 2023 na cidade de Campinas, a obra foi criada pelas dançarinas Ayumi Hanada e Sabrina Barros, sob a direção artística de Mel Baba. Agora elas circulam com incentivo da Lei Paulo Gustavo, Edital n°20/2023 – Difusão Cultural do Estado de São Paulo. Catharina Glória e Camilla Vicente conduzem a produção executiva da circulação em parceria com a produtora local Rúbia Galera. 

Oficina de dança contemporânea gratuita

Além de prestigiarem as apresentações, artistas, estudantes e pessoas interessadas em práticas do movimento poderão participar da oficina “Fluxo 360°”, conduzida pela própria Ayumi Hanada, dia 14/12 (sáb) das 14h às 16h, na Funarte SP. Esta é uma prática de dança que mergulha na percepção tridimensional do corpo em movimento numa coexistência sensível com outros praticantes, abraçando o coletivo e a sincronicidade sem abandonar a individualidade. A inscrição é online por meio do formulário.

Bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp, Ayumi Hanada colaborou como intérprete, criadora e pesquisadora em dança de diversos grupos independentes nas cidades de Campinas e São Paulo, com passagem pelo Grupo Dançaberta, sob direção de Júlia Ziviani; Grupo EmQueda, sob orientação de Daniela Gatti e Grupo Imaginar-te. Entre 2019 e 2021, integrou o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob direção de Luiz Fernando Bongiovanni. Com experiências no Brasil e exterior, já realizou apresentações nos Estados Unidos e projetos em parceria Brasil-Espanha.

 

Sobre o Fluxo em Redes

 

Criado em 2018 pela artista da dança Ayumi Hanada, o objetivo principal da plataforma é a construção de uma rede de colaboração, tanto da área da dança, quanto de outras áreas das artes, como a música e o audiovisual. O Fluxo em Redes surgiu com o propósito de explorar a improvisação em dança e o uso das novas tecnologias como potencializadoras de criações em dança contemporânea. 

Em seu repertório estão os espetáculos “Fluxo em redes – #experimento01” (2018 | ProAC 1as. Obras), “Q u a s e” (2021 | ProAC LAB), “Duplos [versão 1]” e “Duplos [versão 2]” (2023 | FICC – Campinas). Em trabalhos dedicados à criação de videodanças, as obras “volú.vel”, “Nem tudo são dores”, “Dança em tempos de limitação”, “Nada será como antes – Reedit”, “Não vai sobrar Nenhum” e os videoclipes do álbum musical “meu corre”, desdobramento da trilha sonora de “Q u a s e”, compõem um vasto conjunto de projetos com artistas parceiros e que circularam por festivais nacionais e internacionais de cinema e videodança. 

O Fluxo em Redes também trabalha com a ideia de formação e propiciação de experiências estéticas a partir da dança, oferecendo cursos, workshops e oficinas. Ayumi Hanada já ministrou oficinas de criação e composição em dança contemporânea através do Fluxo em Redes em parcerias com o Sesc Ceará e como provocadora e preparadora corporal de grupos e projetos independentes.

FICHA TÉCNICA

Direção geral: Ayumi Hanada

Direção artística: Mel Baba

Dançarinas criadoras: Ayumi Hanada e Sabrina Barros

Música: Carva

Concepção e operação de luz: Wanessa Di Guimarães

Produção executiva: Catharina Glória e Camilla Vicente

Produção Local: Rúbia Galera (São Paulo) 

Designer: Bárbara Nudelman

Estrategista e Gestão de Comunicação: Natalia Beserra Melo

Consultoria e produção para acessibilidade: Verena Teixeira

Narradora de audiodescrição: Verena Teixeira

Roteirista de audiodescrição: Daniella Forchetti

Consultoria em audiodescrição: Vilson Zattera

Intérpretes de Libras: Flávia Batista

Fotografia: Ariane Almeida

Captação audiovisual: Kaluã Leone

Ensaios: Espaço Dançaberta

Realização: Fluxo em Redes

Informações do evento

Datas e Horários:
14 de dezembro de 2024 até 14 de dezembro de 2024 14:00 às 16:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 25

E-mail: fluxoemredes@gmail.com

Formato do Evento: Presencial

Local: Sala Renée Gumiel - Complexo Cultural Funarte SP

Endereço: Alameda Nothmann, 1058 - São Paulo / SP - 01216-001

Localização: