Nesta oficina aplicamos conceitos e técnicas utilizadas durante as pesquisas desenvolvidas no projeto DUPLOS. O processo criativo com foco na improvisação será abordado através de referências conceituais com base nos trabalhos de artistas como Dudude Herrmann, Pauline Oliveros, Lisa Nelson, Cornelius Cardew, Rogério Costa, entre outros; Na prática, serão explorados uma série de exercícios instaurados pelos artistas e colaboradores que passaram pelo projeto ao longo dos anos.

Duplos é um projeto de improvisação entre linguagens – dança e música iniciado em 2016 com direção artística de Talita Florêncio e Thiago Salas. O projeto vem realizando séries de encontros, debates e performances com foco em processos que lidam com indeterminação, acaso, escuta e produção de presença.

Público Alvo: Músicos, Dançarinos, Estudantes de Arte e Performance, Interessados em Geral. Idade: 16 anos.

Link para inscrição aqui


Talita Florêncio é pesquisadora em dança com formação pela Unicamp e tem estudado as relações entre composição, improvisação, coreografias e arte sonora. É idealizadora e diretora da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB junto ao artista sonoro Thiago Salas. Entre suas mais recentes criações, estão: Corvina (2021), Aquário Hábitos (2020), INN (2020), Refugo (2019), Duplos (2016, – ), Osso (2016), Unicórnio (2016) e Cristais (2016). Atuou como interprete, bailarina e colaboradora em projetos de artistas como: Marta Soares, Marcelo Evelin, Juliana Moraes, Neto Machado, Jorge Alencar, Diego Agulló e Holly Cavrel. Tem recebido prêmios e financiamentos para realização de trabalhos artísticos de instituições como Fomento à Dança de São Paulo, CCSP Novos Coreógrafos, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Secretaria Municipal de Votuporanga. Desde 2016 atua na direção da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB. Desde 2016 atua como diretora artística do projeto Duplos, tendo realizado diversas mostras de performance, atividades pedagógicas e de compartilhamento, debates e reflexões acerca do encontro entre música e dança contemporânea com foco em processos de improvisação.


Thiago Salas possui graduação em Música pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA USP. Trabalha com arte sonora, tecnologias e transmidialidade em colaboração com artistas e pesquisadores de diversas linguagens como vídeo, performance, dança, música e literatura. Desde 2015 atua em projetos de pesquisa e criação artística na plataforma APT.LAB com foco na crítica sobre a implicação das tecnologias atuais na produção do gesto. Possui prémios e financiamentos de instituições como Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, Da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro, Do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, da Fundacion Das Artes da Argentina. Apresentou trabalhos em congressos, mostras e festivais em diversas cidades brasileiras e países como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal, Holanda, Bélgica, França.

Informações do evento

Datas e Horários:
1 de agosto de 2023 até 4 de agosto de 2023 18:30 às 21:30 - Terça-Feira 18:30 às 21:30 - Quarta-Feira 18:30 às 21:30 - Quinta-Feira 18:30 às 21:30 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 20

Site: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/f2f88e8e9aabd9bc9d0cd8472bb287d3

Formato do Evento: Presencial

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001

Localização: