Sucesso de público, com ingressos rapidamente esgotados na primeira e na segunda temporada, o espetáculo de teatro-dança “O Poço da Mulher-Falcão” volta em cartaz entre os dias 06 de março e 03 abril, no CPT_SESC do Sesc Consolação. As apresentações serão nas quartas e quintas, às 20h.  A direção é de Emilie Sugai e Fabio Mazzoni, com a participação do performer Toshi Tanaka e figurinos de Telumi Hellen. 

 

Inspirada na obra “At the Hawk’s Well”, do poeta e dramaturgo irlandês, William Butler Yeats, a narrativa da peça gira em torno da eterna busca da natureza humana pela imortalidade e pelo inacessível. No enredo, um velho homem e o jovem Cuchullain, herói da mitologia celta, desejam beber a água de um poço encantado para encontrar a sabedoria interior divina e alcançar a imortalidade. No entanto, o local é protegido pela enigmática guardiã, possuída por um falcão, que dança de forma mística, como uma ave de rapina, bela e mágica, frustrando os anseios dos homens. 

 

A dança é o “instinto de vida”, que aspira em reencontrar a unidade entre o corpo e a alma, numa busca pela libertação alcançada no êxtase. De acordo com os xamãs, é pela dança que se consuma a ascensão para o mundo dos espíritos. Com seus movimentos mágicos, a Mulher-Falcão revela seus poderes sobrenaturais, trazendo o velho e o jovem para a realidade da vida terrena. Yeats exprime, pelo poder de sedução da dança, a necessidade do homem de livrar-se do perecível. O falcão é a perseguição do abstrato, o jovem é a natureza contraditória do sacrifício e o velho, a amargura, solidão e egoísmo. 

 

Além dos personagens da peça, a encenação dá vida a ‘seres imaginários’, numa referência à obra “O Livro dos Seres Imaginários”, de Jorge Luis Borges, desempenhando um papel central na representação da conexão entre corpo e alma, e que emergem da escuridão, ligando-se às histórias pessoais dos artistas, e evocando mestres e ancestrais. 

 

A narrativa é conduzida por uma coreografia que busca conectar o corpo individual ao coletivo, com influências do Suriashi japonês (deslizar com os pés) para trazer o mundo poético do corpo performativo, e uma aproximação com o butô pelo aspecto da leveza e do luminoso. 

 

Com poucos elementos cênicos, a produção concentra-se na força do corpo, na sonoridade das vozes e em uma trilha sonora envolvente. O espaço é vazio, em um ambiente de pouca luz, onde sons de pássaros ecoam, e uma atmosfera de obscuridade e magia se desvela. Esta ausência de cenário, inspirada pelo minimalismo do Teatro Nô japonês, reflete a busca de Yeats por uma simplicidade que pudesse expressar a harmoniosa síntese de ideias, sentimentos e imagens. 

 

Por outro lado, o figurino, apesar de parecer disforme à luz, ganha sentido quando explorado o conceito de sombra e luz, tornando-se um elemento estético, inspirado por artistas como Bosch e Caravaggio. 

 

 ‘O Poço da Mulher-Falcão’ é o resultado desse experimento, uma obra que transcende fronteiras culturais, unindo de maneira única a tradição oriental com a interpretação ocidental. É uma celebração da dança, conduzida por Emilie Sugai, expoente do butô no Brasil e enaltecida pela participação do performer Toshi Tanaka.  

 

Além disso, é marcada pelo trabalho de encenação concebido pelo diretor Fabio Mazzoni, inspirado pela forma de dirigir do encenador Antunes Filho, que o influenciou em sua formação durante a trajetória no CPT. Mazzoni cria imagens poéticas a partir dos elementos cênicos e objetos do próprio cenário, como o uso dos “panelões” de luz, que se integram perfeitamente à performance dos atores e atrizes, conferindo dinamismo à narrativa dramatúrgica e convidando o público a mergulhar no universo lúdico proposto pela interpretação e encenação. 

 

Residência Artística e sua contribuição para o espetáculo 

 

A montagem é o resultado de uma série de experimentações e vivências envolvendo técnicas corporais, vocais, direção cênica, iluminação, performance, e a elaboração de figurinos e adereços. Todas essas atividades foram conduzidas durante a Residência Artística, no CPT_SESC, sob a orientação de Emilie Sugai, Fabio Mazzoni, Sandra-X e Telumi Hellen, culminando na criação deste espetáculo de teatro-dança, “O Poço da Mulher-Falcão”, inspirado na atmosfera doTeatro  Nô. 

Ficha Técnica: 

 

O Poço da Mulher-Falcão 

Inspirado na obra “At the Hawk’s Well”, de William Butler Yeats 

 

Idealização, Concepção Geral, Direção e Dramaturgia: Emilie Sugai e Fabio Mazzoni 

Coreografia: Emilie Sugai 

Desenho de Luz e Sonoplastia: Fabio Mazzoni 

Figurinos: Telumi Hellen 

Preparação Vocal: Sandra-X 

Assistente de Direção: Guilherme Marin 

Assistente de Iluminação/Operação de Luz: Mafe Wagapoff 

 

Assistente de Figurinos: Luciana Colucci 

Elenco: Diego Brito, Driélly Moyanno, Duda Esteves, Emilie Sugai (Mulher-Falcão), Emily Kimura, Jon Marquez, Lenise Oliveira, Lucas Sabatini, Natália Ueda, Suellen Leal, Thiago Sgambato 

Participação especial: Toshi Tanaka (Velho) 

Produção: ABX Produções 

Realização: Sesc São Paulo 


Informações do evento

Datas e Horários:
6 de março de 2024 até 3 de abril de 2024

Valor: R$ 12,00 a R$ 40,00

Classificações: 12 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.sescsp.org.br/programacao/o-poco-da-mulher-falcao/

Formato do Evento: Presencial

Local: Sesc Consolação

Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 - São Paulo / SP - 01222-020

Localização: