LABORATÓRIO SIAMESES estréia o espetáculo O OLHO DA AGULHA, em sua primeira parceira com o coreógrafo, ator e artista visual Roberto Alencar. O trabalho busca no cruzamento da dança, artes visuais, música e literatura, pensar um espaço de potencialidades da monstruosidade no caos de um ateliê.

Encerrando o tríptico de criações do projeto Corpos Octópodes, o Laboratório Siameses estréia seu novo trabalho, O olho da Agulha. Criado e dirigido por Roberto Alencar, o trabalho busca no cruzamento da dança, artes visuais, música e literatura, pensar um espaço de potencialidades da monstruosidade.

Há vinte anos, Roberto Alencar tem trabalhado como bailarino com diversos artistas da cena paulistana, mas em 2010, resolveu se dedicar a um trabalho mais autoral. Desde lá, tem estudado e desenvolvido uma linguagem em que a dança contemporânea está em intercâmbio com outras áreas da criação artística, principalmente, o teatro físico-visual e as artes visuais. Nos últimos sete anos, essa pesquisa foi se especializando na relação da dança com o desenho, investigando as relações entre a gestualidade do corpo no espaço contaminada pelo gesto do desenhista e vice versa.

Da união da pesquisa de Roberto Alencar com o trabalho desenvolvido no Laboratório Siameses nasce O OLHO DA AGULHA. O espetáculo, que traz para a cena Maurício de Oliveira, Marina Salgado e Danielle Rodrigues, traz como ponto de partida o caos no Ateliê de um artista. Juntam-se a eles a light artist Mirella Brandi, o músico Rodrigo Florentino, a designer Adriana Hitomi, dentre outros. 

Pra abordar este assunto, Roberto se inspirou em dois artistas que colocam o ateliê (processos de criação) no centro de suas questões – o pintor irlandês Francis Bacon e o multi-artista sul africano Willian Kentridge. Grandes influências no seu fazer artístico, as obras de Kentridge e Bacon dificilmente conseguem ser lidas separadamente dos seus procedimentos de criação, da visualização de seus dias enfurnados no ateliê, chafurdados no caos e criando redes e conexões entre as coisas, os afetos e os conceitos.

“O que importa, pra mim, é que os gestos, as ações, as sensações, os movimentos, os pensamentos realizados e vividos em cena possam fortalecer o desejo no corpo de  continuar inventando. O motor afetivo das sensações precisa ser estimulado sempre nos corpos dos intérpretes em cena e principalmente nos corpos dos espectadores”, diz Roberto Alencar.

Nesse território de caos instalado, as imagens se reorganizam constantemente, construindo através de memórias, mitos, conceitos e experiências, um território de excesso e de contenção do qual a monstruosidade emerge. 

O OLHO DA AGULHA é a última criação do projeto “Corpos Octópodes”, realizado com o apoio da 29ª edição do Fomento à Dança de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Criação e Direção: Roberto Alencar

Idealização: Tono Guimarães e Maurício de Oliveira

Direção de Produção: Fernando Araújo 

Intérpretes/Criadores: Danielle Rodrigues, Marina Salgado e Maurício de Oliveira 

Texto: Maria Fernanda Elias Maglio (“De vaca, de lobo e de homem”), Danielle Rodrigues e Tono Guimarães

Desenho e operação de Luz: Mirella Brandi

Montagem de Luz: Alexandre Zullu

Trilha sonora: Rodrigo Florentino

Operação de som: May Manão

Desenho de Figurino: Adriana Hitomi

Pintura do Figurino: Roberto Alencar 

Cenografia: Guilherme Isnard

Adereço móbile Medusa: Tui Xavier Isnard

Assistente de Cenografia: Márcia Liedke

Cenotécnico: Rafael Godói Neves Pinheiro 

Gravação trilha: Estúdio Urutu

Foto: William Aguiar

Videografia: Thiago Zanotta Capella

Identidade Visual: Alessandro Romio 

Preparação Física: Graziely Perdiz 

Social Midia: Priscila Pereira 

Designer de Mídia: Guilherme Romaniche 

Administração: Alessandra Herszkowicz 

Contabilidade: Recserv Assessoria 

Espaço de ensaio: Oficina de Atores Nilton Travesso 

Gestão de Recursos: Giz Cultural 

Realização: Laboratório Siameses

Agradecimento: Ana Luíza Fay; Léo Vaz, Pablo Figueirôa, Martinha e Oficina de Atores Nilton Travesso; Júlio Dória, Patrícia Borges Mesquita e as equipes dos Teatros João Caetano e Cacilda Becker. 

Agradecimentos Pessoais: Renata Aspesi, Lúcia Romano, Zeca Bittencourt, Manuela Romano Bittencourt, Wagner de Miranda, Cecília Almeida Sales, Rogério Marcondes, Domingos Quintiliano, Gal Oppido.



Informações do evento

Datas e Horários:
4 de março de 2022 até 6 de março de 2022 19:00 às 20:00 - Domingo 21:00 às 22:00 - Sexta-Feira 21:00 às 22:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

E-mail: gizcultural@gizcultural.com.br

Formato do Evento: Presencial

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: Rua Tito, 295, até 1005/1006 - São Paulo / SP - 05051-000

Localização: