Espetáculo ‘O Gueto: entre vozes e corpos no hip-hop’ chega aos palcos da Bahia em novembro
Fruto da primeira residência artística do Recôncavo, será exibido em Salvador e em cidades do Recôncavo Baiano
O espetáculo ‘O Gueto: entre vozes e corpos no hip-hop’ nasceu da primeira Residência Artística em Danças Urbanas do Recôncavo da Bahia, realizada pela Associação de Bboys e Bgirls para o Mundo (ABW), ABW Crew e DARCT, com sede em Cachoeira (BA). O projeto busca não apenas fomentar o desenvolvimento artístico, mas também promover a qualificação profissional e oportunidades para grupos historicamente excluídos, contribuindo para o fortalecimento da Cultura Hip-Hop no Recôncavo Baiano.
A iniciativa reuniu jovens e adultos dançarinos da ABW e artistas de diferentes cidades, em um processo formativo que envolveu oficinas, treinos e laboratórios criativos com importantes referências da Cultura Hip-Hop nacional. O resultado dessa imersão estreia em novembro de 2025 e circulará por cinco cidades baianas, fortalecendo a cena cultural do interior e dando visibilidade ao protagonismo da juventude negra periférica.
Sob a regência simbólica de Exu – orixá cultuado nas religiões de matriz africana, associado à comunicação e conhecido como o mensageiro das ruas –, o espetáculo se estruturará em quatro atos que atravessarão memórias, vivências e territórios do corpo periférico. Cada um se desdobrará em uma narrativa que abordará tanto as dores quanto as potências da juventude urbana, revelando o hip-hop como linguagem que conecta resistência, identidade e criação coletiva. A concepção artística, desenvolvida pela diretora artística Flávia Pedroso, propõe um diálogo entre movimento, sonoridade e ancestralidade, traduzindo no corpo as vozes múltiplas do gueto.
A residência artística, que deu origem ao espetáculo inédito, contou com inscrições abertas para jovens da ABW e de outras cidades, incluindo a seleção de bolsistas que receberam auxílio financeiro de R$ 400,00, como forma de incentivo e para garantir sua dedicação ao projeto. As aulas iniciaram no mês de junho, com a primeira apresentação feita pela dançarina e, também responsável pela coordenação geral do projeto, Reinna Dórea, que ministrou a oficina de introdução às danças urbanas.
Durante meses, os residentes vivenciaram teoria e prática com o acompanhamento artístico de professores e artistas renomados, que compartilharam suas trajetórias e metodologias, oferecendo aos jovens um repertório amplo e diverso, experimentando práticas que estimularam a identidade e a reflexão, unidas à técnica. O processo formativo contemplou ritmos como locking, popping, krump, breaking, dança afro contemporânea, dancehall, jazz e afrobeats, além de atividades voltadas ao condicionamento físico, treinamento corporal, performance, coreografia e preparação cênica.
O projeto fortaleceu o protagonismo juvenil, a criação coletiva e ampliou o vocabulário artístico dos residentes, que encontraram no corpo a síntese entre tradição, experimentação e identidade periférica. A iniciativa também contribuiu para a difusão das danças urbanas no interior da Bahia, culminando em uma exibição única, composta por uma multiplicidade de estilos.
O espetáculo terá 40 minutos e será exibido em espaços culturais de Cachoeira, Salvador, Conceição de Feira, São Sebastião do Passé e Simões Filho. Estima-se um público de 500 expectadores. Os ingressos serão postos à venda com valores acessíveis e haverá reservas de cotas gratuitas, destinadas a estudantes de escolas públicas e ONGs.
A classificação é livre.
Para garantir a inclusão de todos os públicos, o projeto contará com um plano de acessibilidade, que inclui a contratação de intérpretes de Libras, legendagem nas comunicações digitais e escolha de locais acessíveis para as apresentações.
Ficha técnica
Direção Geral: Reinna Dórea
Direção Artística: Flávia Pedroso
Coordenação de Dança : Tamiles Santos
Coreógrafos(as): Andresson Dórea, Tamiles Santos e Flavinha Pedrozo
Oficineiros e coreógrafos: Ananias Break, Davi Barros, Natália Silva, Michelle Arcanjo, Flavia Pedrozo, Adam, Crew SD, Cacau break, Reinna Dórea, Thina Break, Louise Lucena, Vera Passos, Deise Martins, Dricca Bispo, Yessicas e Thiago Bruneve.
Preparadores Corporais: Ananias Break, Louise Lucena, Michelle Arcanjo e Flavinha Pedrozo.
Direção Musical: Leore Pereira
Dramaturgia: Criação Coletiva
Realização
O projeto, aprovado pela Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT, é realizado pela ABW, DARCT e ABW Crew, com o apoio da Pousada e Restaurante Pai Thomáz. Tem patrocínio da TAG, empresa detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás no Brasil, e do Governo do Estado da Bahia, através da Lei Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – FazCultura (Lei Estadual nº 7.014/1996), por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Sobre a ABW
A Associação de Bboys e Bgirls para o Mundo (ABW) é uma instituição sem fins lucrativos e também um Ponto de Cultura, que atua no município de Cachoeira (BA) desde 2006. O grupo foi idealizado por dois jovens irmãos, Andreson e Renaildes Dórea, com o objetivo de disseminar os pilares da Cultura Hip-Hop e promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social nas atividades artísticas, socioeducativas e profissionais, para que eles se tornem futuras lideranças, capazes de atuar como agentes multiplicadores da cultura em diferentes espaços.
Sobre a TAG
A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de 10 estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros 800 km no Amazonas.
A Companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é referência em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem à La Caisse, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.
Informações do evento
Datas e Horários:
29 de novembro de 2025
19:00 às 19:40 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Site: https://www.abwhiphop.com.br/
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Cinetheatro Cachoeirano
Endereço: s/n - Cachoeira / BA - 44300-000
Localização: