Há 15 anos, o Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico gratuito de formação e experimentação em dança que faz parte das Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – proporciona a jovens de 14 a 24 anos residentes da capital e da Região Metropolitana do estado paulista a oportunidade de aprofundarem na linguagem da dança, desenvolverem sensibilização artística e cultural. Para celebrar esse marco, o projeto realiza cinco apresentações gratuitas do espetáculo “Núcleo Luz Fragmentos”, nos dias 26 e 27 de novembro e de 8 a 10 de dezembro.

Em formato de intervenção e com mais de 80 aprendizes do projeto no elenco, a obra reúne fragmentos de quatro espetáculos do repertório do Núcleo Luz: O Lago de Nós (2016), Okinosmóv – Um ballet nada russo (2015), Heurói (2013) e Rito de Passagem (2011). As cenas ocuparão as dependências da Casa das Caldeiras, no bairro Água Branca, e da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação (sujeito à lotação). Todos os espetáculos tem direção de Chris Belluomini, diretora artística do Projeto Núcleo Luz, que reforça a importância do uso da arte e da dança como instrumentos de transformação social. 

“Esta celebração é marcante na história de um projeto que começou de forma tão artesanal em 2007. São 15 anos de uma política pública referência no segmento da dança no estado de São Paulo. Durante esta caminhada repleta de trocas, desafios e descobertas, mais de 700 jovens passaram pelo Núcleo Luz e levaram consigo parte do que foi construído aqui para novas experiências. Que sigamos adiante por mais 15 anos em nome da cultura, da arte e da educação”, diz Belluomini.

Atualmente, o Núcleo Luz oferece os cursos anuais Ciclo I e Ciclo II e uma oficina semestral, que integram o programa pedagógico, com aulas práticas de corpo, atividades teórico-reflexivas, vivências em processos criativos e benefícios mensais como bolsa-auxílio e ajuda de custo, pois o projeto tem como prioridade atender jovens de baixa renda. Além da participação em espetáculos, os jovens também vivenciam Mostras Experimentais de Dança voltadas para a criação coletiva e individual dos aprendizes. Para saber mais, acesse o site do Núcleo Luz.

Ficha Técnica 

Elenco: Aprendizes do Núcleo Luz

Desenho de Luz: Miló Martins 

Música Original: Carlos Ranoya 

Assistente de Coreografia: Ana Luisa Seelaender 

Direção e Criação: Chris Belluomini


SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007 como parte integrante do Programa Fábricas de Cultura, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico de experimentação e formação na linguagem da dança, voltado preferencialmente a jovens de baixa renda residentes no estado de São Paulo. Sob direção artístico-pedagógica de Chris Belluomini, o Núcleo Luz proporciona aos aprendizes aulas de corpo – contemporâneo, clássico, danças africanas, capoeira, moderno, danças urbanas, dentre outras –, atividades teóricas e reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas por meio dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina. O projeto é gratuito e oferece ajuda de custo para os jovens matriculados.


SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


Informações do evento

Datas e Horários:
8 de dezembro de 2022 até 10 de dezembro de 2022 19:30 às 21:00 - Quinta-Feira 19:30 às 21:00 - Sexta-Feira 16:00 às 17:30 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - São Paulo / SP