SINOPSE
Em “Narrativas Pandêmicas”, sete representantes de coletivos e um artista independente da dança contemporânea paulistana compartilham sua experiência de seguir criando no cenário desafiador da pandemia de Covid-19.
RESUMO DO PROJETO
Artistas, gestores, produtores e técnicos sempre buscaram alternativas de enfrentamento, resistência, sobrevivência e modelos de sustentação para o setor artístico e cultural. Com a pandemia, tiveram o desafio de reinventar suas formas de produção, lidando também com a falta da presença física imposta pela necessidade de distanciamento social. Esse contexto pandêmico desestruturou e mobilizou outros modos de percepção e preparação do corpo, bem como da produção da cena contemporânea de dança. Sete representantes de coletivos e um artista independente da dança contemporânea paulistana, narram e significam suas experiências em relação ao corpo dançante nesse cenário tão diferenciado e desafiador. Desta forma, o documentário “Narrativas Pandêmicas” buscou viabilizar e dar visibilidade às vozes dos próprios artistas e coletivos que produziram dança contemporânea na cena paulistana no período da pandemia de coronavírus. Idealizado pela pesquisadora Flávia Borsani a partir de sua pesquisa de doutorado, sob orientação do Professor Odilon Roble no Departamento de Educação Física da UNICAMP, buscou registrar e difundir a pesquisa acadêmica de forma poética para além do universo acadêmico. Foi produzido em parceria com a artista visual Natalia Pilati de forma independente e com a colaboração e gentil cessão de entrevistas e materiais pelos artistas participantes e seus coletivos.
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Flávia Borsani.
Direção artística, montagem e pós produção: Natalia Pilati.
Artistas entrevistados e coletivos representados: Lu Favoretto/Cia 8 Nova Dança, Antônio Marcos Palmeira / Ballet Stagium, Uxa Xavier/ Lagartixa na Janela, Douglas Iesus/ Fragmento Urbano, Eduardo Fukushima, Monica Augusto e Ivan Bernardelli/ Dual Cena Contemporânea, Igor Gasparini T. F. Cia de Dança, Márcio Greyk/ Grupo Zumb Boys.
Colaboração: Alba Pedreira Veira, Adriana Nogueira Picarelli, Renan Felipe Correia e Odilon Roble.
Trilha sonora: André Repizo.
Ilustrações: Lucas William Moreira.
Informações do evento
Datas e Horários:
1 de abril de 2023
17:30 às 18:30 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 30
Formato do Evento: Presencial
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001
Localização: