Crédito da foto: Divulgação

\”Não Sou Sua Diva\” estreia em São Paulo com discussão sobre mídia, negritude e padrões de beleza

Solo de dança e performance investiga a figura da diva e seus impactos na construção da subjetividade feminina negra

Estreia neste mês de novembro o espetáculo \”Não Sou Sua Diva\”, criação da artista Rafa\’ Amauzo que investiga a relação entre mídia de massa e subjetividade feminina, com foco especial na experiência da mulher negra diante dos padrões de beleza e expectativas de gênero disseminados pela cultura pop.

O trabalho parte de uma questão de como videoclipes, telenovelas, revistas e redes sociais moldam nossa percepção de nós mesmos? E como a figura da diva símbolo de um ideal feminino pós-revolução sexual se infiltrou no cotidiano a ponto de se tornar um verbo, uma ação, uma necessidade: \”divar\”?

Uma casa, uma mulher, muitos reflexos

Na cena, uma mulher-menina se faz no contato com os objetos domésticos: uma TV, um ventilador, um espelho. Em apenas três minutos, ao som de batidas fortes, sonhos se tornam realidade em uma performance interminável em busca de um eu ideal. A dramaturgia propõe uma reflexão: será que a diva não é uma espécie de santa contemporânea, que aparece todas as tardes para confortar aquelas que nada têm além de suas casas e seus desejos?

O espetáculo transita entre o real e o imaginário, o passado e o presente, o assistido e o performado, investigando comportamentos incorporados, suas motivações e as expectativas sociais que se produzem nesse processo.

Pesquisa histórica e crítica social

A pesquisa que originou o trabalho incluiu um apanhado histórico do termo \”diva\”, desde seu provável primeiro registro em 1835, quando o poeta Théophile Gautier o usou para descrever a soprano Giulia Grisi na ópera \”Norma\”. O trabalho traça conexões com as figuras da musa e das deusas do amor e do sexo, presentes na história da arte, revelando um acúmulo histórico de significações em relação aos corpos femininos — sempre constituídos através do olhar masculino.

Com inspiração autobiográfica, \”Não Sou Sua Diva\” aborda especificamente os sentidos sociais atribuídos à mulher negra, propondo uma discussão sobre representatividade, padrões estéticos e a democratização da performance na era das redes sociais, onde todos ganham a oportunidade de atuar para uma audiência real.

Circulação em espaços periféricos

O projeto, contemplado pela 5ª Edição do Edital de Apoio às Culturas Negras da Prefeitura de São Paulo, prevê circulação por diferentes equipamentos culturais da cidade, priorizando o acesso de públicos periféricos à discussão racial e ao debate sobre representação midiática.

Todas as apresentações contarão com roda de conversa ao final, além de recursos de acessibilidade como intérprete de Libras e audiodescrição em datas específicas.

Sobre Rafa\’ Amauzo

Rafa’ Amauzo desenvolve trabalho nas artes cênicas, com foco em dança e teatro. É graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi e também atua na área de arte-educação, desenvolvendo projetos artístico-pedagógicos e processos formativos com diferentes públicos. Integrou diversos grupos e coletivos artísticos nos territórios Norte e Noroeste da cidade, este último sendo sua casa e lugar onde indicou sua formação artística. Foi artista orientadora do Programa Vocacional (2022/23) e atualmente faz parte do corpo docente da EMIA no polo de Perus.

Serviço:

Não Sou Sua Diva
Gênero: Dança/Performance
Classificação etária: +14 anos
Duração: 1h30 (espetáculo + roda de conversa)

Entrada Gratuita

Programação

Novembro

22/11 (sábado) – 16h
Edifício Oswald de Andrade

25/11 (terça-feira) – 19h30
Centro de Referência da Dança

26/11 (quarta-feira) – 19h30
Centro de Referência da Dança

27/11 (quinta-feira) – 19h30
Centro de Referência da Dança

Dezembro

04/12 (quinta-feira) –
19h
Ocupação Artística Canhoba

11/12 (quinta-feira) –
Confirmando o horário
SEST SENAT – Unidade Vila Jaguara

12/12 (sexta-feira) – 20h
Comunidade Cultural Quilombaque
Com LIBRAS

13/12 (sábado) – 19h
Ocupação Artística Canhoba
Com audiodescrição

Informações do evento

Datas e Horários:
20 de novembro de 2025 até 22 de novembro de 2025 16:00 às 17:30 - Quinta-Feira 16:00 às 17:30 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 14 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 30

Telefone para contato: (11) 94428-0062

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Edifício Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 - São Paulo / SP - 01123-001

Localização: