Esse trabalho traz para o palco uma construção cênica em dança que busca revelar na relação gesto, palavra e movimento um diálogo entre as diversas paisagens subjetivas do universo feminino que habita cada intérprete. Através da aproximação e inspiradas pelas obras de artistas como Anette Messager, Paula Rego e Mierle Laderman, o espetáculo traz para a construção coreográfica a (inter)relação entre manutenção e criação na vida cotidiana, assim como a importância dessa relação na construção de novos mundos.
A pesquisa
O ponto de partida da pesquisa foi o título da música “Mulher do Fim do Mundo” (de Alice Coutinho e Rômulo Fróes, na voz de Elza Soares) com relação a nós mesmas. Nos perguntamos por alguns meses qual seria o fim do mundo para nós, essas mulheres que somos. Para ajudar a responder essa pergunta, nos apoiamos em muitas artistas maravilhosas e performáticas e muitas teóricas também, que rechearam de palavras e imagens nosso caminho a essa “resposta”.
Ao mesmo tempo, era muito importante encontrar o nosso lugar de voz que pudesse ressoar os tantos elementos e vivências que nos afetaram tão profundamente nesse caminho – vivenciados nos jantares performáticos que compuseram nossa pesquisa com mulheres incríveis, das falas e reações às performances realizadas nas ruas da cidade de São Paulo, do experimento realizado no CRD, das frases emocionantes das “cartas para o futuro” que nos foram enviadas por muitas mães à suas filhas e principalmente da vivência tão profunda realizada com as mulheres na Penitenciária Feminina de Santana, proporcionado pelo instituto IDDD.
Tivemos o privilégio durante esse processo de nos deparar com encontros que não param de reverberar em nossos corpos e é justamente isso que desejamos com esta apresentação: expor e partilhar com vocês a potência dessa trajetória.
Como artistas, mães e mulheres, a relação entre manutenção e criação nos pegou de jeito! Partindo do manifesto de Mierle Laderman (“CARE” de 1969), traçamos um paralelo com nossas vidas, expondo essa relação em nossos corpos e movimentos. Misturamos isso com o que já carregamos e com as paisagens que adentramos junto às outras mulheres que encontramos e… cá estamos, frente a vocês, para através da dança lançar um olhar para a construção de um novo mundo.
Adentramos em nossos corpos, chacoalhamos nossas relações, trouxemos à tona nossas subjetividades, reconhecendo e valorizando nosso lugar de voz. E acreditamos que ao falar de algo particular, também falamos de algo coletivo, que o que nos afeta também poderá afetar muitos outros e outras.
Subvertemos o valor dos trabalhos de manutenção, tantas vezes ligados somente ao universo da mulher. Subvertemos o que é feminino, visibilizamos o que era invisível para nós e, mais do que pensar sobre o que seria o fim do mundo, nos propomos olhar para uma possibilidade de construção de novos mundos. Um futuro (ao nosso ver) que requer “CUIDADOS” – cuidado com as relações, com o planeta, com a terra.
Afinal, como diria Laderman: “Se fizermos a revolução, quem vai limpar o lixo no dia seguinte”?
Ficha Técnica: Criação e concepção: Erica Rodrigues e Letícia Olomidará Doretto | Cocriadoras: todas as mulheres visíveis e invisíveis que encontramos nesse processo | Direção colaborativa: Roberto Alencar, Dani Lima e Marco Vettore | Figurino: Chris Aizner | Trilha Sonora: Simone Sou e Gustavo Souza | Cenografia: André Cortez | Iluminação: Wagner Freire | Fotos: Alexandre Catan | Material Gráfico: Naná Mendes da Rocha e Maria Cau Levy | Preparações corporais (workshops): Vera Passos, Miriam Druwe, Henrique Lima, Roberto Alencar | Produção Artística: Junior Guimarães | Administração: Álvaro Barcellos | Comunicação: Celso Reeks, Gabriel Camargo e Marina Camargo | Direção Geral: Marco Vettore | Duração: 40 minutos
Informações do evento
Datas e Horários:
7 de dezembro de 2019
até 11 de dezembro de 2019
19:30 às 20:10 -
Quarta-Feira
19:30 às 20:10 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 20
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Aqui Ali Dança e Cultura - Unidade Pinheiros
Endereço: Rua Simão Álvares, 136, lado par - São Paulo / SP - 05417-020
Localização: