Espetáculo inspirado em danças tradicionais de origem bantu estreia em São Paulo com canções ao vivo e tradução em LIBRAS
Se o umbigo é a primeira boca, o que ele tem a dizer? E se dizem algo, o que os umbigos negros falam em comum? É a partir desses questionamentos que nasce Mukuvu, espetáculo do Pepalantus Núlceo, livremente inspirado em danças paulistas de origem Bantu, que circula gratuitamente em São Paulo até o dia 7 de outubro.
Contemplado no 32º Fomento à Dança, o espetáculo explora questões íntimas da identidade de homens e mulheres negras/os paulistas a partir da simbologia do Batuque de Umbigada e do Jongo atravessado pelas experiências pessoais dos artistas envolvidos.
Com cenário interativo, que faz referência a um grande umbigo, Mukuvu é um convite para o público conhecer mais sobre a cultura tradicional afro-brasileira paulista que resiste ao tempo enquanto reflete sobre sua própria existência no mundo.
Já a trilha sonora, original e inédita, é de autoria dos músicos e compositores AfroJu Rodrigues, Augusto Iúna e Dêssa Souza, que além de cantar e tocar ao vivo em todas as apresentações, ainda dançam e atuam com os bailarinos e intérpretes da obra: Sol Almeida, Paloma Xavier e Mateus Rodrigues. Todas as apresentações contam com canções ao vivo e tradução simultânea em LIBRAS.
Mukuvu é gratuito, tem classificação livre e circula de 1º de setembro a 7 de outubro nas cinco regiões da cidade de São Paulo.
SERVIÇO
01/09, sexta-feira, às 20h | Espaço Cultural Cita (São Paulo/Zona Sul)
02/09, sábado, às 20h | Espaço Cultural Cita (São Paulo/Zona Sul)
03/09, domingo, às 18h | Espaço Cultural Cita (São Paulo/Zona Sul)
07/09, quinta-feira, às 15h e às 18h30 | Teatro Flávio Império (São Paulo/Zona Leste)
16/07, sábado, às 20h | Associação Cultural Cachuêra (São Paulo / Zona Oeste)
17/09, domingo, às 15h e às 18h | Associação Cultural Cachuêra (São Paulo / Zona Oeste)
29/09, sexta-feira, às 10h e às 16h | Fábrica de Cultura da Brasilândia (São Paulo / Zona Norte)
06/10, sexta-feira, às 20h | Centro de Referência da Dança (São Paulo/ Centro)
07/10, sábado, às 15h a às 18h | Centro de Referência da Dança (São Paulo/ Centro)
FICHA TÉCNICA
O projeto conta com equipe multidisciplinar, formada majoritariamente por artistas negros e periféricos. Intérpretes criadores: AfroJu Rodrigues, Augusto Iúna, Dêssa Souza, Paloma Xavier, Mateus Rodrigues e Sol Tereza; Composição de trilha sonora: AfroJu Rodrigues, Augusto Iúna e Dêssa Souza; Dramaturga: Jéssica Nascimento; Provocadora coreográfica: Oz Ferreira Orientadores de Kaiumba (prático e teórico): Antonio Filogênio e Vandelei Bastos Orientadora vocal: Déh Martins; Cenografia e artes gráficas: Bruna Braza Iluminação: Fagner Lourenço; Figurinos: Maiwsi Ayana; Marcenaria: Raimundo Souza; Concepção de projeto e produção geral: Paloma Xavier; Produção artística: Simone Gonçalves; Artista criadora do site: Mônica Machado Comunicação: Patrícia Lima Fotografias: Will Cavagnolli; Apoio: Espaço Cultural Cita.
SOBRE O PEPALANTUS NÚCLEO
Pepalantus Núcleo trabalha com práticas artísticas, educacionais e pesquisas de cultura e memória, todas reunidas no mesmo núcleo de ação em dois estados brasileiros: São Paulo e Mato Grosso. Brotamos em 2013 experimentando no corpo o cerrado, bebendo das águas que atravessam os paredões do centro geodésico da América Latina. Crescemos nos trens que perfuram a maior metrópole do Brasil. Seguimos sempre vivas e em movimento. Entre os trabalhos produzidos pelo núcleo nestes 10 anos estão os experimentos cênicos Cerrado, Memórias de um rio, CIDF32 e Entre Umbigos, os espetáculos Barco, Barco no Cerrado e Onde a Casa Mora, o documentário Construindo Barco e os premiados videodanças Casa Sã (Prêmio Interface) e Onde a Casa Mora (X Prêmio Denilto Gomes). Atualmente o Núcleo vem se dedicando a produção das obras “Memórias de um rio que morreu afogado” e “Mukuvu”.
Informações do evento
Datas e Horários:
1 de setembro de 2023
até 7 de outubro de 2023
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Telefone para contato: (11) 98672-6879
Formato do Evento: Presencial
Local: Espaço Cultural Cita, Teatro Flávio Império, Associação Cultural Cachuêra, Fábrica de Cultura da Brasilândia, Centro de Referência da Dança
Endereço: Vários Locais - São Paulo / SP