O Corpo Diverso é tema da 3ª Mostra Feminina de Dança, que ocorre via formato digital no Teatro Sérgio Cardoso Digital
A 3ª edição da Mostra Feminina de Dança é dedicada à bailarina Magó
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, apresenta a 3ª edição da Mostra Feminina de Dança de forma digital. As transmissões gratuitas acontecem via Sympla Streaming a partir do dia 7 de junho, segunda-feira, às 20 horas.
A mostra tem como objetivo trazer e misturar produções de diversos gêneros da dança, sendo um campo de pesquisa, estudos e uma vitrine para artistas e público ampliarem suas possibilidades expressivas e artísticas.
A curadoria busca trazer mulheres que dançam obras sobre o universo feminino, pesquisando e trabalhando com intérpretes de diferentes formações técnicas, criativas e acadêmicas. Assim, também, investigamos como a dança contemporânea se configura e se modifica no encontro com os outros gêneros de dança e como estes corpos se integram e se desintegram no espaço. Uma dança que contamina a outra.
Nesta terceira edição, o tema da mostra é O Corpo Diverso. O mundo da dança, até pouco tempo atrás, era um território só para os corpos ‘perfeitos’, tanto no que se refere à ausência de deficiência físicas, quanto aqueles corpos definidos a partir do padrão exigido pelo balé clássico. Nesta terceira edição, a mostra quebra mais uma vez paradigmas e apresenta corpos de todas as formas, jeitos e tamanhos. Assim, coloca-se em discussão como o corpo se configura, independente de sua estrutura física ou social.
Na abertura, será apresentada a primeira gravação de dança contemporânea produzida especialmente com drones para a plataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Amigos da Arte, trazendo a vibrante e intensa Renata Bardazzi, bailarina do Balé da Cidade, no seu transformador, potente, vital e emocionante solo. No mesmo dia, haverá também a transmissão de um vídeo-dança que revela a leveza e força da bailarina capixaba Gabriela Moriondo.
A programação conta também com apresentação da bailarina Julia Del Bianco, criadora do Dance For Plus, Escola online de Dança Plus Size Friendly em que todos os tamanhos de corpos são bem-vindos para dançar ballet ou qualquer outro estilo. Sua pesquisa consiste em mostrar as potencialidades do corpo gordo na dança, além de também transmitir isso nas suas redes sociais e nas suas aulas. Também pesquisa sobre a gordofobia e a pressão estética e a relação de ambas com a dança.
A mostra apresenta ainda a potência da dança do grupo Espanho, Bi-ceptual, a leveza da dança de Mônica Caldeira, e o vigor e a força da Dentre Nós Cia e suas mulheres que dançam e fazem pensar sobre o corpo feminino, são outras atrações imperdíveis da Mostra Feminina de Dança.
Uma parceria com a IMARP – Mostra Internacional de Videodança gera ainda um pequeno panorama internacional da videodança, estabelecendo uma relação de tempo, espaço, linguagem e apontando para um corpo autoral e cinematográfico. A III edição da Mostra Feminina de Dança possui curadoria de Denise Matta e Cristiano Cimino.
Programa
Dia 07 de junho, às 20h
Gabriela Moriondo
Renata Bardazzi
Duração: 120 minutos
Dia 8 de junho, terça-feira, 20h
Oficina Dança Africana com Flávia Mazal
Duração: 65 minutos
Dia 9 de junho, quarta-feira, 20h
Oficina Dança Tecnologia com Denise Matta
Duração: 70 minutos
Dia 10 de junho, quinta-feira, 20h
Panorama da Dança
Duração: 30 minutos
Serviço:
III edição da Mostra Feminina de Dança
Temporada: De 7 a 10 de junho, segunda a quinta-feira, 20h
Classificação etária: Livre
Gratis | www.sympla.com.br/teatrosergiocardoso
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro. Em 2020, o TSC cumpriu 40 anos de atividades, tendo recebido temporadas importantes de todas as linguagens artísticas e em novos formatos de transmissão, se consolidando como um dos espaços cênicos mais representativos da cidade de SP.
Sobre #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Museu da Diversidade Sexual e o Teatro Estadual de Araras.
Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Cíntia Ruiz – (11) 98080-9800
Davi Franzon – (11) 93411-6428
Simone Blanes – (11) 94003-1711
imprensaculturasp@sp.gov.br
Assessoria de Imprensa do Teatro Sérgio Cardoso – Pevi
Angelina Colicchio – (11) 99299-2877
Diogo Locci – (11) 99906-0642
assessoria@pevi56.com
Ficha técnica:
Ficha Técnica da III temporada da Mostra Feminina de Dança
Elenco: Renata Bardazzi, Gabriela Moriondo, Dentre Nós Cia de Dança, Joline Andrade, Julia Del
Curadoria: Denise Matta e Cristiano Cimino
Oficinas: Flávia Mazzal e Denise Matta.
Assistente de produção de dança: Jéssica Guedes e Gabriela Hage
Música ao vivo: Peppi
Gravação em vídeo: Bram Filmes
Apoio: Restaurante Tantra
Parceria de produção e curadoria: IMARP /Mostra Internacional de Video Dança e Cia de dança Abrindo as Portas
Direção de comunicação: Marina Franco
Direção geral: Cristiano Cimino
Produção: Cia Base
Apoio: Teatro Estadual de Araras e Teatro Sergio Cardoso.
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Informações do evento
Datas e Horários:
7 de junho de 2021
até 10 de junho de 2021
20:00 às 21:00 -
Segunda-Feira
20:00 às 21:00 -
Terça-Feira
20:00 às 21:00 -
Quarta-Feira
20:00 às 21:00 -
Quinta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.sympla.com.br/eventos/teatro-espetaculo
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online