Mostra de Dança 2021 – Programa de Qualificação em Artes
Dias 21, 22 e 23 de outubro, quinta e sexta, das 19h às 21h, e sábado, das 18h às 21h
Transmissão: YouTube, Facebook e Instagram das Oficinas Culturais
*Acessível em Libras
*Audiodescrição nos vídeos de abertura
Mulher, jovens periféricos e poesia: Mostra de Dança apresenta videodanças com várias temáticas
Programa de Qualificação em Artes completa a Mostra com entrevistas ao vivo por onde especialistas da Dança abordam temas acerca da criação e difusão artística
O Programa de Qualificação em Artes apresenta a Mostra de Dança 2021 entre os dias 21 e 23 de outubro, com mais de 10 videodanças de diversas companhias do interior e litoral de São Paulo, além de entrevistas com especialistas dessa linguagem. Com acessibilidade em Libras e audiodescrição nas aberturas, as apresentações serão transmitidas nos canais digitais das Oficinas Culturais, programa à frente de diversas ações de fruição, formação e vivências artísticas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
Neste ano, os grupos de dança adotam diversas abordagens, entre elas, o cárcere feminino, um manifesto corporal sobre infância e juventude preta periférica, além de poema de Hilda Hilst e de Augusto de Campos como inspirações.
Pela segunda vez transmitida de forma on-line, no YouTube, Instagram e Facebook, 21 e 22/10, quinta e sexta, das 19h às 21h, e 23/10, sábado, das 18h às 21h, a edição 2021 da Mostra de Dança conta com a curadoria de Alex Soares. O também coreógrafo e videomaker já passou por companhias como o Balé da Cidade de São Paulo e Balé Teatro Guaíra, contribuiu como coreógrafo convidado no Hubbard Street Dance (Chicago/EUA), entre outros grupos, em 2012 ganhou o Pretty Creatives International Choreography Competition, quando criou a obra Trace in Loss (2012) para o Northwest Dance Project.
“A arte sempre renasce a partir das restrições, como as causadas pela pandemia. Neste contexto, a dança funciona como um suporte dos processos internos e das forças subjetivas de cada indivíduo. Seguindo essa premissa, o Programa de Qualificação em Dança encontra no vídeo o condutor ideal de uma linguagem efêmera e rudimentar como a dança, para juntos atuarem com inovação e compor criativamente com o coletivo”, destaca Soares.
À medida que possibilita as trocas artísticas entre os grupos e artistas orientadores com ampla experiência, o Programa de Qualificação em Artes firma-se, cada vez mais, como uma vitrine coletiva. Como fruto das orientações, serão apresentadas oito obras inéditas dos grupos Corpo de Baile Jovem de Itanhaém, Corpoesia (Piracicaba), Ó1É (Valinhos), À Margem Coletivo de Dança (Jundiaí), Ballare (Presidente Prudente), Companhia Estável de Dança (Bauru), Jovens de Coração Tap da Longevidade (São José dos Campos) e Funk-E (Campinas).
A programação também conta com apresentações dos grupos convidados: Soniquete Arte Flamenca (Campinas), Harmonia Grupo de Dança (Limeira) e Cia de Dança Eclipse (Campinas), todos já orientados em edições anteriores do Programa Qualificação em Artes – Dança.
A seção de entrevistas ao vivo acerca da produção, difusão, formação e criação das danças no estado de São Paulo convida Cristina Neves, João Carlos Couto, José Miguel Wisnik, Jussara Miller, Kanzelumuka, Milton Kennedy e Pedro de Freitas. Mais informações sobre esses especialistas na parte final do release (serviço).
Saiba mais sobre as apresentadoras da Mostra de Dança 2021:
Ana Negraes, bailarina pela PUC-PR, fez parte de grupos como o Anarko Flamenco Ensemble (Brasil/Espanha). Como atriz integra a Velha Companhia e seus trabalhos mais recentes são os filmes “Cordialmente teus”, com direção de Aimar Labaki, e “O matador”, do diretor Marcelo Galvão;
Thaïs França, formada em Dança pelo CEFAR (Palácio das Artes – BH), integrou a Cia de Dança Mário Nascimento onde recebeu o prêmio Usiminas Simparc de Bailarina Revelação, Balé do Teatro Castro Alves (Salvador/BA) e Balé da Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), além de criadora do método Ballet HIIT.
Mais de 60 grupos já passaram pelo Programa de Qualificação em Artes – Dança desde 2014, quando essa linguagem começou a ser difundida pela formação.
Programa de Qualificação em Artes – as formações e vivências ofertadas, totalmente gratuitas, são direcionadas para que os grupos de dança e de teatro da Grande São Paulo, interior e litoral paulista instrumentalizem suas produções de obras e a investigação em artes da cena. Um dos objetivos é descentralizar as produções artísticas, geralmente concentradas nas capitais, além de promover a circulação de espetáculos e servir como uma vitrine dos trabalhos dos grupos locais. Voltado à orientação artística com foco na ampliação de repertório, criação, experimentação e aperfeiçoamento, busca potencializar a produção cênica por meio de oficinas, mostras e encontros com especialistas. Confira os destaques das edições de anos anteriores no site das Oficinas Culturais – clique aqui.
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.
O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário de Iguape e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Informações do evento
Datas e Horários:
21 de outubro de 2021
até 23 de outubro de 2021
19:00 às 21:00 -
Quinta-Feira
19:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
18:00 às 21:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.cultura.sp.gov.br/
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online