“Mensagens de Moçambique” é um espetáculo inédito do bailarino moçambicano Jorge Armando Ndlozy (Taanteatro Companhia). Tematiza a luta pela soberania e autorrealização face à herança colonial portuguesa em um país africano. O processo criativo protagonizado pelo dançarino moçambicano Jorge Ndlozy baseia-se na [des]construcão de performance a partir da mitologia [trans]pessoal, abordagem dramatúrgica da dinâmica taanteatro. À maneira de um rito de passagem, a dramaturgia coreográfica associa dinâmicas de subjetivação a períodos históricos significativos de Moçambique: pré-colonial (migrações bantu), colonial (chegada, ocupação e domínio português) e pós-colonial (revolução, guerra civil e redemocratização). A coreografia alimenta-se da imersão em rituais ancestrais, releituras de danças tradicionais moçambicanas, estudos de textos poéticos e históricos e busca uma expressividade singular para além de estilos de dança conhecidos ou fortemente estabelecidos. A trilha sonora é constituída de música original, tambores africanos, sons ambientais, valsa e fragmentos de discursos de Samora Machel, líder revolucionário e primeiro presidente de Moçambique. 

Jorge Ndlozy nasceu em Maputo, capital de Moçambique. Integra a Taanteatro Companhia desde 2017. Estudou dança tradicional e contemporânea e aprimorou sua formação com coreógrafos internacionais como George Kumalu, Thomas Auers, David e Máte Zamborano, Boy Zei Tsekuana, Daisy Renzy, Sofisso, Kudos, Francesco Camacho e Luis Filipe. Foi artista residente da Culturarte Moçambique, da escola PARTS (Bélgica) e do Mark Theater (África do Sul). Integrou as companhias Cultuarte, Tingoma to Tsamba, Nhacatandewa e a Companhia Municipal de Canto e Dança da Matola. Apresentou-se em festivais e projetos da África do Sul, Madagascar, Nigeria, Swazilândia, Tunísia, Líbia Alemanha, Bélgica, França, Portugal, e Brasil. Sob direção de Maura Baiocchi atuou em Xiphamanine – lugar do eterno originar da árvore mphma (2005) por ocasião do intercâmbio cultural Matola-Brasil. Em 2017 participou como dançarino convidado do espetáculo 1001 Platôs, concebido e dirigido por Wolfgang Pa nnek e com direção coreográfica de Maura Baiocchi.

Dança: Jorge Armando Ndlozy | Dramaturgia: Wolfgang Pannek e Jorge Armando  Ndlozy | Orientação coreográfica: Maura Baiocchi | Iluminação: Monica Cristina Bernardes

Informações do evento

Datas e Horários:
30 de agosto de 2018 20:00 às 20:50 - Quinta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 70

Telefone para contato: (11) 3214-3249

Site: https://www.crdsp.com.br/

E-mail: centrodereferenciadadancasp@gmail.com

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo

Endereço: Galeria Formosa - Baixos do Viaduto do Chá, sem número - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: