MATAKALA
Vídeo-dança – 33 minutos
Classificação: 16 anos
Quando: dias 24, 27 e 31 de Agosto
Terça, sexta, terça, sempre às 21h
Como assistir: Inscrições forms.gle/UugVCJknMYyBLrib6
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iB-Djjxo9E4
MATAKALA – Vídeo-dança sobre a força feminina da natureza
MATAKALA é termo inventado, com múltiplos sentidos. Um deles, o entrelaçamento da força da mata, da terra e da floresta com a força da deusa hindu Kali. Em outro, partindo das palavras, em sânscrito, “mata” (mãe) e “kala” (tempo, morte, destino), numa tradução livre, tempo-mãe.
A coreografia, gravada em dezembro de 2020, em São Francisco Xavier, interior de São Paulo, com câmera e recursos de cinema, remete à Kali e à relação entre as divindades Shiva e Shakti.
Segundo a dançarina Bárbara Malavoglia, “MATAKALA é fruto e caminho de uma jornada interna, do encontro com a força da terra e da mata com a força feminina crua, selvagem. Toca na relação com o mistério e com a ancestralidade”.
Integrante do Cerco Coreográfico (plataforma de dança formada também por Andreia Yonashiro e Marion Hesser), Bárbara é dançarina com formação dupla. Bacharel pelo Instituto de Artes da Unicamp, com especialização em dança moderna pelo Instituto José Limón, de Nova York, pratica bharatanatyam, dança clássica indiana, há mais de 15 anos. Sua iniciação nessa arte começou com Estelamare dos Santos e, desde 2017, acontece na Saraswatham Foundation, em Chennai, sul da Índia, onde passa temporadas estudando dança, ioga e música.
Para MATAKALA, Bárbara buscou o olhar, a cumplicidade e a expertise da artista Bianca Turner, que desenvolve vídeo-projeção e vídeo-mapping para teatro, performance, música e dança. Juntas, conceberam e realizaram o trabalho em parceria.
As queimadas florestais ocorridas na Amazônia, em 2019, foram estopim e inspiração para a criação. “Um grito das guardiãs da floresta, bravas, colocando um limite. Lembrando com força e delicadeza daquilo que é sagrado, inviolável. Um chamado do corpo feminino pelo corpo da Terra, contra a exploração da natureza e dos nossos próprios corpos.”, conclui Bárbara.
Ficha Técnica
Direção – Bárbara Malavoglia e Bianca Turner
Dança – Bárbara Malavoglia
Edição – Bianca Turner
Fotografia – Azul Serra
Trilha sonora – Bianca Turner e Oniros
Música e Mixagem – Oniros
Colaboração Musical – Ivan Silva e Raphael Franco
Visual e indumentária – Claudia Schapira
Jóias – Chrissie Barban
Colorista – Luisa Cavanagh
Finalização – Bruno Magosso
Finalizadora – Após Filmes
Peça gráfica – Mateus Acioli
Apoio – Cais produção cultural, DCine,Todocorpo
Coprodução – Cerco Coreográfico
Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura
Informações para imprensa
Ivany Turíbio
11 99631 6387
ivaturibio@gmail.com
Informações do evento
Datas e Horários:
24 de agosto de 2021
até 31 de agosto de 2021
21:00 às 22:00 -
Terça-Feira
21:00 às 22:00 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: 16 anos
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: http://forms.gle/UugVCJknMYyBLrib6
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online