Para onde você quer ir? Essa pergunta é o ponto de partida do espetáculo LUGAR INVENTADO, selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, que propõe a criação de um lugar imaginado, um diálogo entre palavras, corpo e espaço, a partir de um dispositivo sonoro de entrevistas feitas com a sociedade. A instalação coreográfica estreia dia 9 de novembro, quinta-feira, às 20h30, no Mezanino do Sesc Copacabana.
LUGAR INVENTADO, tem concepção, criação e direção de Ivana Menna Barreto, junto aos criadores-intérpretes João Victor Cavalcante, Juliana Brisson e Marjory Leonardo. O espetáculo, fruto de uma pesquisa sobre migrações, iniciada em 2019, e da ideia e do sentimento de que o lugar onde se está é inventado pelas relações que criamos, instala um dispositivo sonoro no mesmo ambiente onde os artistas irão performar. As vozes coletadas em entrevistas realizadas com moradores de várias cidades e países, respondem à pergunta: para onde você quer ir?
No espaço da instalação, os criadores-intérpretes criam movimentos a partir das vozes dos mais de 25 entrevistados. De diferentes trajetórias artísticas, João Victor Cavalcante, Juliana Brisson e Marjory Leonardo apropriam-se das falas para criar caminhos e outros lugares no espaço.
A obra tem duração de 75 minutos, sendo 30 minutos de instalação sonora e 45 minutos de performance com os criadores-intérpretes. O espectador pode fruir o trabalho no tempo que desejar: acompanhando-o integralmente ou saindo a qualquer momento. As portas da sala serão fechadas no momento da performance, quando o limite máximo de 60 pessoas no espaço Mezanino do Sesc Copacabana for atingido.
Para Ivana Menna Barreto, a instalação coreográfica mescla palavra e movimento para trazer à cena a memória. “LUGAR INVENTADO é uma tentativa de resposta à dificuldade que temos, hoje, de imaginar um futuro – por isso o trabalho solicita, e registra, os testemunhos de muitas vozes. Os caminhos entre o lugar onde estamos e aquele que queremos são inventados a partir de uma necessidade e de um desejo, há outra paisagem e outro futuro quando tomamos uma posição em determinado momento, criando novas relações entre as pessoas e os lugares”, diz a diretora.
LUGAR INVENTADO foi realizado numa primeira versão em 2019 no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo, com outros artistas (Clara Anastácia, Eduardo Hermanson e Tony Hewerton). Em 2022 Ivana Menna Barreto e a coreógrafa francesa Youtci Erdos desenvolveram uma outra versão do trabalho na residência artística “Para onde você quer ir?” no Festival Ouverture Exceptionnelle em Grenoble (França) e no Sesc Pinheiros (São Paulo), com base em depoimentos colhidos na França e no Brasil. O resultado da residência foi apresentado durante o festival em Grenoble (outubro 2022), depois no Sesc Pinheiros (dezembro 2022), e no Teatro Cacilda Becker (final de dezembro 2022), com patrocínio do Edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ.
Sobre Ivana Menna Barreto
Criadora, professora e pesquisadora em dança e performance. Fundadora, junto ao iluminador Fred Pinheiro, da Cia. Movimento e Luz (1993), na qual dirigiu e atuou em colaboração com artistas convidados em espetáculos apresentados em eventos, mostras e festivais no Rio de Janeiro e em diversas cidades do Brasil. Seus projetos artísticos, “sem o que você não pode viver?”(2011), “meio sem fim”(2013), “Agora” (2015) e “Lugar inventado” (2019) querem provocar conversas visuais, textuais e sonoras entre artistas e sociedade, buscando vínculos entre as pessoas e os lugares. Foi contemplada com prêmios e patrocínios para o desenvolvimento de seus projetos, tais como o Prêmio Nacional de Artes Cênicas (1997); a Bolsa de Criação SEC/RJ 2010; o FADA/SMC/Prefeitura do Rio 2011; a Residência Artística Cité Nationale des Arts/Institut Français 2013 em Paris; o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013, o II Programa de Fomento SMC/Prefeitura do Rio 2014, entre outros. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Pós-Doutora pelo PPG Dança/UFBA, é autora de vários artigos e ensaios críticos publicados em periódicos e revistas de artes; e do livro Autoria em rede: modos de produção e implicações políticas, publicado pela Editora 7Letras (2017). Pesquisadora do projeto Histórias do Corpo, série de entrevistas publicadas inicialmente na Revista Questão de Crítica (2020), e depois veiculada em formato de Podcast nas plataformas Spotify e Sesc Digital (2021-2023).
Ficha técnica:
Concepção, Criação e Direção – Ivana Menna Barreto. Criadores-Intérpretes – João Victor Cavalcante, Juliana Brisson e Marjory Leonardo. Desenho Sonoro – João Werneck. Iluminação – Mauricio Fuziyama e Rommel Equer. Preparação Corporal – João Victor Cavalcante, Juliana Brisson e Marjory Leonardo. Fotografia – Renato Mangolin. Projeto Gráfico – Felipe Braga. Criação de Vídeo e Teaser – Julia Menna Barreto. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Assistente de Produção – Thiago Miyamoto. Direção de Produção – Dora Leão _ PLATÔproduções. Realização – Sesc RJ Pulsar.
Colaboradores Entrevistados – Ana Paula dos Santos (Pirassununga/SP), Antônia Gomes (Brasília/DF), Cecília (Morro do Querosene/SP), Dado Amaral (Paris/Fança), Daniele Moschberger (Zurique/Suíça), Denise Barreiros (Béziers/França), Eduardo Hermanson/Willow (Rio de Janeiro/RJ), Eliane Pereira (Rio de Janeiro/RJ), Eriberto (Rio de Janeiro/RJ), Erivaldo Cruz (Belém/PA), Ireno Junior (Piauí), João Rulfo (S. J. do Barreiro/SP), José Martins (Belo Horizonte/MG e Zurique/Suíça), Laura Demangel (Montpellier/França), Lucas Valentim (Salvador/BA), Luiz da Cunha (S. J. do Barreiro/SP), Olga Buys (Rio de Janeiro/RJ) , Olya Gorbouchine (Kiev/Ucrânia e Grenoble/França), Patrícia Félix (S. J. do Barreiro/SP), Paulo César Ferreira (Rio de Janeiro/RJ), Pierre Astrié (Béziers/ França), Reginaldo Oliveira (Maceió/AL), Roberto Amaral (Fortaleza/CE e Rio de Janeiro/RJ), Sérgio Kaufman (Rio de Janeiro/RJ), Severino Silva (João Pessoa/PB e Rio de Janeiro/RJ), Tony Hewerton (Rio de Janeiro/RJ), Valentina Rols (Moscou/Rússia e Grenoble/França), Yolanda Rodrigues (S. J. do Barreiro/SP).
Agradecimentos – Clara Anastácia, Eduardo Hermanson/Willow, Lana Lo Bianco, Tony Hewerton, Youtci Erdos, Cie. Scalène, Cantina Donanna. Equipe Sesc Copacabana, Equipe Sesc Pulsar, José Auro, Casa Azul RJ, Equipe Centro de Artes Calouste Gulbenkian RJ e Equipe Desterro RJ.
Informações do evento
Datas e Horários:
9 de novembro de 2023
até 19 de novembro de 2023
20:30 às 21:30 -
Domingo
20:30 às 21:30 -
Quinta-Feira
20:30 às 21:30 -
Sexta-Feira
20:30 às 21:30 -
Sábado
Valor: R$ 7,50 a R$ 30,00
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 60
Telefone para contato: (21) 2547-0156
Formato do Evento: Presencial
Local: Sesc Copacabana
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, de 2 ao fim - lado par - Rio de Janeiro / RJ - 22050-012
Localização: