Crédito da foto: Cláudia Petrina

A obra aborda a dança como concepção de vida, colocando em perspectiva, e em diálogo, uma linhagem de criadores comprometidos com o movimento vivo, entre eles: Isadora Duncan, Martha Graham e Rudolf Laban. Através de diálogos possíveis do Sistema de Movimento de Nina Verchinina (bailarina dos Ballets Russos de Monte Carlo, diretora do Corpo de Baile e da Escola de Dança do Theatro Municipal nos anos 40 e uma das precursoras da dança moderna no Brasil) com outros sistemas e concepções de movimento, a autora atualiza e ressignifica os princípios deste Sistema, compartilhando também algumas de suas próprias experiências cênicas contemporâneas, inspiradas por essa linhagem artística. Resgata o caminho percorrido para a criação do Sistema de Verchinina e de suas coreografias em profunda conexão entre arte e vida. De suas experiências inovadoras no Ballet Russo de Monte Carlo até sua chegada ao Brasil, a autora mostra como a mestra criou e desenvolveu sua escola. Demonstra como seu pensamento e Sistema inovadores abriram caminho para o que veio, posteriormente, a se constituir no Brasil como dança contemporânea. A autora enfatiza a atualidade e potencialidade deste Sistema e seus princípios (transdisciplinares e transculturais), que faz pensar-sentir o corpo-em-vida e as forças que o movem, servindo assim, a bailarinos e não bailarinos, estudantes, professores, pesquisadores, terapeutas, artistas, em geral, e a todas as pessoas interessadas pela arte do movimento.

Sobre a Autora:

Cláudia Petrina é bailarina, atriz, pesquisadora, arte-educadora, dança-terapeuta e socióloga. Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. Mestra em Teatro e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-doutora em Dança e Antropologia pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia  CRIA/ISCTE/IUL (Portugal). Tem um percurso profissional interdisciplinar cruzando arte, cultura, educação, sociologia, antropologia e filosofia. Desenvolve, desde 2001, quando ganhou a Bolsa RioArte de Dança, pesquisa sobre o Corpo e o Feminino, unindo o ancestral e o contemporâneo ao encontro do movimento vivo e integral. Desde 2020 é Coordenadora do Setor de Acervo, Memória e Pesquisa do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.
Horário/Local: Dia 22 de setembro (segunda-feira), das 17h às 20h, no Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Informações do evento

Datas e Horários:
22 de setembro de 2025 17:00 às 20:00 - Segunda-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.autografia.com.br/produto/na-esfera-do-corpo-genealogia-de-uma-danca-viva/ https://www.amazon.com.br/s?k=na+esfera+do+corpo&__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1MHTCNK6SJ0ZA&sprefix=na+esfera+do+corpo%2Caps%2C198&ref=nb_sb_noss_1

Formato do Evento: Presencial

Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/n - Rio de Janeiro / RJ - 20031-050

Localização: