Nomadic Roots é um projeto de Miguel Viero e Peti Costa que visa aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento de uma metodologia baseada na prática Fighting Monkey*.

Nomadic Roots é uma plataforma para a pesquisa e troca de idéias envolvendo dança e artes tradicionais orientais, com o objetivo de investigar os princípios e conceitos básicos do movimento humano e desenvolver estratégias de treinamento e processos criativos que aumentem a capacidade expressiva e comunicativa do corpo em ambientes dinâmicos e complexos.

Neste workshop, o brincar será o catalisador para a descoberta e exploração de nossas interações com o espaço-tempo-objeto-pessoas. Através de jogos abertos que provocam nossa capacidade adaptativa, afiando nossa tomada de decisão tanto em contextos individuais quanto em ambientes compartilhados. Expandindo nossa consciência corporal e espacial e nosso repertório de movimento. Brincaremos com a plasticidade de nossa imaginação através de desafios físicos e criativos usando-a como uma fonte de composição instantânea.

Durante esta experiência, vamos provocar e explorar, através do movimento, nosso enorme e inato potencial de expressão criativa juntamente com nossas habilidades comunicativas para enfrentar os desafios de nossa vida diária.

O nosso objetivo é vivenciar isso juntos através das seguintes práticas:

Quietude: Uma prática de observação. Um olhar para dentro, com o propósito de aprender mais sobre nós mesmos. Ouvir o movimento interior, o silêncio que fala. A coleta destas informações nos permite mapear nossa paisagem, planejar nossas práticas, ajustar nossas prioridades, tanto no treinamento quanto na vida cotidiana, e cultivar atenção, intenção e consciência.

Mobilidade Articular Integrativa: Uma prática que fornece ferramentas para desenvolver um corpo inteligente que possa lidar e navegar pela instabilidade natural da estrutura humana. Melhorando a comunicação, colaboração e coordenação entre todas as articulações enquanto promove a manutenção da mobilidade e da saúde das articulações. Esta prática é inspirada nas Zero Forms, de Fighting Monkey, assim como nas artes tradicionais orientais.

Situações de Movimento: Deixe a essência de seu movimento emergir com jogos abertos que provocam a criatividade, ritmo, coordenação e capacidade de adaptação a situações dinâmicas e imprevisíveis, presentes em processos criativos e em nossa vida diária.

Coordenações: Sequências complexas de movimentos expansivos que expõem nosso comportamento diante da adversidade, estratégias de aprendizagem, padrões de movimento automatizados e nossa abertura para deixar o habitual e se aventurar pelo desconhecido.

Improvisação: Ferramentas e propostas para desenvolver e cultivar a capacidade de tomar decisões em situações complexas e imprevisíveis, estimulando o processo de composição instantânea.

*Sobre Fighting Monkey: A prática FM é desenvolvida pelos fundadores Jozef Frucek e Linda Kapetanea através de um estudo profundo da análise de movimento cruzado, e com o objetivo de compreender os princípios do movimento humano, da comunicação e do processo de envelhecimento.

PETI COSTA é artista da dança, coreógrafo, performer, professor e pesquisador independente baseado em Berlim.  Transita pelos campos da dança contemporânea, do teatro e da performance. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP, 2006). Fez o curso certificado de especialização Creating Dance in Art and Education – Dance Pedagogy/Choreography (TanzTangente/Universität der Künste Berlin, 2020) e a especialização Somatic in Dance, Choreography and Performance (Somatische Akademie Berlin, 2018). Peti é co-criador da Nomadic Roots, uma plataforma para o estudo, pesquisa e troca de idéias sobre dança, (re)educação do movimento e desenvolvimento humano.

Em 2004 começou a praticar Aikido com o Sensei Leonardo Sodré (5° Dan Aikikai) de quem foi aluno regular até 2015. A partir de 2016, em Berlim, começou a praticar com o Sensei Gerhard Walter (8° Dan). 

Por quase duas décadas tem pesquisado a improvisação e composição instantânea através do contato com príncipios básicos de diferentes práticas corporais e contextos como: as danças urbanas, danças brasileiras, métodos somáticos, artes marciais, brincadeiras populares, clown e música.  

Ao longo de sua carreira profissional, tem realizado e participado de projetos coreográficos com artistas de diferentes linguagens. Em 2019 e 2020 dançou no espetáculo Dance For Sale do Grupo Oito (Berlim). Atualmente tem um grupo de estudos em improvisação e composição instantânea com o bailarino e coreógrafo Geraldo Si, os participantes são de diversas áreas artísticas. 

Tem se dedicado a desenvolver seu próprio método de trabalho que mescla elementos de artes marciais, dança e jogo. Essa experiência se desdobra em obras coreográficas e na sua atuação como docente. É professor convidado do Bacharelado Dance, Context and Choreography (HZT/UDK Universität Der Künste, Berlin, 2021, 2022). Com a TanzTangente conduz projetos de dança para a comunidade em Berlim.

Entre 2020 e 2022 foi artista em residência da Plataforma Internacional VeiculoSur. Em 2021, recebeu a bolsa de pesquisa da Dachverband Tanz Deutschland e.V. Dis-Tanz-Solo. Em dezembro de 2022, junto com a artista Anna Clemente participa do projeto Interferenz como parte da programação do Público Festival no Acker Stadt Palast, em Berlim.

Para 2023 recebeu a bolsa de pesquisa da Dachverband Tanz Deutschland e.V. Dis-Tanz-Solo. 

MIGUEL VIERO é professor e pesquisador independente nas áreas do movimento humano, artes do movimento e desenvolvimento humano.

Miguel é o co-criador da Nomadic Roots, uma plataforma para o estudo, pesquisa e troca de idéias sobre dança, (re)educação do movimento e desenvolvimento humano.

Miguel é um artista residente na Movimiento Factory, um coletivo de profissionais de movimento e artes cênicas em Barcelona, onde ministra regularmente aulas compartilhando ideias e ferramentas para a preparação corporal de bailarinos, profissionais do movimento e qualquer pessoa interessada em se mover e se sentir melhor.

Desde setembro de 2017, Miguel vem estudando e pesquisando o material de prática Fighting Monkey, mantendo contato constante com seus criadores, Jozef Frucek e Linda Kapetanea. Incluindo um ciclo educacional de um ano, que lhe permitiu trabalhar em estreita colaboração com Jozef Frucek. Este processo o ajudou a aprofundar sua compreensão a respeito da teoria e filosofia da pesquisa e prática Fighting Monkey, bem como a tornar-se um professor certificado da prática FM.


Ficha técnica

Guias: Miguel Viero e Peti Costa 

Professores convidados: Cristiano Karnas e Sensei Leonardo Sodré

Colaboradores: Guilherme Nobre e Danilo Nonato

Assessoria de comunicação: Ana Paula Megiolaro

Fotos e videos: Mariana Sucupira / Luciana Arcuri

Informações do evento

Datas e Horários:
23 de janeiro de 2023 até 28 de janeiro de 2023 09:00 às 17:00 - Segunda-Feira 09:00 às 17:00 - Terça-Feira 09:00 às 17:00 - Quarta-Feira 09:00 às 17:00 - Quinta-Feira 09:00 às 17:00 - Sexta-Feira 09:00 às 17:00 - Sábado

Valor: R$ 1.935,00

Classificações: 18 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Site: https://www.sympla.com.br/evento/imersao-nomadic-roots-sao-paulo/1673322

Formato do Evento: Presencial

Local: Sala Crisantempo

Endereço: Rua Fidalga, 521 - São Paulo / SP