Após duas semanas de casa cheia no teatro Angel Vianna, na Tijuca, a Canoa Cia. de Dança se prepara alçar novo voo de ÍCARO em três apresentações da sua nova obra autoral, de sexta a domingo (11-13/11) às 19h, no Teatro Cacilda Becker, palco carioca mais tradicional para a dança.  Na mitologia, ÍCARO criou asas e escapou voando do labirinto onde se encontrava. Voou tão alto, a despeito do alerta de seu pai, que o sol derreteu suas asas, fazendo-o cair no mar. Seu corpo experimentou radicalmente a desorientação no labirinto, a liberdade no voo e a vulnerabilidade na queda. São esses três movimentos – o Labirinto, o Voo e a Queda – que a Canoa explora no novo trabalho.

No trabalho, criado pelo diretor e coreógrafo Vitor Cunha, em estreita colaboração com os bailarinos do elenco, a jornada de ÍCARO se aproxima da experiência corporal de todos nós na cidade. Em cena, nove bailarinos “Ícaros”, corpos urbanos de todos os cantos do Rio de Janeiro, em percursos e coreografias que tratam da experiência labiríntica da cidade; do corpo coletivo em revoada e dos corpos que caem, quebram-se e mergulham em novos labirintos.

“Escolhi trabalhar a partir do mito de Ícaro porque o corpo é um elemento central nessa narrativa. O ponto de partida foi pensar a cidade como o grande labirinto em que nos encontramos imersos, onde nosso corpo experimenta diversos estados e está em constante interação com outros corpos”, conta Vitor.

O novo espetáculo, o primeiro da Canoa contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), apostou no processo de criação itinerante. As chamadas “Vivências Territoriais” foram momentos de intercâmbio realizados nos bairros da Maré, Penha e Tijuca com o objetivo de abrir o processo de construção de ÍCARO para artistas locais, buscando dialogar com distintas experiências de cidade e conhecer muitos “Rios” de Janeiro. A Canoa é composta por bailarinos com diversas origens territoriais e que também se relacionam com a cidade através dos deslocamentos do dia a dia. Isso é visto como potência por Vitor Cunha, que também atua como urbanista.

A Canoa Cia. de Dança participa do programa de Residência Artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, e para o processo de construção de ÍCARO, a companhia também é residente da Focus Espaço de Criação, no Centro.


Sobre a Canoa Cia. de Dança

A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Em 2022, torna-se também companhia residente na Focus Espaço de Criação. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. Já esteve em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Teatro Angel Vianna, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker. Atualmente, a companhia é composta por 9 bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de produção, design, urbanismo, fotografia e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.

FICHA TÉCNICA

Concepção, direção e coreografia Vitor Cunha

Elenco e colaboração coreográfica Gabriel Henrique, Jhonata Rosa, Laura Silveira, Lucas Muniz, Maria Izabel Medaglia, Natalia Freire, Thales Ferreira, Thayssa Souza e Vitor Cunha

Assistência de direção Laura Silveira e Thales Ferreira

Assistência de direção de cena Elton Sacramento

Ensaiadores Elton Sacramento, Maria Vakhrusheva e Vitor Cunha

Preparação de elenco  Elton Sacramento (dança contemporânea), Hugo Camizão (preparação cênica), Maria Vakhrusheva (ballet clássico) e Vitor Cunha (dramaturgia)

Cenário Vitor Cunha

Figurino Alice Cruz

Iluminação João Gioia

Trilha sonora original Thiago Sobral

Músicas de Johann Sebastian Bach e Steve Reich 

Programação visual Pedro Medina

Assistente de figurino Duda Lopes

Operação e montagem de luz Cristiano Teodoro

Operação de som Pitter Rocha e Bianca Rossato 

Cenotécnico Alex Augusto

Coordenação do projeto Vitor Cunha

Direção de produção Andreia Pimentel

Assistência de produção Maria Hermeto

Fotografia das Vivências Territoriais Giullia Marques

Registro audiovisual das Vivências Territoriais  Victor Mantelli

Fotografia Renato Mangolin

Registro audiovisual do processo Thales Ferreira e Rodrigo Abel

Mídias sociais e fotografias de divulgação Rodrigo Menezes

Assessoria de imprensa Adriano Meirelles e Rafaela Barbosa

Bailarinos participantes do processo de criação Helena Ribeiro e Wesley Torquato

Projeto escrito por Vitor Cunha em parceria com Laura Silveira e Thales Ferreira

Agradecimentos Adriana Caúla, Alex Neoral, Diego Dantas, Dóris Cunha, Ester Machado, Fred Paredes, Gil Santos, Hugo Camizão, Juliana Amaral, Lucas Maciel, Márcio Jahu, Margareth da Silva Pereira, Marilda Flores, Rodrigo Abel

Apoio FUNARTE, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Focus Espaço de Criação, Oceano Produções, Água Donna Natureza, Pizzaria 2Fratelli e Amir Restaurante Árabe.

Fomento: Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA/2021) Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura

Realização Canoa Cia de Dança

Informações do evento

Datas e Horários:
11 de novembro de 2022 até 13 de novembro de 2022 19:00 às 20:00 - Domingo 19:00 às 20:00 - Sexta-Feira 19:00 às 20:00 - Sábado

Valor: R$ 10,00 a R$ 20,00

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: https://www.sympla.com.br/evento/icaro-canoa-cia-de-danca-teatro-cacilda-becker/1758177

Formato do Evento: Presencial

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço: R. do Catete, 338 - Rio de Janeiro / RJ