Entre os dias 09 a 12 de junho, o Galpão de Teatro da AJOTE, em Joinville (SC), será palco de uma intensa programação artística com o projeto Fragilidades e Monstruosidades: dança para/com adolescentes, da artista e dançarina Letícia Souza. O projeto contempla apresentações dos solos de dança Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir e A Pequena Monstra: o retorno e uma série de ações formativas voltadas exclusivamente para estudantes adolescentes, como rodas de conversa, mediações sobre dança contemporânea, distribuição de livro e oficinas baseadas nos temas propostos pelas obras. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Ações Culturais executado pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Sobre os solos de dança
O solo Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir estreou no SESC Joinville e no SESC Prainha (Florianópolis), em setembro de 2016. O espetáculo propõe uma reflexão sobre como produzir uma dança que considere a história dos corpos que a executam, mas que também opere de modo crítico, integrando seu contexto à dramaturgia. É, sobretudo, investigativo, e faz uso de todos os recursos técnicos já incorporados pela dançarina, propondo questionamentos críticos à própria formação tradicional em dança.
Com direção de Neto Machado (BA) e criação e performance de Letícia Souza, o solo de dança A Pequena Monstra: o retorno estreou em junho de 2023 e tem como foco o diálogo com os processos de luto, sobrevivência e a trajetória de uma mulher. A obra mistura elementos da dança, do teatro e da performance, em uma narrativa densa, por vezes bem-humorada, que nos faz perguntas como: quais bandeiras levantamos, com que esforço, e quais são os nossos lutos e lutas? A artista compartilha suas inquietações a partir de um lugar autobiográfico, refletindo sobre temas como erro, gênero e a crítica à dança tradicional.
Ações formativas
Além das apresentações, o projeto realiza ações formativas destinadas a adolescentes, com o objetivo de aproximar esse público da linguagem da dança contemporânea. Entre as atividades, estão rodas de conversa, oficinas baseadas nos temas propostos pelas obras, mediações culturais e a distribuição gratuita do livro A Pequena Monstra: escritas aleatórias para a sobrevivência, de Letícia Souza, com ilustrações de Rodrigo Ascenção e assistência editorial de Inês Saber. O livro está disponível para download gratuito em: http://comodancaremsc.com.br/apequenamonstra/
Sobre Letícia
Dançarina, atriz, curadora, gestora e produtora de projetos culturais colaborativos, atua principalmente com criação e circulação de obras de dança e teatro, além de ações formativas e pesquisa/registro em dança. Já foi reconhecida com diversos prêmios nacionais e estaduais. É idealizadora e coordenadora do projeto Como Dançar em Santa Catarina?, uma plataforma dedicada à pesquisa e ao registro da dança no estado. Também é autora do livro A Pequena Monstra: escritas aleatórias para a sobrevivência (2023). É mestra em Teatro pela UDESC, com pesquisa sobre as relações entre dança, memória e a cidade de Joinville.
SERVIÇO
O quê: Projeto Fragilidades e Monstruosidades: dança para/com adolescentes Quando: 09 a 12 de maio de 2025. Onde: Galpão de Teatro da AJOTE – Joinville (SC) Classificação indicativa: Livre. Entrada: Gratuita (apresentações e ações formativas fechadas para escolas). Mais informações: WhatsApp Paula Gotelip (Produção): (48) 99856-3730.
Informações do evento
Datas e Horários:
9 de junho de 2025
até 12 de junho de 2025
08:00 às 17:00 -
Segunda-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Com Acessibilidade
Capacidade de pessoas: 60
Telefone para contato: (47) 99165-8790
E-mail: [email protected]
Formato do Evento: Presencial
Local: Galpão de Teatro da Ajote
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1383 - Joinville / SC - 89201-602
Localização: