Fortalecendo o Povo Preto – Ritmo no Corpo
Data: 31 de julho
Horário: das 14h às 16h
Inscrições e informações: Instagram do grupo @asilicoletiva
Classificação: Livre | Atividade Gratuita
Vagas limitadas
Oficina gratuita investiga diálogo entre música e movimento
A atividade pesquisará diferentes atravessamentos sonoros, possibilidades de leituras desses sons e as representações corporais a partir do que é ouvido
São Paulo, julho de 2021. No próximo sábado (31), o grupo de dança Asili Coletiva realiza a oficina gratuita Ritmo no Corpo. A atividade propõe uma investigação sobre o diálogo entre a música e o movimento, apresentando estímulos à identificação de diferentes sonoridades, texturas e timbres de instrumentos, bem como as possíveis sensações e leituras que elas geram. Ritmo no Corpo ocorrerá sob orientação do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira. As inscrições para atividade encontram-se abertas.
“Quando ouvimos uma música, tendemos a ouvi-la completa. Cabe a nós identificarmos algo naquela música, o porquê de gostarmos, de nos sentirmos atravessados por determinados sons. Deste modo, inicialmente, a aula percorrerá um aquecimento corporal rítmico para entendermos os lugares onde sentimos a vibração em nossos corpos. Depois, vamos passar para essas representações e as leituras corporais que nós fazemos daquilo que ouvimos, como o nosso corpo vibra a partir desses sons – seja os da cidade ou qualquer outro que esteja externo a nós”, explica Rubens.
O artista comenta que a aula será permeada por referências de músicas populares brasileiras, visto que trazem sonoridades do cotidiano, familiares aos corpos dos participantes. Contudo, trará ainda elementos e musicalidades de outros países do mundo, visando observar as leituras realizadas por outros povos e culturas, sobretudo, as africanas.
No âmbito dos estímulos físicos, a atividade abordará a percussão corporal como elemento de acesso à sensação de pulsação em nosso corpo. E também movimentações que retratam e que lêem os diferentes instrumentos e texturas e timbres de instrumentos que serão investigados. “Será feito um trabalho de construção de partitura gestual, partitura de movimento, para que possamos construir essa música juntos”.
A oficina Ritmo no Corpo encerra a série de atividades formativas intitulada Fortalecendo o Povo Preto – parte integrante do projeto Quilombo das Artes do grupo de dança Asili Coletiva, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Informações do evento
Datas e Horários:
31 de julho de 2021
14:00 às 16:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://www.instagram.com/asilicoletiva/
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online