Desenhos sonoros feitos com grafite e a energia do próprio corpo são um dos destaques do Festival de Artes da agenda das Oficinas Culturais

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano traz uma vasta programação infantil na 9ª edição do Festival; As unidades Oswald de Andrade e Alfredo Volpi contemplam espetáculos, entre eles, um com a atriz Martha Nowill e outro do Núcleo Iêê

 

Em outubro, o programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, traz diversas atividades nas regiões do centro, leste e norte da capital. Entre os destaques estão um festival de arte urbana e comunitária para as crianças, apresentações de dança e de teatro. Toda a programação é gratuita e algumas atrações pedem inscrições. No caso de pessoas com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito pelo adulto responsável.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

As pessoas que circulam pelo Bom Retiro e bairros vizinhos encontram uma mostra de cinema grego, apresentações de dança e de teatro.

O público encontra nos dias 18 e 19 de outubro, terça e quarta-feira, às 20h, o espetáculo Um mero deleite, da Cia. Nalini de dança, de Goiás. A apresentação de dança propõe uma reflexão sobre a busca humana pela plenitude, pelo pedaço que falta. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

A mostra Encontros e desencontros do amor no Cinema Grego chega com quatro filmes que abordam histórias de amor e de amizade em contextos diversos e desesperadores, e como essas relações mudam vidas de formas inesperadas. A coordenação é de Paulo Sertek, diretor do grupo Zorbás de danças gregas, e pesquisador das danças populares gregas e da música grega folclórica. O público também poderá participar de conversas com estudiosos da cultura grega em diversas frentes após cada sessão. Os filmes serão exibidos nos dias 22 de outubro a 12 de novembro, sábados, a partir das 16h. Somente em 12/11 a sessão começa às 15h. Para assistir, basta retirar os ingressos até uma hora antes de cada exibição.

Entre as sessões está o filme Mundos Opostos (2015), de Christopher Papakaliatis, com exibição no dia 5/11. A obra cinematográfica aborda uma Grécia assolada pela crise socioeconômica e desorientada pelas ondas migratórias, mas ainda conectada aos seus deuses, em especial Eros, deus do amor. Após a exibição, os participantes encontram uma palestra com Stylianos Tsirákis, diretor presidente da Areté – Centro de Estudos Helênicos, arquiteto pela FAU USP, estudioso da cultura clássica e autor do livro “Uma viagem à Grécia: os jogos olímpicos e os deuses” (Ed. Odysseus, 2003).

Acesse o site do programa Oficinas Culturais para conhecer a agenda completa da mostra de cinema grego.

Durante o período de 27 de outubro a 5 de novembro, às quintas e sextas-feiras, às 20h, e, aos sábados, às 18h, a atriz e roteirista Martha Nowill apresenta a peça Pagu. Com direção de Elias Andreato, o espetáculo se inspira em um manuscrito feito na prisão por Patrícia Galvão (1910-1962), escritora, jornalista e militante política brasileira mais conhecida como Pagu. A apresentação mescla os relatos dela com os da atriz que a interpreta, Martha Nowill, a qual traz algumas experiências pós-pandêmicas, sendo mãe de gêmeos e outras vivências. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

Outro destaque é a ocupação cênica Te(a)tralogia desenvolvida pelo grupo Rumo de Cultura entre os dias 5 e 22 de outubro. Para mais informações do espetáculo, palestra sobre iluminação, laboratório de dramaturgia, número de vagas e prazo de inscrições, clique aqui.

A seguir, as atrações e os respectivos horários:


OCUPAÇÃO TE(A)TRALOGIA:
Com o grupo Rumo De Cultura
5/10 a 22/10
Programação completaaqui

DANÇA – ESPETÁCULO: UM MERO DELEITE
Grupo: Cia Nalini De Dança (GO)
18 a 19/10 – terça e quarta-feira – às 20h
Faixa etária: a partir de 12 anos
40 lugares – Ingressos gratuitos e distribuídos 1h antes
Duração: 50 minutos

Ficha técnica:

Direção Geral e coreografia: Valeska Vaishnavi (Valeska Gonçalves)

Assistente de direção e produção: Dhyan Gandha (Junior Leite)

Intérpretes criadores: Isabel Mamede, Inaê Silva, Roh Witcth (Rodrigo Rodrigues), Dhyan Gandha (Junior Leite) e Gabriela Neri

Trilha sonora original: Erick Galdino

Desenho de luz e figurino: Dhyan Gandha e Valeska Vaishnav


MOSTRA ENCONTROS E DESENCONTROS DO AMOR NO CINEMA GREGO

22 de outubro a 12 de novembro, sábados, a partir das 16h; 12/11, às 15h

Para assistir as sessões, basta retirar os ingressos até uma hora antes de cada exibição

22/10

Domingo Nublado (201), de Manousos Manousaki

Palestrante: Táki Cordás


29/10

Noivas (2004), de Pantelis Voulgaris

Palestrante: Vassiliki Constantinidou


05/11

Mundos Opostos (2015), de Christopher Papakaliatis

Palestrante: Stylianos Tsirákis

Dia 12/11, às 15h

Zorba, o Grego (1964), de Kakoyiánnis

Palestrantes: Silvia Ricardino e Marisa Ribeiro Donatiello

Evento de encerramento: Apresentação de danças gregas do grupo Zorbás

Acesse o site do programa Oficinas Culturais para conhecer a agenda completa da mostra de cinema grego e as sinopses dos filmes


ESPETÁCULO: PAGU
Direção: Elias Andreato
27/10 a 5/11 – quintas-feiras, sextas-feiras, às 20h; e sábados, às 18h
Faixa etária: a partir de 16 anos
40 Lugares – Ingressos gratuitos distribuídos 1h antes
Duração: 60 minutos

Ficha técnica:
Texto: Pagu e Martha Nowill
Direção: Elias Andreato
Elenco: Martha Nowill
Produção: Dani Angelotti

Informações do evento

Datas e Horários:
5 de outubro de 2022 até 12 de novembro de 2022

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

Formato do Evento: Presencial

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363, lado ímpar - São Paulo / SP - 01123-001

Localização: