Desenhos sonoros feitos com grafite e a energia do próprio corpo são um dos destaques do Festival de Artes da agenda das Oficinas Culturais
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano traz uma vasta programação infantil na 9ª edição do Festival; As unidades Oswald de Andrade e Alfredo Volpi contemplam espetáculos, entre eles, um com a atriz Martha Nowill e outro do Núcleo Iêê
Em outubro, o programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, traz diversas atividades nas regiões do centro, leste e norte da capital. Entre os destaques estão um festival de arte urbana e comunitária para as crianças, apresentações de dança e de teatro. Toda a programação é gratuita e algumas atrações pedem inscrições. No caso de pessoas com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito pelo adulto responsável.
Oficina Cultural Alfredo Volpi
A programação cultural chega também à zona leste, onde o público pode visitar a exposição Marginalidades – Memórias Territoriais até 22 de outubro, de terça à quinta-feira, das 10h às 21h30, e sextas e sábados, das 10h às 18h. Desenvolvida por Paola Hernandes, cineasta e poeta, a mostra incentiva a reflexão sobre ocupação territorial por meio de fotografias, escritas e um mini documentário realizado com moradores do bairro Conjunto José Bonifácio (COHAB II). Entre os destaques da exposição, o público encontra o documentário “Ocupação do Espaço Urbano -Trajetórias de lutas e conquistas que desenvolveram o bairro Cohab José Bonifácio” (2019).
A exposição ainda deu origem a Vivência: Corpos Marginais!?, programada para 19 de outubro, quarta-feira, das 15h às 17h, e que retrata a pluralidade que habita os seres marginalizados a partir da dança, do canto e da poesia. Esse conjunto de atividades não exige inscrição.
No sábado, dia 22 de outubro, das 15h às 16h, o espetáculo NumCorre, do Núcleo lêê, lembra a importância de se conectar aos diferentes contextos ao nosso redor, para além do caminho repetitivo entre a casa e o trabalho. A rotina corrida – principalmente a de pessoas periféricas – também chamada de “corre”, é uma das narrativas da apresentação de dança. Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência.
As demais informações, como ficha técnica e classificação indicativa, estão detalhadas abaixo. A programação completa das unidades fica disponível no site do programa Oficinas Culturais.
A seguir, as atrações e os respectivos horários:
ESPETÁCULO: NUMCORRE
Grupo: Núcleo Iêê
22/10 – sábado – 15h às 16h
Livre
Ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência
Ficha técnica:
Direção: Rafael Oliveira
Bailarinos: Alex Araújo, Fernando Ramos, Lion Lourenço, Juliana Farias, Rafael Oliveira e Talita Bonfim
Músicos: Wesley Bahia e Duda Christina
Produção: Camila Silva
Assistente de produção: Ellen Vitalino
EXPOSIÇÃO: MARGINALIDADES – MEMÓRIAS TERRITORIAIS
Aberta até 22/10 – terças às quinta-feiras – 10h às 21h30; sextas e sábados – 10h às 18h
Livre
Não há necessidade de realizar inscrição
Ficha Técnica:
Artista, Pesquisadora e Curadora: Paola Hernandes
Expografia: Francine Moura
Produção Abertura: Vitória Cristina
Artistas Convidados: Bruno Torres, Dj Amora Isa, Dj Nayzera Melissonica, Renato Gama, Ronaldo Gama, Raiz Oliveira, Sucatas Ambulantes
VIVÊNCIA: “CORPOS MARGINAIS!?”
Coordenação: Paola Hernandes
19/10 – quarta-feira – 15h às 17h
Livre
Sem necessidade de inscrição
SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.
Informações do evento
Datas e Horários:
6 de outubro de 2022
até 22 de outubro de 2022
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
E-mail: jarizarugiano@poiesis.org.br
Formato do Evento: Presencial
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 - São Paulo / SP - 08210-090
Localização: