Data: 8, 9 e 10 de outubro
Horário: às 20h | Duração: 60 minutos
Presencial | Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro 1000
Gratuito | Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo
CIA. DANÇA SEM FRONTEIRAS convida para a estreia de CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO no Centro Cultural São Paulo na sala Adoniran Barbosa, nos dias 8,9 e 10 de outubro às 20h
O espetáculo apresenta diversos personagens incluindo a Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos na penumbra com sua bengala verde e sua roda iluminada; Cecília, jovem que baila com seu olho roda com grandes cílios e Iris e Corneia, dançarinas com duas faces, que dançam e refletem suas imagens em um grande espelho, Desfocado que dança com sua pequena roda em sua cadeira de rodas. Todos isolados em seus círculos, mas conectados por suas narrativas corporais que as vezes se unem em uma só coreografia formada por diversos corpos e olhares que os levam a uma grande ciranda da memória.
Em CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO as composições coreográficas são cuidadosamente desenhadas com os corpos dos bailarinos e suas características únicas, juntamente com a trilha e a iluminação, que tem um papel fundamental no desenho das cenas, delimitando espaços e diálogos com movimentações diversas. O olhar, o ver, o não ver e o olho em sim foram temas da pesquisa de criação do espetáculo, assim como as vivências dos bailarinos da Cia e seus processos diários de mudanças e adaptações nestes tempos de afastamento social e encontros através de telas. Outro elemento poético na obra é o círculo, a roda que girar- gira e dá voltas, rodando na ciranda da memória e lembrando a ciranda sem fim, como diz a letra da canção composta por Fernanda Amaral e Wagner Dias. O espetáculo “Foca e descoca, provoca um novo olhar em uma só virada, do mundo que gira, gira e dá voltas lembrando da Ciranda sem fim.”
Dança sem Fronteiras, foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora criou Fernanda Amaral. Desde a sua criação, a companhia, com mais de dez espetáculos no repertório, realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus, espaços abertos (rua e praças), também apresenta programações online. A Dança sem Fronteiras foi contemplada por editais e prêmios incluindo; Prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) 2013, ProAC (Produção de Espetáculo e Temporada de Dança)2014, com o espetáculo Olhar de Neblina, 19º, 23º e 27º Edição de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, 20202017, 2018, 2019, Prêmio Denilto Gomes- 2020 e em 2021 –– British Council e Unlimited – com a parceria com artista com baixa visão do País de Gales.
Link do canal da Cia Dança sem Fronteiras.
https://www.youtube.com/DançasemFronteiras
Ficha Técnica:
Direção Geral e Concepção: Fernanda Amaral
Intérpretes: Ana Mesquita, Fernanda Amaral, Gabriel Domingues, Gustav Coubert, Lucinéia Felipe dos Santos, Maiara Roquetti e Rafael Barbosa
Participação especial em videodança e projeções: Luana Amaral
Música Original, Arranjos e Performances Instrumentais: Sérgio Zurawski (Bipolar Studio)
Vozes: Jaqueline Momesso, Sérgio Zurawski e Wagner Dias
Música: Ciranda – Piscadas e Miradas: Wagner Dias e Fernanda Amaral
Iluminação: Fellipe Oliveira
Cenários, Figurinos e Adereços: Eliseu Weide
Vídeo Projeção: Rodrigo Papa
Projeção de Imagens de Videodança da Cia: Intinerante Filmes Cine
Produção Audiovisual: Osmar Zampieri
Fotos: Silvia Machado
Produção Geral e Produção Executiva: MoviCena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri)
Informações do evento
Datas e Horários:
8 de outubro de 2021
até 10 de outubro de 2021
20:00 às 21:00 -
Domingo
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
20:00 às 21:00 -
Sábado
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Formato do Evento: Presencial
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000